Em mais uma viagem internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta segunda-feira, 21, em Joannesburgo, maior cidade África do Sul. É o 18º destino no exterior do petista, que já fez 12 viagens internacionais e visitou 17 países desde que reassumiu o cargo, em janeiro. Ele permanecerá uma semana no continente africano e visitará três países.
Lula vai a Joannesburgo, na cúpula do Brics, bloco que inclui Rússia, Índia e China, além de Brasil e da África do Sul, mas também visitará Angola e participará da cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé e Príncipe.
+ Lula começa semana com mais uma viagem internacional
Depois de concluir o roteiro, o presidente brasileiro terá visitado 20 destinos em oito meses. Ele já passou pela Argentina duas vezes. Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Espanha, Reino Unido, Japão, Itália, Vaticano, França, Colômbia, Cabo Verde e Paraguai foram outros destinos visitados por Lula.
Apenas nos cinco primeiros meses do ano, em seis viagens a nove países, Lula e sua comitiva já tinham gastado mais de R$ 7,3 milhões apenas com hospedagem. Os gastos internacionais também incluem contratação de intérpretes e locação de veículos, por exemplo.
Lula participa da cúpula do Brics, na África do Sul
A 15ª Cúpula dos Chefes de Estado do Brics será realizada de 22 a 24 de agosto. Será a primeira reunião do grupo realizada de forma presencial desde o início da pandemia de covid-19. Dos países do bloco, estarão presentes os presidentes Lula (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China) e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deve participar de forma remota.
Entre as questões a serem tratadas na reunião está a expansão do Brics. O Ministério das Relações Exteriores informou que 22 países já manifestaram formalmente interesse em integrar no bloco. Também deve ser discutido o uso de moedas locais para transações comerciais.
+ Os gastos milionários de Lula com cartão corporativo no exterior
Nos dias 25 e 26, Lula irá para a capital de Angola, Luanda, onde será recebido pelo presidente, João Lourenço, e participará de um seminário na Assembleia Nacional de Angola.
No domingo 27, o presidente Lula vai a São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, para participar da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entidade que tem como membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Esse gosta de passear.
Esse ignorante acha que o TSE lhe deu esse cargo, para levar esta quenga para cima e para baixo, para conhecer o mundo às custas de dinheiro público?
Ele já não pode aparecer em público no Brasil.
Só fora é que se sente recebido com pompa e circunstância, pois é obrigatóri no desembarque do avião.
Quando a Comitiva dele passou por Copacabana, foi VAIADO, pelos Cariocas.
Vamos ver 7 de setembo… Deveríamos fazer uma marcha Verde e Amarelo silenciosa…
Ele está se achando a última Coca-Cola do deserto. Vai sentir-se ofendido se não receber o Prêmio Nobel da Paz.