Seis partidos reclamam da ausência de discussões entre candidatos
A esquerda brasileira está unida. Ao menos na defesa da realização de debates eleitorais na TV entre candidatos às eleições 2020. Posicionamento esse tornado público neste domingo, 25, em artigo publicado na Folha de S. Paulo, jornal que já deu vez a colunista que desejou as mortes de Jair Bolsonaro e Donald Trump.
Leia mais: “PT vai usar horário eleitoral para fazer defesa de Lula”
O conteúdo é assinado em conjunto pelos presidentes de PT, PDT, PSB, Rede, PCdoB e Psol. Na Folha, as seis agremiações que representam a esquerda brasileira alegam que a ausência de debates eleitorais resulta em “democracia derrotada”. Até o momento, somente a TV Bandeirantes realizou encontro com postulantes às prefeituras de algumas das principais cidades do país.
Apesar de o país conviver desde março com a pandemia provocada pelo vírus chinês, situação em que figuras da esquerda encamparam o movimento do #FiqueEmCasa e políticas de isolamento social, os partidos reclamam agora da postura adotada por emissoras de televisão. Isso porque veículos de comunicação como Record TV, Rede TV e Rede Globo anunciaram que não irão promover debates devido à ausência de protocolos de segurança contra a disseminação do novo coronavírus.
“O argumento das emissoras de TV, de cancelar os eventos em razão da pandemia de covid-19, não se sustenta e traz um sério questionamento: estaria o interesse coletivo à mercê da vontade política de alguns meios de comunicação, mesmo sendo eles concessões públicas?”, questiona trecho do texto assinado por Carlos Lupi, Carlos Siqueira, Gleisi Hoffmann, Juliano Medeiros, Luciana Santos e Pedro Ivo. Eles são, respectivamente, presidentes de PDT, PSB, PT, Psol, PCdoB e Rede.
Segundo movimento
O artigo publicado na Folha de S. Paulo não é o primeiro movimento da esquerda na defesa da realização de debates televisivos entre candidatos. Na Câmara dos Deputados, dois parlamentares do Psol de São Paulo apresentaram projeto de lei que visa obrigar emissoras de rádio e televisão a produzir e exibir esse tipo de evento político.
Oeste nas eleições 2020: Confira as últimas notícias sobre o tema
Estão sentindo que serão dizimados nestas eleições,
Então querem palco para poder aparecer.
E com (ajuda) dos mediadores, enganarem os viciados em TV.
Essa esquerda é o símbolo do atraso do Brasil. Causa-me pasmo como ainda há gente que tem coragem de votar nesses crápulas.