As secionais de São Paulo e do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgaram notas na quinta-feira 20 considerando inaceitáveis quaisquer medidas de censura contra órgãos de imprensa, sob pena de colocar em risco o Estado de Direito e ressaltando que a liberdade de imprensa é um valor inegociável.
O posicionamento das duas entidades veio depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impôs censura à Jovem Pan, impedindo a emissora de rádio e de televisão de tratar sobre determinados assuntos e de se referir ao candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com certos termos.
“Quaisquer medidas de censura a órgãos de imprensa são inaceitáveis e colocam em risco o Estado de Direito. Limitar assuntos a serem tratados por veículo de comunicação durante campanha eleitoral por ordem judicial coloca em risco a liberdade de imprensa e os valores democráticos que essa garante”, afirmou a OAB-SP, na nota, assinada pela presidente Patricia Vanzolini.
Na nota, a entidade paulista lembra que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu sobre a liberdade de informação e de opinião, citando expressamente o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 130, que reconheceu que a Lei de Imprensa do regime militar não foi recepcionada pela Constituição de 1988 e garantiu a prevalência do direito de informar e de ser informado sobre outros direitos. “Ressaltamos a importância de nossas Cortes não descuidarem dos princípios consagrados pelo Supremo Tribunal Federal” na ADPF 130, escreveu a OAB-SP.
Ao finalizar a nota, a entidade paulista afirma que “é fundamental que órgãos da imprensa tomem precauções para evitar que, desavisadamente, funcionem como repetidores de propaganda político-eleitoral ou promovam a difusão de desinformação e notícias falsas que afetem a normalidade das eleições”.
A Secional do Rio Grande Sul também se manifestou sobre as “recentes decisões do Poder Judiciário, que determinaram a remoção de conteúdos divulgados por veículos de comunicação e censuraram jornalistas”. A entidade gaúcha afirmou que a “liberdade de Imprensa é valor inegociável, e a Constituição Federal é clara ao não admitir a censura, uma vez que nenhuma nação pode atingir o desenvolvimento civilizatório desejado quando não estão garantidas as liberdades individuais de expressão e de opinião”.
Com toda essa manifestação de entidades como OAB, será que o TSE vai se tocar e reconhecer que está descumprindo a Construção?
Será que haverá alguma punição para os que praticaram essas ilicitudes?!
TUDO COMEÇOU QUANDO CASSARAM UM DEPUTADO ELEITO PELO VOTO EM PLENO MANDATO RASGANDO A CONSTITUIÇÃO E A HARMÔNICA ENTRE OS PODERES DA REPÚBLICA E O NOSSO CONGRESSO VIROU DA ESQUERDA.
LULA LADRÃO TEU LUGAR É NA PRISÃO VAGABUNDO CORRUPTO SAFADO LAAADDDRRRAAAOOO!
TUDO COMEÇOU QUANDO DERAM UM MATA LEÃO NUMA TIA NA PRAÇA EM ARARAQUARA……
Vocês ESQUECEM DOS FATOS.
O que liberou os DITADORES foi o uso obrigatório da MASCARÁS!!
Até hoje tem IMBECIS USANDO… gente pérfida e suja que querem passar por “limpinhos” mas fazem orgias em 4 paredes
“é fundamental que órgãos da imprensa tomem precauções para evitar que, desavisadamente, funcionem como repetidores de propaganda político eleitoral ou promovam a difusão de desinformação e notícias falsas que afetem a normalidade das eleições”….Esta é uma nota que poderia ser o epitáfio da OAB-SP. Pusilânime!!! Falar sobre banalidades e platitudes não apaga o que o monocrata fez,… e faz! Onde está o operador do Direito que não reage a atos inconstitucionais?? Quem irá defender o brasileiro? Vergonha…. entidade inútil!!
menos mal.. mas ainda um posicionamento tímido…
Entidades com o peso da OAB precisam ser mais veementes na defesa das liberdades… onde está a ação a ser proposta? Onde estão as providências jurídicas contra este arbítrio?
E outras entidades com peso relevante?? Associações dos Magistrados, Associação dos Promotores e Delegados Federais?? Onde estão os posicionamentos das entidades das Indústrias e Comércio??
Hoje é com a JP.. amanhã será com todos nós!!! Estejam certos… comentários com estes aqui serão alvo de perseguição e até mesmo punições!!!
Sou Brasileiro e QUERO, exijo a suspensão JÁ dessa inconstitucionalidade. AGORA! JÁ!
O TSE stf vergonha mundial já macularam essas eleições…JÁ ERA!
TÁ PREJUDICADA…
portanto… SE o LADRÃO GANHAR (não vai, pois o BOZO já passou)
NÃO VOU RECONHECER
O ativismo político do stf tse, aliados a TOTAL Omissão canalha da PGR, Ministério Público, Forças Armadas e TODOS os Juristas
Colocaram em xeque as eleições PRESIDENCIAIS 2022.
GOLPE.
IMPORTANTE É O POSICIONAMENTO. O RESTO DEIXA COM O POVO.
CADÊ O SANTOS CRUZ? CADÊ OS COMUNAS DE CARTEIRINHA?