O candidato Eduardo Siqueira Campos (Podemos) foi eleito prefeito de Palmas, Tocantins, durante o segundo turno das eleições deste domingo, 27.
Campos derrotou Janad Valcari (PL), que contou com o apoio de Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Com 96,66% das urnas apuradas, Siqueira Campos obteve 52,99% dos votos, enquanto Valcari registrou 47,01%. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou que a candidata não poderia mais ser alcançada. Este pleito marcou um momento histórico, pois foi a primeira vez que Palmas teve um segundo turno municipal, alcançando a marca de 200 mil eleitores no ano anterior.
CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR A APURAÇÃO DOS VOTOS EM TODAS AS CIDADES EM TEMPO REAL
A disputa eleitoral foi intensa, marcada por acusações mútuas de disseminação de fake news e controvérsias sobre um “áudio” vazado. Campos usou uma suposta gravação na qual Valcari, segundo suas alegações, humilhava uma de suas funcionárias. Valcari reagiu contratando uma perícia particular e insistiu que o material era falso.
No primeiro turno, Valcari recebeu 39,22% dos votos, enquanto Siqueira Campos ficou com 32,42%. Siqueira Campos contou com o apoio da atual prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB).
Campos já foi prefeito de Palmas em 1993
José Eduardo Siqueira Campos, 65 anos, já ocupou o cargo de prefeito de Palmas de 1993 a 1997. Ele também atuou como senador do Tocantins entre 1999 e 2007. Antes disso, Siqueira Campos foi deputado federal em dois mandatos. Atualmente, exerce a função de deputado estadual. O vice-prefeito que integra sua chapa é o Pastor Carlos Eduardo, do partido Agir.