Em Portugal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou nesta segunda-feira, 24, que “não há clima no Brasil” para tratar sobre uma possível anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Atualmente, vários projetos que pretendem anistiar os envolvidos no 8 de janeiro tramitam no Congresso. O decano da Corte disse não acreditar no avanço dessas propostas legislativas.
+ Leia mas notícias de Política em Oeste
“Não acredito que haja clima no Brasil para um debate sobre anistia diante da gravidade dos fatos que ocorreram”, disse Mendes em entrevista à CNN Portugal. A rede também perguntou ao magistrado se existe um movimento no Brasil para, em última instância, oferecer anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Mendes afirmou que esse seja, talvez, “mais um movimento político que é natural”. “Nós estamos às vésperas de eleições municipais, e é natural que haja esse tipo de diálogo, vamos chamar assim, retórico e político”, afirmou.
Questionado sobre a possibilidade de o Supremo anular sua decisão que tornou Bolsonaro inelegível até 2030, Mendes disse que acha “muito difícil”.
“Vamos aguardar a deliberação do tribunal, mas tudo tende a manter a decisão que já foi tomada, essa tem sido a rotina em casos semelhantes”, respondeu.
Sobre o evento do ministro na Europa
Gilmar Mendes é um dos organizadores do fórum jurídico que receberá políticos e empresários em Lisboa, entre quarta-feira 26 e sexta-feira 28. O evento recebeu o apelido de de “Gilmarpalooza”, em referência ao festival musical Lollapalooza.
QUE MORRA PELA BOCA DE SAPO QUE TEM!
Fala como se fosse uma liderança política.
Extinção do STF e criação do Tribunal Constitucional.
QUEM IRA RESOLVER ISSO SERA O POVO UNIDO QUANDO BAIXAR O PAU NOS IMPOSTORES QUE DOMINARAM OS PODERES DA REPUBLICA.
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Quando mudar o governo Português e investigarem os negócios do Mendes em Portugal, saberemos de muitos podres.
Qual artigo da constituição define o “clima” como elemento para as decisões da corte?
A coerção ainda é um metodo eficaz de comprar consciências.
CARAMBA! E NOS FICAMOS COM OS BOLETOS…
Quem é esse sujeito para falar em nome do Brasill e dos brasileiros?.. ele é um dos voto zero do tribunal então deveria se referir a seus pares e nada mais .O Bolsonaro teve mais de 60 milhões de votos Ele deveria ter vergonha de gastar o dinheiro suado dos brasileiros nesses eventos que promove em Portugal e que não servem pra nada.
Ninguém pergunta para estes bandidos como eles conseguiram anistiar todos os ladrões corruptos voltando a vida pública e ainda fizeram de um o presidente? É demais…. essa direita covarde merece mesmo ser exterminada…
Clima? Que Clima. É constitucional ou não é? Aloooo
#ForaGilmarPervertido
Eu acho que cada vez mais não se tem clima para os ministros, principalmente os falantes… Precisam entender que não podem querer mandar e ditar os rumos do Brasil.
Onde já se viu um “juiz” dizer o que pensa a opinião pública. Se a Constituição lhe autoriza , esta deve ser revogada, de imediato, pela vontade soberana do povo.
Pra quem afirmou e ignorou a cleptocracia com a mesma veemência, tudo é possível.
Tudo errado. Ir em outro país antecipar entendimento fora dos autos com pilha de processo para decidir.
Isso não é juiz e não é justiça. É política sem submissão ao sufrágio universal.
“Odeiam” a monarquia mas se fizeram reis sendo plebeus.
Mas acho que ele mora lá
Gravidade dos fatos foi o julgamento no STF p quem não tem foro privilegiado, violaram as regras do devido processo legal , julgamento em lotes como animais, penais abusivas prisões indevidas, imputando crimes de abolição do estado democrático de direito que só a tirania de um .Ministro pode se justificar.
Deveriam honrar a Constituição o que não fazem. STF faz muito mal só país, atualmente Instituição desmoralizada pela atuação de alguns ministros.
Como a opinião desse vigarista é igual biruta de aeroporto, pode ser que amanhã ele diga exatamente o contrário se for do seu interesse.