O empresário Elon Musk voltou, nesta terça-feira, 3, a chamar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de “tirano”, relata o Poder360.
A declaração foi feita em resposta a uma publicação que informava que 146 deputados assinaram um pedido de impeachment contra Moraes.
“Esse tirano maligno é uma vergonha para as vestes dos juízes”, escreveu Musk no Twitter/X. A plataforma está fora do ar no Brasil por decisão de Moraes. Brasileiros no exterior ainda têm acesso à rede social, o que permite a leitura das mensagens publicadas por Musk.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O movimento pelo impeachment de Moraes ganhou força no Congresso depois de o jornal Folha de S.Paulo divulgar mensagens que sugerem o uso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por Moraes para apoiar inquéritos contra apoiadores de Bolsonaro.
O conflito entre Musk e Moraes intensificou-se em agosto, resultando no bloqueio das contas da Starlink e na suspensão do Twitter/X no Brasil, conforme decisão de Moraes.
Conforme apuração do Poder360, o pedido de impeachment deve ser protocolado no Senado em 9 de setembro. Até lá, a oposição busca apoio de congressistas, de juristas e da população para fortalecer o documento. Senadores e deputados também consideram a criação de uma CPI para investigar o caso.
“A iniciativa vai precisar do apoio maciço da população brasileira em defesa da democracia. Será, talvez, o maior pedido de impeachment que já tivemos na história do Brasil no ano do bicentenário do Senado”, afirmou o senador Eduardo Girão (Novo-CE).
Petição virtual pelo impeachment
O Poder360 entrou em contato com a assessoria de Girão para confirmar as assinaturas no pedido de impeachment. Mensagens foram enviadas por WhatsApp nesta terça-feira, 3, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.
Criada em 16 de agosto, uma petição virtual também pede o impeachment de Moraes. Até as 9h desta terça-feira, 3, a petição tinha 1.321.259 assinaturas.
A petição foi iniciada por um perfil chamado “Petição Pública”. Está disponível na plataforma Change.org. Qualquer pessoa pode assinar, inserindo nome, sobrenome e e-mail, sem verificação de dados, o que permite múltiplas assinaturas com diferentes e-mails.
Escalada do conflito
O conflito cresceu desde 17 de agosto, quando o Twitter/X anunciou o fechamento de seu escritório no Brasil, mas manteve a plataforma acessível aos brasileiros. Atribuiu tal decisão a medidas de Moraes.
O documento integra um processo sigiloso e menciona que Moraes ordenou o bloqueio de perfis com mensagens “antidemocráticas” ou de ódio contra autoridades, sem esclarecer quais infrações foram cometidas.
A empresa de Musk não cumpriu as ordens, o que levou Moraes a aumentar a multa e dar 24 horas para o bloqueio da rede, sob pena de prisão por desobediência. O ministro do STF também ordenou a prisão de Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, representante do Twitter/X no Brasil.
Em 28 de agosto, Moraes determinou à empresa que nomeasse um representante legal no Brasil em até 24 horas, sob pena de suspensão total da plataforma no país. O prazo se encerrou em 29 de agosto. No dia 30 de agosto, Moraes ordenou a suspensão do Twitter/X no Brasil.
Deveriamos convidar Elon Musk, Maria Corina Machado e o presidente eleito da Venezuela, paladinos da liberdade de expressão, para as manifestações pela democracia, no dia sete de setembro, na avenida paulista. Será que o xandão mandaria prendè-los?
ELON MUSK TEM A ESTIMA DA MAIORIA DO POVO BRASILEIRO. ESTÁ FAZENDO O QUE A MAIORIA DOS NOSSOS SENADORES E DEPUTADOS NÃO TÊM CORAGEM DE FAZER. MERECE APLAUSOS.
eu também chamo Moraes de tirano !! com certeza esse cara vai arder na mão do tinhoso no inferno
Ministro insano. Fora Moraes.
Enquanto isso a petista enrustida Eliane Cantanhêde escrevendo asneiras no Estadão (STF precisa maneirar para não dar mole para os inimigos do estado democratico de direito). Essa mulher deve ter tomado o mesmo remedio que tomou o Reinaldo Azevedo…
Este ser com cabeça de ovo deveria estar em um hospício.
Concordo. Tem características típicas de psicopatia, está fora de controle…