O bilionário Elon Musk, dono do Twitter/X, respondeu a uma publicação do jornalista Glenn Greenwald sobre uma reportagem da Folha de S.Paulo que revela conversas entre auxiliares do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
Os diálogos demonstram que Moraes teria ordenado informalmente a produção de relatórios pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra conservadores e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Moraes negou ilegalidades e afirmou que os relatórios solicitados foram oficiais e regulares.
+ Moraes escolhia alvos: ‘Ele quer pegar o Eduardo Bolsonsaro’, disse juiz auxiliar do ministro
Greenwald é um dos autores da reportagem da Folha, que obteve o teor das conversas entre entre Airton Vieira, juiz instrutor do gabinete de Moraes no STF, Marco Antônio Vargas, juiz auxiliar de Moraes durante sua presidência no TSE, e Eduardo Tagliaferro, então chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED), órgão que era subordinado a Moraes na Corte Eleitoral.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Reação de Musk à publicação de Greenwald no Twitter/X sobre Moraes
Em uma postagem em inglês no Twitter/X, Glenn Greenwald, jornalista norte-americano radicado no Brasil, escreveu: “O juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil que supervisiona seu regime de censura repressiva e outros atos autoritários é Alexandre de Moraes. Obtivemos 6 gigabytes de sua equipe entre seus principais assessores — áudios, mensagens, textos — e começamos a reportar hoje as revelações na Folha“.
A resposta de Musk veio duas horas e 15 minutos depois com um simples “Wow”, demonstrando surpresa.
Musk já criticou Moraes publicamente em postagem feitas desde abril deste ano. O bilionário acusou o ministro de censura e afirmou que não restringiria perfis do Twitter/X, mesmo com ordens judiciais. Moraes incluiu Musk no inquérito das milícias digitais.
Ordem de bloqueio de contas
Mais cedo, às 19 horas, o perfil oficial Global Government Affairs no Twitter/X publicou um documento enviado à rede em que solicita o bloqueio de contas de figuras ligadas a Bolsonaro, como o senador Marcos do Val (Podemos). O perfil oficial afirmou que se tratava de “censura de contas populares no Brasil”.
Contudo, as contas ainda não foram bloqueadas. O senador Marcos do Val agradeceu a Musk em uma publicação por não cumprir a ordem do ministro Alexandre de Moraes.
Tem um provérbio chinês que diz “é mais digno ter um dia de Leão na vida, que uma vida inteira de ovelha “. Que todos sejamos leões nem que seja por um dia, mas, não deixar properar a sanha ditatorial de um simples funcionário público alojado no STF.
A hora é agora!
Não podemos deixar essa ousadia do Alexandre de Moraes chegar no ponto da ditadura da Venezuela.
Temos que entender que uma hora teremos que nos expor, mesmo. E quanto mais demorar, mais perseguições e agressões sofreremos, como está acontecendo agora na Venezuela.
Aposto que se perguntar para aqueles manifestantes de lá se eles se arrependem ou não de ter demorado para reagir, dirão que se soubessem que agora a repressão seria maior, teriam se arriscado logo no início.