A empresa israelense Elbit Systems venceu uma licitação para fornecer blindados ao Exército brasileiro, informou a Força, nesta segunda-feira, 29. A compra beira R$ 1 bilhão, disse a Oeste um oficial de alta patente.
Os 36 equipamentos são chamados de obuseiros de calibre 155 milímetros autopropulsados sobre rodas (VBCOAP-SR). “Após a aprovação nos testes, haverá a assinará do contrato principal para o fornecimento dos sistemas, que serão entregues em lotes anuais até o ano de 2034”, informou o Exército à reportagem. “A aquisição tem por objetivo modernizar e ampliar a capacidade e a efetividade de apoio de fogo da Artilharia de Campanha da Força Terrestre.”
Essa negociação ocorreu em meio aos ataques do presidente Lula a Israel, em virtude da reação do governo Netanyahu ao atentado terrorista do Hamas, em 7 de outubro do ano passado. Por causa da chacina realizada pelo ajuntamento, Israel tem bombardeado Gaza, cidade palestina controlada pelo grupo.
Exército e demais Forças negociam com Israel
As Forças Armadas do Brasil têm negócios com Israel. A Marinha, por exemplo, depende daquele país para a manutenção das turbinas de seus caças A4 Skyhawk, baseados no Rio. Já a Aeronáutica usa a tecnologia nos computadores e sistemas de seus aviões. Além dos militares, polícias brasileiras compraram armas e até mesmo material de espionagem de empresas de Israel.
Leia também: “O Brasil com o nome sujo”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 205 da Revista Oeste
O braziu, após 524 anos do seu descobrimento, continua sendo um país extrativista, a única tecnologia, de ponta, que temos é o agronegócio. Exportamos minério de ferro pra China e, compramos deles, trilhos de trem. Um absurdo.
Blindados pra que ? Investir em um exército que não serve pra absolutamente nada. Com esse dinheiro poderiam pintar os meio fios do país inteiro por vários anos. Gastar vela com defunto ruim.
Vc foi muito bem nas suas palavras
O governo do Luladrão esta longe de ser um governo parcimonioso com tinhamos com o Bolsonaro. Seus gastos perdulários chegam a estratosfera. Acredito que estão se armando pois sentem que uma revolta do povo esta próxima, os ânimos estão abalados, ninguém aguenta mais os abusos e usurpações cometidos pelo ladrão.
Blindados para quê??? R$ 1bilhão!!!! Senhores políticos irresponsáveis, esse dinheiro do erário ajudaria e muito a melhorar muita coisa em um país cuja deficiência alimentar cresce principalmente entre crianças, saúde uma negação, educação em queda, infraestrutura inexistente, planejamento e projetos zero, inflação galopando…..mais uma vez pergunto: para que o exército quer blindados????????????