O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é o novo presidente nacional do PSDB. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 30, pela legenda.
Leite deve assumir o comando da sigla nos primeiros meses de 2023. Ele se reunirá com o atual presidente do PSDB, Bruno Araújo, na quarta-feira 7. O encontro ocorrerá em Brasília e terá o objetivo de acertar os detalhes de um processo de transição.
“No dia 2 de fevereiro do próximo ano, quinta-feira, com a posse do novo Congresso, iniciaremos os trabalhos da nova Executiva Nacional do PSDB”, informou o partido, no Twitter. “A presidência do partido será transmitida ao governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.”
No dia 2 de fevereiro do próximo ano, quinta-feira, com a posse do novo Congresso, iniciaremos os trabalhos da nova Executiva Nacional do PSDB. A presidência do partido será transmitida ao governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. (+)
— PSDB 🇧🇷 (@PSDBoficial) November 30, 2022
A sigla lembrou ainda que, na próxima semana, dará “início ao compartilhamento de decisões para o planejamento da futura gestão. Nesse período, construiremos uma representação coletiva para a próxima Executiva”.
Depois do resultado das eleições de 2022, o PSDB anunciou que buscaria um processo de renovação interna. A legenda decidiu não lançar um candidato à Presidência da República pela primeira vez desde a redemocratização.
Leite disputou as prévias do PSDB e acabou derrotado por João Doria, em novembro de 2021. Mesmo assim, manteve a intenção de concorrer ao Palácio do Planalto e renunciou ao governo do Rio Grande do Sul.
Leia também: “O melancólico fim da terceira via”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 103 da Revista Oeste