Nas eleições de 2024, existem cerca de 7 candidatos para cada vaga de vereadores no Brasil. Ao mesmo tempo, a concorrência média no “Enem dos Concursos” fechou em 146 por vaga — ou seja: 20 vezes mais concorrido que a disputa eleitoral.
Somando todas as Câmaras Municipais, existem cera de 58 vagas para vereadores no Brasil nas eleições de 2024. De acordo com a Justiça Eleitoral, quase 432 mil candidatos estão na disputa — deles, por volta de 37 mil tentam a reeleição. Para alguns, a vitória é quase uma certeza.
Vereadores com eleições quase certas no Brasil
A disputa pelo cargo tem apenas um candidato a mais que o número de vagas nas Câmaras de 12 municípios. Nesses lugares, há 9 vagas para vereadores — o mínimo exigido no Brasil — e apenas 10 candidatos. São cidades pequenas, com entre 3 mil e 5,8 mil habitantes. Quase todas elas ficam no Nordeste, a exceção é Perolândia, no interior de Goiás, onde somente um dos vereadores busca a reeleição.
Leia também: ‘Pequenas prefeituras, grandes orçamentos’, reportagem de Artur Piva para a Edição 282 da Revista Oeste
Há cidades, porém, onde quase todos buscam se manter na Câmara. Em esses são os casos, por exemplo, da cearense São João do Jaguaribe e das alagoanas Jaramataia e Mar Vermelho — em cada uma delas, 8 dos 10 candidatos são vereadores tentando a reeleição.
Além desses municípios, também fazem parte da lista com apenas um candidato a mais que o número de vagas na Câmara, três cidades piauienses (Belém do Piauí, Curral Novo do Piauí e Floresta do Piauí), duas paraibanas (Poço Dantas e Serra Grande) e três potiguares (Lucrécia, Pilões e Riacho Cruz).