O presidente Jair Bolsonaro participou nesta sexta-feira, 8, da abertura da 1ª Feira Brasileira do Nióbio, em Campinas, no interior de São Paulo, e destacou a importância estratégica desse elemento químico.
Na ocasião, ele também participou da inauguração de estruturas no superlaboratório Sirius, que analisa diversos tipos de materiais em escalas de átomos e moléculas.
Leia mais: “Frete pode cair em até 40% com maior oferta de transporte ferroviário, diz Tarcísio”
“Hoje, quando ando pelo Brasil, quando fui na Universidade de Caxias do Sul, lá é grafeno, vim aqui, vendo esta 1ª Feira Brasileira do Nióbio, a gente começa a acreditar no Brasil”, afirmou.
“Há uma possibilidade muito grande de termos o primeiro veículo movido a bateria de nióbio no ano que vem”, disse Bolsonaro. E continuou: “Isso nos dá esperança, nos enche de orgulho, dá uma injeção de ânimo, faz pensar que, realmente, nós temos um futuro”.
O nióbio é usado principalmente na produção de aços especiais e superligas, sendo empregado atualmente em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, navios, aparelhos de ressonância magnética, aceleradores de partículas, lentes e até piercings e bijuterias.