O empresário e dono do Twitter/X, Elon Musk, permanece fazendo críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As declarações vêm em meio à ameaça do ministro de tirar a plataforma do ar no Brasil.
Na manhã desta sexta-feira, 30, por meio de seu perfil na rede social, Musk respondeu a uma publicação do jornalista Michael Shellenberger — um dos responsáveis pelo Twitter Files Brasil — e disse que o país está sendo controlado por um “ditador disfarçado de juiz”.
True, Brazil is controlled by a tyrannical dictator masquerading as a judge https://t.co/kkPfNRrBOh
— Elon Musk (@elonmusk) August 30, 2024
No texto compartilhado por Elon Musk, Shellenberger faz uma análise do atual quadro político do Brasil e afirma que o país se tornou uma ditadura.
“O Brasil parece ser uma democracia, mas não é”, relata Shellenberger. “O presidente Lula e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, estão se preparando para fechar X, algumas semanas antes das eleições. Seus atos são ilegais e inconstitucionais. É hora de chamar o Brasil do que ele é: uma ditadura.”
Musk tem respondido à intimação enviada pelo magistrado desde a madrugada da quinta-feira 29. No dia anterior, o empresário compartilhou uma imagem gerada por inteligência artificial de Moraes em uma prisão e afirmou que, um dia, essa cena se tornaria realidade.
“Um dia, Alexandre, essa foto sua na prisão será real”, disse Musk. “Marque minhas palavras.”
One day, @Alexandre, this picture of you in prison will be real. Mark my words. pic.twitter.com/ZkHExAwQxm
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
Já no período da tarde, o empresário afirmou que Moraes “é um criminoso da pior espécie, disfarçado de juiz”. A declaração foi feita em uma publicação sobre as diferenças judiciais entre o Twitter/X e a Starlink, que também pertence a Musk.
This guy @Alexandre is an outright criminal of the worst kind, masquerading as a judge https://t.co/l5zZ7gplSI
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
Além de ameaçar bloquear o Twitter/X no Brasil, Moraes bloqueou contas da empresa Starlink, que pertence ao empresário Elon Musk. Revelada pelo portal g1, a informação foi confirmada por Oeste.
Bloqueio do Twitter/X não é instantâneo em caso de ordem judicial de Moraes
O bloqueio de uma rede social como o Twitter/X não é uma ação imediata e requer procedimentos burocráticos e técnicos. Depois do prazo de 24 horas, que terminou às 20h07 desta quinta-feira, 29, o ministro Alexandre de Moraes pode ordenar a suspensão da rede se a empresa não indicar um representante legal no Brasil.
O magistrado afirmou que o não cumprimento levará à “imediata suspensão das atividades do Twitter/X até que as ordens judiciais sejam efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas”. Para que a rede fique fora do ar, Moraes precisa ordenar a retirada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que então notifica as operadoras.
A notificação da Anatel inclui prazos e links a serem derrubados, sendo enviada para mais de 20 mil prestadoras de internet no país. A suspensão do Twitter/X determina por Moraes ocorre gradualmente, conforme as operadoras implementam a decisão.
As operadoras Claro, Oi e Vivo, que juntas detêm mais de 40% do mercado, e a Starlink, de Elon Musk, com 0,4% dos acessos, estão entre as empresas notificadas pela ordem judicial.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
GOSTARIA QUE OS INÚTEIS PACHECO E LIRA TIVESSEM A CORAGEM DE PEITAR ESSE DITADOR. MAS O RABO PRESO É O PROBLEMA !!!
De tanto gritar lobo, lobo, o Juiz perdeu a credibilidade e tornou-se medíocre. O pior desta história é que nós, pagadores de impostos bancamos está excrescência.
Até quando, Pacheco? Até quando? De que lado da história você quer ficar? Nunca este país precisou tanto de um homem forte no comando do Senado Federal como agora.
Inacreditável uma ameaça grosseira e desproporcional como essa do Xandinho. Tá na a hora dele ser mandado para a Venezuela, um país mais no estilo por ele praticado.⚖️😡🤬🤮
Brasil, sob ditadura do judiciário, sob a ditadura da incompetência do Senado, sob a ditadura da subcultura WOKE, ou seja, a “massa” ignorante que eles passaram 50 anos formando, tomou conta e entregou o BRASIL aos canalhas!
Os brasileiros vão se ferrar o careca briga e a gente sofre.
Perfeito