Ao chegar ao Rio Grande do Sul na quinta-feira 2, a primeira declaração pública do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a jornalistas foi sobre futebol. Sem ser interpelado sobre o assunto, o petista afirmou que estava “torcendo pelo Grêmio e pelo Internacional”, times que são, historicamente, rivais no futebol gaúcho.
No vídeo, é possível visualizar o presidente se retirando do local com sua comitiva depois de fazer a declaração. Ele seguia para uma reunião com o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB). Em transmissão ao vivo, a repórter Amanda Boeira, do portal Gaucha Zero Hora, confirmou que, na ocasião, essa foi a única fala de Lula à imprensa.
Uma coletiva de imprensa foi realizada depois da reunião, que ocorreu na Base Aérea de Santa Maria, uma das cidades mais afetadas pelas chuvas. Lula garantiu que “não faltarão recursos” para o Estado no combate às enchentes, mas não deu detalhes sobre a ajuda financeira que será direcionada.
Leia também: “Vídeo: telhado desaba no momento do resgate e morador é arrastado por correnteza no RS”
O governo federal também não fez nenhum anúncio oficial de verbas para o auxílio as mais de 300 mil pessoas afetadas. De acordo com o último relatório da Defesa Civil do RS, publicado na manhã desta sexta-feira, 3, o número de mortos subiu para 31. O desaparecimento de 74 pessoas foi confirmado, e 235 municípios foram impactados pelos temporais.
Também na quinta-feira, Eduardo Leite classificou o evento climático que ocorre no Rio Grande do Sul como o “pior episódio” já registrado na história do Estado. Pediu para que os moradores estejam “atentos” e sigam “resilientes” pelos próximos dias, uma vez que a instabilidade climática segue sobre a região.
Leia mais em: “Leite diz que Rio Grande do Sul vive ‘pior evento’ da história”
“Mas tudo isso vai passar. Esperamos que as condições climáticas nos ajudem para que possamos colocar todos os nossos helicópteros para resgatar as pessoas”, afirmou o governador.
As medidas anunciadas por Lula
Na coletiva de imprensa, além de anunciar o anuncio financeiro, Lula informou que o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, permanecerá no Estado para representar o governo federal em um centro integrado com os demais níveis de governo. Ele afirmou que a medida foi adotada para “garantir uma resposta rápida para a crise causada pelas chuvas”.
“No primeiro momento a gente só tem que salvar a vida, a gente só tem que cuidar das pessoas”, disse Lula, depois da reunião com Eduardo Leite.
Ao lado do petista, Leite disse que está confiante no apoio federal ao estado e ressaltou que a prioridade é conseguir resgatar os cidadãos que estão isolados.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Não sei o que é mais repugnante, se a atitude do presidengue ou a conivência da imprensa tradicional. É a democracia relativa, ou transdemocracia, como diz Gustavo Gayer.
A União não tem mais dinheiro pra ajudar o RS, ele usou tudo pra comprar votos no congresso através de emendas.
Esperar o que desse porco. Esse porco já devia estar abatido a muito tempo.
Os recursos serão destinados a dois estádios gigantescos e caríssimos de pólo aquático que, pela ‘urgência’, serão dispensados de licitação.
Carniça sem noção!! Falar em futebol em uma hora desta!! Ridículo!! Como sempre.
Esse é o maior nome da esquerda do país ? kkkkk
Então no Rio Grande do Sul, segundo o persona non grata, quem é torcedor do Juventude, Ipiranga, Caxias do Sul, Pelotas, Guarani, Bagé e etc, não terá a “torcida” dele. É isso?
Se ele não falou de futebol, ele falou do que? Vítimas da enchente? Ele sabe que elas existem?
Não bastasse o persona non grata que infelizmente nos desgoverna, não ter ido logo no primeiro dia para lá (ficou em São Paulo na festa que flopou) ainda temos a prefeitura do Rio gastando milhões num show gratuito que vamos pagar com nossos impostos. Poderia o prefeito do Rio, ter a sensibilidade e enviar essa grana toda para ajudar as vítimas gaúchas. Ou quem sabe a Madonna e sua militância, doar seu cachê. Ela tem uma passarela exclusiva para ir do hotel até o palco, enquanto o povo gaúcho não tem mais pontes. Revoltante ver o que estamos passando e ter um governo acéfalo como esse que não consegue mais juntar meia dúzia de gatos pingados num 1º de maio, dia do trabalhador. Isso porque o partido é dos trabalhadores, já pensou se não fosse?
Como a tal ponto chega a idiotice ….lamentavel
E o Juventude, o Caxias, o Ipiranga, o Brasil de Pelotas…. Lula sobrevive apenas com seus escravos.
Fazuelle
É um verme miserável, difícil imaginar pessoa pior, não tem um resquício de caráter.
Lulle não tem um pingo de sentimento humanitário. Ele é extremamente egoísta.
Um senil, sem noção, nem está aí com o país
Tem que separar esse país.
O que mais podemos esperar de um charlatão que esta no cargo de predidente por ter roubado as eleições?
Quanto maiores forem os talentos de um homem na arte de manipular apedeutas, maior será seu poder para desviar a virtude de uma nação e transformá-la em uma pocilga comunista.
ele vive de quando ele se tornou presidente pela primeira e segunda vêz quando pegou o planeta todo crescendo nas economias , china 7% brasil 4% ao ano . pegou o bolsa família e o vale gáz ja criado pelo Fernando Henrique, o plano cruzado feito pelo Itamar Franco que acabou com a inflação,
pegou o país voando. aí criou programa contra o analfabetismo , criou as faculdades que espalharam pelo país que foi boa ideia mas muitas delas não entregaram os diplomas por não serem reconhecidas pelo MEC e que eram de pouca qualidade,e quem formava nelas não conseguia competir com quem formava nas federais, fora que a maioria ficou devendo o govêrno por não conseguirem pagar , não fôsse o perdão dado por Bolsonaro.
Lula é um mal elemento , tem mal caráter. é sindicalista até hoje, nada mais que isto.
Lula não esta senil sempre foi meu caráter. Não tem nenhum sentimento. Ser desprezivel.
É um bossal , senil. , sempre agarrado aquela inominavel ignobil. Falando asneira o tempo todo.
Favelado vestido de Hermes. Nao adianta . Continua um verme nojentos
Não seria um caso para colete de força, mas de internação sem dúvida.
Isto então quer dizer que não se importa com Juventude.