O candidato Paulinho Freire (União) foi eleito prefeito de Natal, no Rio Grande do Norte, no segundo turno das eleições municipais deste domingo, 27.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Com 93,75% das urnas contabilizadas, Freire obteve 55,46% dos votos, enquanto a petista recebeu 44,54%. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Freire não pode mais ser alcançado.
História política de Paulinho Freire em Natal
Natural de Natal, o empresário Paulo Eduardo da Costa Freire, de 59 anos, iniciou sua carreira na vida pública como vereador em 1992, cargo que ocupou por seis mandatos e presidiu a Câmara Municipal de Natal em seis oportunidades.
CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR A APURAÇÃO DOS VOTOS EM TODAS AS CIDADES EM TEMPO REAL
Paulinho Freire foi eleito deputado estadual em 2002 e presidiu a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte, além de atuar como Secretário Estadual de Articulação com os Municípios.
Em 2008, ele se elegeu como vice-prefeito e, em novembro de 2012, assumiu a prefeitura interinamente. Em 2022, ele venceu as eleições para deputado federal pela primeira vez.
Freire se elegeu com o apoio do atual prefeito da capital potiguar, Álvaro Dias (Republicanos), e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Desafios na capital potiguar
Com a eleição de Paulinho Freire como prefeito de Natal, ele enfrenta desafios significativos, especialmente na área da segurança pública.
A cidade ocupa a 11ª posição entre as capitais brasileiras em relação a roubos e furtos de celulares, com uma taxa alarmante de 1,2 mil ocorrências por 100 mil habitantes, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024.
Além disso, Natal também enfrenta uma preocupante taxa de crimes violentos, com mais de 700 homicídios registrados em 2023, refletindo uma grave crise de segurança na cidade.