A Esplanada dos Ministérios será parcialmente fechada para trânsito de veículos e de pessoas, sob forte monitoramento de segurança das Polícias Federal (PF) e Militar do Distrito Federal (PM-DF) na segunda-feira 8, data que marca um ano dos atos em Brasília.
Cerca de 2 mil policiais farão o policiamento ostensivo da região, segundo o protocolo de segurança divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pelo governo do Distrito Federal.
O fechamento de parte da Esplanada será a partir da Avenida José Sarney, área que protege os prédios dos Três Poderes. Haverá balizamento das vias e monitoramento da área com uso de câmeras de vídeo e de drones.
+ Leia as últimas notícias sobre Política no site de Oeste
Protocolo para reforçar segurança em 8 de janeiro
Membros do ministério e do governo do Distrito Federal (DF) assinaram no Palácio do Buriti, na manhã nesta quinta-feira, 4, o protocolo de segurança para o ato de 8 de janeiro.
Segundo o ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, haverá ainda 250 homens da Força Nacional para proteção do Palácio da Justiça e que estarão de prontidão caso seja necessário.
Cappelli disse que está sendo feito um monitoramento constante e que não há indícios de novas manifestações para o dia 8 de janeiro.
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, destacou que, mesmo sem ameaça detectada, haverá agentes suficientes para qualquer situação.
“Será um dia de tranquilidade, um dia de monitoramento e de tranquilidade realmente aqui no Distrito Federal”, ressaltou.
Sem previsão de manifestações
Até o momento, a inteligência dos órgãos de segurança do Distrito Federal não detectaram chamamentos para atos de grandes proporções para a data.
O protocolo também prevê que a Praça dos Três Poderes ficará cercada com gradis de 7 a 9 de janeiro e ficarão proibidos acampamentos nas áreas públicas da Esplanada dos Ministérios, da Praça dos Três Poderes e dos Eixos Monumental e Rodoviário em toda a extensão.
No caso de manifestações populares, será proibido o uso de instrumentos que possam produzir lesões corporais e danos ao patrimônio, como mastros de bandeiras em material de cano PVC, material metálico, madeiras, garrafas e utensílios de vidro, facas, canivetes e objetos pontiagudos.
Na segunda-feira 8, o Congresso Nacional fará um evento com os líderes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para celebrar a democracia do país.