Em 20 de novembro de 2023, Cleriston Pereira da Cunha, o Clezão, tomou seu último banho de sol no Complexo Penitenciário da Papuda. Ele morreu naquele dia depois de ter um mal súbito no pátio do presídio. A morte aconteceu depois de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ignorar o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) que era favorável à soltura, em razão dos problemas de saúde do preso.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com Edjane da Cunha, viúva de Clezão, o Estado brasileiro permaneceu apático, mesmo depois da morte de seu marido. Em entrevista na edição desta sexta-feira, 20, do Jornal da Oeste, ela lembrou que, enquanto o sepultava, “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorava Moraes”.
Edjane diz que o governo brasileiro não deu nenhum apoio
Além disso, Edjane lamentou o fato de o governo brasileiro não ter dado “nenhum apoio” a sua família depois da morte de seu marido. Ela ainda lembrou do deputado Túlio Gadelha (Rede-PE), “que debochou da morte de Clezão em frente de suas filhas”. Na ocasião, o parlamentar disse para Edjane que os manifestantes “foram presos por tentativa de golpe”.
Viúva de Clezão teme pelo que pode acontecer com outros presos
A viúva de Clezão ainda disse que teme pelo que pode acontecer com as outras pessoas que permanecem presas por ordem de Moraes. “Há cerca de 200 manifestantes presos e milhares que estão em suas casas com tornozeleira eletrônica”, disse. “Muitas delas têm problemas de saúde grave. Moraes se negou a retirar a tornozeleira de uma senhora que precisa fazer tratamento contra o câncer.”
De acordo com laudos médicos, Clezão sofria de diabetes e hipertensão. Por isso, tomava medicação controlada. Ele também teve seis atendimentos médicos entre janeiro e maio de 2023. Redjane lembrou que levou alguns medicamentos para seu marido quando foi visitá-lo, mas os agentes penitenciários não repassavam alguns deles para o seu marido dentro da prisão.
Leia também: “A tragédia chega ao Supremo”, artigo de J. R. Guzzo, publicado na Edição 192 da Revista Oeste
Xandão é monstro autoritário
Moraes tem sangue nas mãos, quanto a Lula é outro ditador igual ao ministro.
A corja que tomou o poder é maldita.
Os Senadores são responsáveis pelos desmandos do ditador. Um bando de covardes…
Este Morais cabeça de ovo de avestruz vai pagar por tudo isto, ainda em vida..
Este Morais cabeça de ovo de avestruz vai pagar por tudo isto, ainda em vida..