Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia, também vai revisar o Orçamento da União em razão do coronavírus e petróleo
O governo cortou a projeção de crescimento do PIB para este ano. A projeção passou de 2,4% para 2,1%. O anúncio foi feito pela Secretária de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia.
O governo está seguindo o que já era esperado pelo mercado de um menor crescimento da economia. Na última segunda-feira, 9, o Boletim Focus do Banco Central indicava isso. O mercado é menos otimista que o governo, com a previsão de um crescimento inferior a 2%.
O Ministério da Economia também anunciou que, até o dia 22 de março, irá revisar as estimativas de receitas e despesas do Orçamento da União. Por causa da desaceleração da economia em decorrência do surto de coronavírus e dos choques do preço do petróleo no mercado internacional, essa medida se tornou necessária. Também foi decidido retirar os R$16,2 bilhões de uma possível privatização da Eletrobras, uma vez que o projeto não está andando como o desejado.
Inflação
A projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 2020, caiu de 3,73% para 3,28%. Ele é usado como referência para o salário mínimo e benefícios do INSS.
O indicador oficial de inflação do Brasil, o Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também teve uma queda. Passou de 3,62% para 3,12%.