Editorial publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira, 4, pede a cassação da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra big techs.
O juiz do STF mandou a Polícia Federal ouvir os presidentes de Google, Meta, Spotify e Brasil Paralelo. Isso porque as companhias foram acusadas por um departamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro de impulsionamento irregular de conteúdo contra o Projeto de Lei (PL) 2630. Moraes determinou ainda a remoção de textos com o termo “PL da Censura” e obrigou as big techs a abrirem os seus algoritmos.
“Há graves erros na decisão de Alexandre de Moraes”, constata o Estadão. “Em primeiro lugar, ela se baseia em uma profunda incompreensão do papel do Judiciário no Estado Democrático de Direito. Nenhum juiz é árbitro do debate público no país, menos ainda com decisões de ofício, menos ainda sobre projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. Absolutamente descabido, o papel de tutor arvorado pelo ministro do STF agride profundamente a liberdade de expressão e o exercício da cidadania.”
Adiante, o jornal diz que o inquérito das supostas milícias digitais “não tem nenhuma relação com as medidas ordenadas por Alexandre de Moraes, que se referem a anúncios e textos sobre projeto de lei em tramitação no Congresso”. “Ou seja, ao determinar no âmbito desse inquérito a remoção de conteúdo sobre o PL 2630/2020 e outras medidas afins, o ministro do STF agiu muito além dos limites de sua competência”, observa o jornal.
Por fim, o Estadão defende cassar o ato de Moraes, por parte de outros colegas do ministro.
Leia também: “Censura a caminho”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 162 da Revista Oeste
QUEM TEM QUE SER CASSADO E PRESO POR PREVARICAÇAO É ESSE PERVERSO INSANO, QUÊ FAZ O TRABALHO SUJO DO LUIS INACIO.
a juristocracia em andamento…
agora é tarde jornalistas do Estadão.
já era…
Deus nos proteja
ARREPENDIMENTO faz parte da EVOLUÇÃO e com isso aplaudo a ESTADÃO.
Antes tarde do que nunca, uma vez que perceberam qual o CAMINHO que o (des)governo e o stf querem traçar para o BRASIL.
O ILUMINISTRO quer dar PITACO em tudo, graças à OMISSÃO do presidente do senado e o silêncio covarde e submissão de seus pares no stf.
Passaram 4 anos endeusando esses lixos agora é anti democrático. Que se danem as opiniões desses jornalecos esquerdalhas.
Está mais do que na hora da imprensa tradicional começar a se manifestar contra essa PL monstrenga da ditadura. Quem compra jornal e lê noticiários é a classe média liberal e conservadora. A esquerda não lê, não tem argumentos para justificar alguma benesse da ditadura, pois não tem, por isso só xinga, acusa e censura. Quem vai se interessar em comprar uma imprensa que só fala bem de um governo falido, qdo se vê uma realidade bem diferente? Vcs vão se danar mais ainda.
O Estadao e todos seus diretores e jornalistas deveriam ter sido contra lá atrás quando esse inquérito do fim do mundo foi aberto . Queriam a todo custo tirar o Bolsonaro . Agora acho tarde esse editorial . Sempre lembramos que pau que bate em Chico também bate em Francisco e a hora do consórcio também vai chegar . Criaram um monstro e agora que embalem
A partir de hoje não chamo Alexandre de Moraes de juiz e sim agente de saúde ou Ale gotinha
A atual composição do LTF (loteTF ) tem ignorado os limites da CONSTITUIÇÃO a muito tempo com o apoio da opinião pública e da mídia tradicional.
E DAÍ? DEIXARAM O CABEÇA DE OVO BRINCAR A VONTADE DE DEUS, AGORA AGUENTEM PORQUE AGORA ELE É DEUS! NÃO HÁ MAIS O QUE SALVE O BRASIL! NEM DEUS QUE AGORA É O CABEÇA DE OVO!
O que há de novo, Estadão?
“PL da Censura”,
“PL da Censura”,
“PL da Censura”,
“PL da Censura”
Ô Cabeça de Glande : Entenda o que você está fazendo.
Será que se cair de quatro vai começar a pastar ????
Muito bom! Até que enfim estão enxergando o autoritarismo do STF! Se deixarem, vai escalando sem receio nenhum.
Esse jornal contribuiu para a ruína do nosso país e agora tenta se redimir. Certamente eles abriram a torneira e perceberam que está ridícula a vazão de $$$. Agora é melhor se sentar e chorar junto, Mané!
Tomara que o Nosferatu de Moraes mande fechar a pocilga do Estadão. Seria muito bem-feito!
Agora o Estadão esta com medo?
Quanto ao Xandão, (o anti-Cristo), não consigo achar palavras para conseguir expressar o que penso desse ”parça”, afinal ele manda e desmanda e nosso Congresso (kkkkkk) tá lá pra quê??? O Lyra tá ”se achando” mais um semi deus… o Pachecão, outro, e nós, meros mortais, f…….
O Estadão deveria estar pedindo, exigindo a cassação deste juiz despótico que age arbitrariamente impondo punições fora do âmbito da Constituição.
Nesta época de arbitrariedades onde o governo age por impulso e os meios justificam os fins, sem qualquer respeito as leis, temos esse execrável juiz agindo com absoluto despotismo,
O que temos hoje no Brasil: Uma República ou uma Tirania? Temos a Lei e a Ordem ou a ditadura dos criminosos de toga cometendo atos de absoluto despotismo?
Certíssimo e apoiado!
É estranho quando aqueles que apoiaram decisões cabeludas começam a aparentar discordância. Tem um ar de flautista tentando encantar os descontentes para guiá-los até algum local específico ou apaziguá-los.
Parece que, não sem indesculpável atraso, alguém se lembrou que pau que dá em Chico, pode também dar em Francisco…
Quando o Estadão vai criar coragem e pedir a cassação,não dos atos do ministro,mas do próprio ministro, que vem cometendo crimes há mais de 4 anos e ninguém faz nada!?
O Estadão fez o L, portanto não tem moral para exigir nada. CALA A BOCA!!!
Acho que os outros ministros já foram ameaçados de morte e por isto estão votando a favor do PCC e de atos ditatoriais. Eles estão com medo de enfrentar MOraes.
Agora Estadão??? Agora é tarde!!! Vcs alimentaram o monstro esses anos todos, ele comeu o Gov passado, mas, agora quer mais, muito mais. Foi assim nos anos 1930 na Alemanha, busque saber, pois a história está se repetindo.
Tem que cassar e prender é esse careca
Tinham que ter pedido a cassação do ministro
Se não me engano já foi pedido por diversas vezes a cassação; só que o pachequinho não dá andamento
sim, tem vários pedidos de impeachment desse pulha, mas, infelizmente, nosso Pachecão tá com rabo tão entre as pernas que é difícil acreditar que foi reeleito no cargo de Pr do Senado….muito estrando.
Enquanto perdurar essa cassação política não haverá mais respeito à constituição. Tudo fora da lei, o que demonstra claramente que o crime compensa no país