Sem intermediários, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) procurou para uma conversa o presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma aproximação que tem como meta costurar sua permanência na presidência da Câmara. Apesar de ambos serem antigos e tradicionais nomes da política brasileira, essa foi a primeira vez que eles conversaram.
De acordo com pessoas próximas do petista e do presidente da Casa ouvidos por Oeste nesta quarta-feira, 2, o movimento de Lira foi bem recebido por Lula, tendo sido fundamental para que o petista decidisse por uma agenda em Brasília, na próxima semana. Na ocasião, Lula já garantiu ao seu staff que irá conversar pessoalmente com Lira e também com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A conversa deverá ser no Congresso, na segunda-feira, 6, em que Lula é esperado pelos parlamentares. O presidente eleito também terá reuniões com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.
“A aproximação foi por telefone, por enquanto. O presidente (Lira) ligou para cumprimentar o presidente eleito, mas vai surgir um momento em que eles vão ter de governar, porque o governo eleito tem interesse de conversar e nós também, para que isso seja articulado”, afirmou um parlamentar ligado a Lira.
A movimentação de Lira está também diretamente ligada com a possibilidade de sua manutenção na presidência da Casa. A eleição da Mesa ocorre em fevereiro. Oeste tem mostrado que, em um movimento estrategicamente calculado, líderes dos partidos do centrão na Câmara dos Deputados já ensaiavam uma debandada do governo de Jair Bolsonaro (PL) antes mesmo da eleição de Lula.
Centrão quer Lira na presidência
Na última semana de atividades no Congresso antes do pleito, os parlamentares tiveram conversas sobre como os partidos iriam se colocar a partir de segunda-feira 31, primeiro dia depois das eleições. O PP, principal legenda que compõe o grupo, comanda as conversas e colocou na mesa de negociações a manutenção de Lira na chefia da Casa.
“É uma campanha em andamento, que está sendo construída faz tempo. O mapeamento da reeleição do Lira já estava sendo feito e agora segue com novos elementos, mas está tudo dentro do programado”, afirma um dos responsáveis pelas conversas.
No caso de Arthur Lira, os parlamentares do PP atuam em busca de votos que garantam sua manutenção na presidência da Casa. A aliados e até a opositores, Lira desponta como candidato mais forte na disputa pela Mesa. O resultado da eleição da Mesa da Câmara, que ocorre apenas em fevereiro, espelha a força que os partidos têm na composição do Congresso. Ao centrão, manter a presidência da Casa é questão inegociável.
O lixo se reunindo com outro lixo. Conchavos, negociatas e pau no c. do povo que trabalha dia a dia pra manter as regalias dessa corja.
Os ratos abondonam o barco, são como prostitutas da política, principalmente o Centrão e Mdb, vão fazer conchavos pelo poder, vai acabar a resistência, esse Lira
é um verdadeiro canalha, Bolsonaro até ajudou na sua reeleição, estamos entregues
as traças.
VAGABUNDOS: PACHECO E LIRA!
Não sei qual é a profissão mais antiga da humanidade, se é a de deputado ou de prostituta, porém em diversos quesitos, ambos se confundem. Esse sujeito não tem vergonha na cara. Lamentável.
Para alguém de Direita que achou ingenuamente que tínhamos maioria no Congresso Nacional está aí a resposta.
Deus vai permitir uma Intervenção Militar para prender esses canalhas todos e o Brasil recomeçará do zero, continuem indo para a frente dos quartéis!
Para o Brasil é melhor que o próximo presidente da câmara seja alguém ligado ao PL, porque é o ocupante desse cargo que decide pelo pedido de impeachment.
Verme!
Pergunta ao fiscal da CUT que dá pitacos aqui nos comentários. Quando vamos receber o vale picanha e o vale cerveja, ou será só pra venezuelanos e cubanos?
Conver$aram , $abemo$ o a$$unto, intere$$e$ do povo e obviamente o de$apego ao poder.
O Brasil está perdido.Com esse tipo de representante do povo estamos fadados ao eterno fracasso.Essa gente não vale nada.
Mais do mesmo… o cara já foi pedir benção a papai. Este é o grande problema do Brasil.
Ah! Vem aí o velho asinus asinum fricat… Estou morrendo de entusiasmo e ansiedade com os benefícios que essas alianças trarão para Banânia…
esse canalha sempre foi um trairá, e, pasme é do nordeste!!!!!!!!!!!!!!!!
Este lixo não será presidente da Câmara mais uma vez que ficará com certeza com o partido que elegeu a maior bancada … os ratos já se bandeiam rumo ao queijo e perdem tempo.
Precisamos de pessoas preocupadas DE VERDADE com a pátria! Iremos pressionar essa corja de maneira INCANSÁVEL. Começamos nessa 2af com as centenas de manifestação pacíficas e não pararemos!
A presidência da Câmara e do Senado tem que mudar. O novo congresso precisa mostar uma identidade de honestidade, independência e uma tendência liberal é conservadora. Lira tem um passado controverso e rabo preso com o STF.
Não vale o que come
NAO VALE O QUE DEFECA.
Um País governado por ladrões e a milicada se preocupando com “ordem constitucional”.
O pais pegando fogo e e corruptos fazendo acordos, é o fim da picada, e ficam arrotando que estão cuidando do povo e da “democracia”.
Com esta trupe de deputados e senadores o Brasil vai descer ao inferno em pouco tempo.
Reformas do judiciário e outras que interessam ao país nem pensar se permanecerem os atuais presidentes do senado e da Câmara!
A direita precisa colocar na presidência do congresso alguém absolutamente fiel às pautas de direita, senão vamos virar uma Venezuela mais rápido que se imaginamos…..
As máscaras vão cair ainda mais. Esse é um sonso traidor, que correu pra fazer negociatas com o ladrão mor. Tudo igual. Temos que troca-lo urgentemente.
E você não troca nem a camisinha do macho que te f0de seu baitola