A rede social Twitter/X apresenta instabilidade, na tarde desta quinta-feira, 29, em meio às ameaças do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quarta-feira, 28, o magistrado intimou o proprietário da plataforma, Elon Musk.
De acordo com o site Downdetector, que monitora falhas em serviços digitais, o Twitter/X apresenta instabilidade para milhares de usuários desde as 16h45. O site registrou um pico de reclamações, com mais de 3 mil relatos. Aproximadamente 84% dos problemas notificados ocorreram no aplicativo móvel da empresa e 9% no website.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Alexandre de Moraes deu 24 horas para Elon Musk informar quem é o representante legal da empresa no Brasil. Em caso de descumprimento da determinação, as atividades do Twitter/X podem ser suspensas no país. Porém, a medida ainda não chegou ao horário limite para a interrupção da rede social.
A determinação do ministro ocorreu uma semana depois de Musk anunciar o fechamento do escritório da empresa no Brasil, em virtude de uma outra decisão de Moraes, classificada pelo empresário como “autoritária”.
Alexandre de Moraes ameaçou funcionário do Twitter/X
Segundo Musk, o magistrado chegou a ameaçar funcionários da companhia de prisão. Em um despacho sigiloso, compartilhado pelo dono do Twitter/X, Moraes pede a derrubada de perfis de pessoas investigadas pelo tribunal. O empresário, contudo, não obedeceu à ordem, por ver “censura”.
O Instagram também apresentou um pico de instabilidade na tarde desta quinta-feira. Cerca de 300 usuários utilizaram o Downdetector para informar sobre o problema. Os problemas são notificados por usuários brasileiros e de outros países.
Segundo o jornal norte-americano RawsAlerts, moradores dos Estados Unidos reportaram instabilidade no Twitter/X. Os usuários receberam mensagens como: “As postagens não estão carregando agora”.