Na manhã desta quarta-feira, 12, em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou falar sobre o aumento da taxa básica de juros, a Selic. Em vez de explicar o cenário econômico, o petista preferiu atacar o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e exaltar o atual, seu indicado, Gabriel Galípolo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ao longo do ano passado, Lula e o PT criticaram Campos Neto e afirmaram que o economista atuava contra o Brasil. Na primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), composta da nova gestão, em 29 de janeiro de 2025, o órgão decidiu pelo aumento da Selic em 1 ponto porcentual — foi de 12,25% ao ano para 13,25% ao ano.
Em certo momento da conversa, o apresentador Luiz Melo perguntou a Lula a razão de os juros terem crescido tanto no Brasil recentemente. “Por que os juros, a partir do Banco Central, têm crescido tanto ultimamente, presidente?”, indagou Melo. “Antes, a culpa era do Campos Neto, com quem o senhor não era tão afinado como com o atual, Galípolo… Qual a razão, presidente?”
Na manhã desta quarta-feira, 12, em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou falar sobre o aumento da taxa básica de juros, a Selic. Em vez de explicar o cenário econômico, o petista preferiu atacar o ex-presidente do Banco Central,… pic.twitter.com/ZUa57jgsTa
— Revista Oeste (@revistaoeste) February 12, 2025
Apesar de a pergunta ser sobre a Selic, Lula concentrou sua resposta nos dois economistas, Campos Neto e Galípolo.
“Eu acho que o Roberto Campos teve um comportamento anti-Brasil no Banco Central”, respondeu Lula.
Leia também: “Lula 3 vai mal”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 254 da Revista Oeste
“Falava mal do Brasil o tempo inteiro, passava descrédito aos empresários, inclusive no exterior, e ele foi se comprometendo e aumentando cada vez mais a taxa de juros. Não é possível você imaginar que Galípolo daria um cavalo de pau na economia brasileira. Tenho certeza que o Galípolo vai consertar a taxa de juros, precisamos dar tempo a ele.”
Lula e a taxa de juros no Brasil
![A indicação de Gabriel Galípolo ocorre no momento em que ele é o principal cotado para assumir a vaga de Campos Neto no futuro](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/07/Galipolo-scaled.jpg)
Desde que voltou ao poder, em janeiro de 2023, Lula viu a Selic em uma espécie de gangorra. Primeiro, os juros caíram de 13,75% ao ano para 10,50% ao ano.
Apesar disso, com base na meta de inflação estabelecida pelo governo petista, o Banco Central concordou em aumentos sucessivos, chegando ao patamar atual de 13,25%.
Leia mais: “Tarifaço à vista”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 253 da Revista Oeste
Enquanto Campos Neto, o indicado do ex-presidente Jair Bolsonaro, comandava o Banco Central e liderava as reuniões do Copom, Lula e aliados atacavam as decisões do órgão.
A desonestidade de infeliz está na cara de todos os brasileiros. Fala mais Lula. Quanto mais fala, mais se desmoraliza.
Ele a gente já sabe que é um incorrigível de caráter. O que impressiona é ele ainda ter tantos seguidores das suas canalhices! Talvez eu esteja senso ingênuo classificando somente ele como um mau caráter! Talvez todos os seus seguidores também sejam.
Esse cara é doente mental, tem de ser interditado.
Descondenado vai acabar com o estoque de óleo de peroba do pais. Covarde incapaz de assumir seus erros.
URNA ELETRONICA COM VOTO IMPRESSO JA!
Isso é um bom FDP… 🤮🤮🤮💩👎🏼
Lule não entende nada de nada. É um analfabeto funcional, como milhões de seus sequazes. A única coisa que entende muito é de roubar o Erário e assaltar as “esta-tais”.
O problema das pessoas que mentem e das que dizem asneiras. é que têm que continuar mentindo e dizendo asneiras para não se desdizerem.
Falta muito para esse criminoso bebum de nove-dedos reencontrar a D. Marisa? Do Outro Lado?
Jumento. Não tem a mínima noção de absolutamente nada. Tudo que faz tem o objetivo de desviar recursos públicos.
O sujeito não entende patavina de economia.
A culpa é do cabralismo, da civilização dos donatários, começou errado lá trás.
Já teve muito tempo para se ajeitar. Países muito mais novos já estão bem na nossa frente. Não vamos fazer como o lula jogando a culpa nos outros.
Pr pode até ter razão. Mas se parece mais como um cego em tiroteio no faroeste
Pelo bem do Brasil, alguém, urgente mande internar este maluco!….
O nove dedos como sempre o canalha dos canalhas. Não governa nada, e ainda coloca a culpa nos outros pela sua falência administrativa e moral. F D P.
o llulladrão já demonstrou, por tudo o que diz e faz, que se trata de um indivíduo néscio, boçal, ignorante, canalha, vagabundo, mentiroso contumaz, populista da pior qualidade, imbecil, ordinário, quadrilheiro, ladrão, ser abjeto, uma ratazana mesmo.
entendo que não devo ficar “elogiando” muito o molusco, pois é capaz dele acreditar em tudo isto.
junto dele há outras centenas de milhares de seguidores que compartilham das mesmas qualidades.
o Brasil é um país de gênios.
Infelizmente o que esperar de um ex-condenado. Analfabeto politico, sem nenhuma diplomacia. O Brasil está afundando.