O jornal O Estado de S. Paulo publicou um editorial nesta quarta-feira, 21, contra a aprovação do nome de Cristiano Zanin, advogado do presidente Lula na Lava Jato, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O Senado vai sabatinar hoje a indicação do petista.
Para o jornal, o cenário “modifica o caráter inconstitucional e antirrepublicano da indicação de uma pessoa para a Corte constitucional cujo único qualificativo é ter sido o advogado pessoal do presidente da República”. O Estadão classificou o caso como um “deboche com o Supremo e com a Constituição, a merecer categórica reprovação por parte dos senadores”.
“O princípio constitucional da impessoalidade proíbe o uso do cargo público para fins pessoais, seja para favorecer amigos, retribuir favores ou ter um advogado no papel de ministro do STF”, observa o Estadão. “Zanin pode ser um excelente advogado e ter um excelente conhecimento do Direito. No entanto, não dispõe do ‘notável saber jurídico’ exigido pela Constituição.”
Por fim, o editorial pressiona os senadores ao exigir que eles rejeitem o indicado de Lula. “Eles também serão avaliados pelo país sobre seu compromisso com a Constituição”, constata o jornal. “O posicionamento de cada senador sobre a indicação de Cristiano Zanin não é mera opção político-partidária, a revelar se faz parte do governo ou da oposição. Relaciona-se com a defesa da Constituição e do regime democrático, uma vez que o tema diz respeito à autoridade do Supremo.”
É tarde né Estadão. A M.. tá feita e está começando a feder.
O nobre Incitatus agora de toga!
Faz o L, Estadão!
Eleições estão por por e esses senadores q nos envergonham irão precisar de votos, a próxima será 2/3 ou dois em cada estado nenhum será reeleito!!!!!
O estadículo, que é um ex-jornal, apoiou a eleição do ladrão e militou contra o bolça durante os 4 anos de seu governo. Agora, finge que tem “opinião independente”. Que vá à falência e pare de ser hipócrita!
Saber jurídico não importa mais! Basta ignorar a CF e libertar os amigos!!
Fazueli….!! E vai ver a m….q vc feis. !!
Eleições estão por por e esses senadores q nos envergonham irão precisar de votos, a próxima será 2/3 ou dois em cada estado nenhum será reeleito!!!!!
Lobo em pele de cordeiro! Eles após o poder perdem as amarras da vergonha
O Estadão pode fazer a crítica, a cobrança e a pressão que bem entender, mas não vai me convencer a adquirir uma assinatura. Já, o advogado do ex-presidiário, de fato, não poderia ter sido sequer indicado. A sua indicação é um desrespeito, uma afronta à constituição federal e, portanto, à sociedade brasileira. Porém, como o aparelhado STF não é uma corte séria, esse sujeito será aprovado com as bênçãos dos ministros. Triste.
Com o dinheiro desovado pelo Molusco para o Senado e a votação secreta, não resta dúvidas que a compra de voto vai ser um sucesso.
Mensalao 2 a todo o vapor.
FAZ O ELE, ESTADÃO!
E PRECISA DE DEBATE? NÃO É NÃO!
É indecente, imoral, totalmente fora do aceitável minimamente. Onde já se viu um Advogado Particular do cidadão que ocupa a vaga de presidente ser indicado ministro vitalício de uma corte suprema?
A farra com o dinheiro público continuará até a aposentadoria do sujeito.
Esse País é realmente muito difícil de se encaminhar rumo a um triunfo, onde todos sejam tratados e respeitados com igual juízo, com a sabedoria da Justiça Cega, da Lei ser única, geral e irrestrita.
NÃO a essa aprovação. O POVO não merece isso!
Com diz a nossa querida Ana Paula Henkel: “too little, too late!”
Com diz a nossa querida Ana Paula Henkel: “too little, too late’!
Estadão, agora Inês é morta…..Podem começar a tirar as poesias de Camôes da gaveta que logo elas terão de ser publicadas novamente. Espero que estejam felizes por salvar o Brasil do fascismo.
Essa grita do Estadão parece muito destilada. Promoveram tanto o que aí está e agora cobram um mínimo de ética. Bandidos e terroristas não tem ética e ponto. Fizeram tanto para derrubar um presidente sério, ético, de visão, comprometido com o povo e o país, para colocar o maior ladrão dos cofres do país. Estão de brincadeirinha, não estão?
Uee!! o que deu no Estadão? Fez o L e agora esta com medo? Essa tucanagem do Consorcio da Imprensa agora se arrepende do ódio que destilou ao governo Bolsonaro? Fui tucano desde a fundação do partido mas sinto vergonha ter admirado FHC, SERRA, DÓRIA e outros maus caráter. E o ultra conservador e religioso Alckimin não vai mais a missa?
É uma pena que a maioria dos SENADORES tem o rabo preso, pois são têm condições morais para ocuparem o cargo de Senadores da República. Todo os desmando e arbitrariedade que a IN justiça vem cometendo a culta é única e exclusiva do Senado Federal. #ForaPachecu
Vou mandar mais está para ver se publicam a primeira
Será que os poiantras do senado estão preocupados com isso?
Estadão ajudou forte a destruir o sonho de um Brasil sério, com uma equipe séria e preocupada com seu povo, e agora vem com estes editoriais….um jornal da idade do Estadão não sabia quem eram Lula e seus comparsas? O que iam fazer com o País, ora por favor, não venham dar uma de inocentes, fica cada vez mais feio.
O STF e o STJ jé tem figuras sem notável conhecimento jurídico. São apenas fantoches que não tem alma, conhecimento e visão dos problemas sociais e econômicos do País. Zanin seria mais um a empobrecer o judiciário brasileiro. Ele que continue defendendo o Lula como profissional.
Os integrantes do Senado Federal são frouxos o suficiente para nada fazer! Sem contar o 💰💰💰💰que está sendo distribuído pelo chefe do mensalão e do petrolão!
O mais incrível: o q o @Estadao achava q aconteceria? Democracia é que não! Fala sério!
Está, ou já passou da hora, de o Senado da República mostrar para quem serve.
Está na hora de o SENADO mostrar para quem serve.