A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de extinguir o Programa de Escolas Cívico-Militares terá poucos efeitos práticos na maioria das unidades da Federação. A decisão do governo petista de encerrar o projeto ocorreu no último dia 10 de julho.
Apenas o Estado de Alagoas confirmou o encerramento completo da participação militar. Segundo levantamento do site Poder360, até o momento, 19 Estados pretendem manter ou readequar o modelo, enquanto sete ainda não decidiram.
O programa, criado em 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro, contava com profissionais civis responsáveis pela área pedagógica. Enquanto isso, militares, como policiais, bombeiros e membros das Forças Armadas, eram encarregados das atividades administrativas das escolas.
Alguns governadores, especialmente aqueles eleitos com apoio de Bolsonaro, se posicionaram firmemente em relação ao fim do programa.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que editará um decreto para regulamentar seu próprio programa. O Distrito Federal, sob o comando de Ibaneis Rocha, e Santa Catarina, com o governador Jorginho Mello, já possuem programas próprios em funcionamento.
Outros governadores, como Ratinho Júnior (Paraná) e Romeu Zema (Minas Gerais), também pretendem implementar seus próprios modelos. A readequação do programa é uma tendência entre as unidades federativas.
Programa de escolas cívico-militares atendeu mais de 120 mil alunos
O programa das escolas cívico-militares do governo federal foi implementado em escolas públicas de ensino regular que possuíam baixo resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e que atendem estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A iniciativa teve como objetivo reduzir a evasão, a repetência e o abandono escolar. De acordo com o Ministério da Educação, até 2022, o programa foi incorporado em 202 escolas espalhadas em todo o país, atendeu mais de 120 mil alunos e contou com a participação de mais de 1,5 mil militares no programa.
Esquerda quer ignorãncia, pois assim exerce seu domínio.
Parabéns aos governadores. Só aqui em Alagoas, que atualmente tem um fantoche do Renan Calheiros. Infelizmente.
por causa de uma eleição AMPLAMENTE FRAUDADA…. esses marginais, corruptos…criminosos… estão destruindo um nação … Viramos um NARCOEstado .
stf nazista
Posso padecer ignorante ao afirmar isto.
Estamos num país tão esdrúxulo, que não é impossível que o tal stf, não se intrometa e tente desarticular esta idéia…
Estive observando melhor o funcionamento das escolas cívico-militares e constatei já nas imediações dos referidos estabelecimentos de ensino, diferentemente do que ocorre com as demais escolas públicas, que não se vê o menor indício de ponto de venda de drogas, ou de qualquer outra substância ilícita, de pessoas desocupadas entrando e saindo de seus portões. Vi que, em face da fiscalização e controle da entrada e saída das pessoas, (alunos, professores, servidores e mesmo pais ou responsáveis), a segurança das próprias instalações físicas da escola, são suficientes para impedir a entrada de pessoas estranhas, de armas brancas ou de fogo e, principalmente, de drogas ao seu interior. Assim, a venda de drogas nas escolas ou nas suas imediações não ocorre porque é reprimida através da fiscalização e da presença dos agentes de segurança que estão sempre presentes, o que não é do agrado das organizações narcotraficantes. Outra observação digna de registro é no que diz respeito a apresentação individual dos alunos, sempre bem trajados com os seus uniformes bem limpos e alinhados.
Será que nada disso tem importância para o Governo?
Quando o povo grita LADRAO O TEU LUGAR É NA PRISAO, nao vemos nenhuma novidade em certas decisoes. Jamais apareceu um ladrao e corrupto defendendo escolas militares, delegacias melhores, presidios seguindo o modelo de EL SALVADOR, limpeza do judiciario tirando os magistrados corruptos e ativistas politicos. Ontem tivemos o PERDEU MANE ultrapassando e infringindo a Lei, e mesmo assim nao ira passar exatamente nada. FALO COM TODAS AS LETRAS “O STF FOI INFILTRADO POR IMPOSTORES, ATIVISTAS POLITICOS, E PROTETORES DE POLITICOS CORRUPTOS”” Ninguem tem duvidas da podridao que impera na Corte de Jusiça que deveria ser composta de condutas ilibadas, patriotas e livres de qualquer censura por parte do Povo. Chegamos ao ponto que vivemos uma ditadura do Judiciario, com presos politicos, mortos, censura…….. só esta faltando o PAREDON, QUE ALGUNS MINISTROS DECLARADAMENTE COMUNISTAS ESTAO ESPERANDO A HORA CERTA PARA IMPLANTAR NO BRASIL. O BRASIL IRA TERMINAR EM UMA GUERRA CIVIL, NINGUEM TEM DUVIDAS, É APENAS QUESTAO DE TEMPO.
VOCE AINDA TEM DUVIDAS QUE O POVO PRECISA REALMENTE LUTAR PELA LIBERDADE??? ASSISTA O FILME NA NETFLIX “”WINTER ON FIRE”” “” Em tempos tirânicos, sempre bacana reviver e aprender com as histórias daqueles que resistiram e venceram a perseguição e a censura.
No começo dos anos 80 – olha que história incrível – os poloneses viviam sob a opressão comunista. Tudo era restrito e monitorado, sobretudo a comunicação e o direito de ir e vir.
Os poloneses tiveram seus passaportes cancelados e durante os primeiros meses da Lei marcial, ninguém podia sequer viajar entre as cidades da Polônia sem a devida autorização do governo.
Cartas sempre eram entregues abertas, amassadas dentro de sacos plásticos e com um carimbo escrito “Censurado”. Quando alguém discava um número no telefone, uma voz automaticamente avisava, “conversa monitorada”.
Os comunistas assumiram o controle de toda a comunicação, substituíram âncoras e jornalistas dos jornais, rádios, tudo passou a ser monitorado e na TV era comum a transmissão de filmes russos sobre a Segunda Guerra Mundial.
Então começaram a surgir editoriais independentes e clandestinos. Poloneses passaram a traduzir, imprimir e distribuir várias obras “subversivas” de Alexander Solzhenitsyn, George Orwell, e até mesmo de Murray Rothbard e Ayn Rand.
O melhor veio com o heróico casal Zbigniew e Sofia Romaszewski. Eles montaram uma estação de rádio clandestina, que constantemente mudava de lugar para não serem pegos pela polícia.
A transmissão era curta, cerca de oito a dez minutos de cada vez, sempre levando uma voz de esperança e notícias que jamais seriam divulgadas na mídia oficial.
Uma certa noite, quando estavam “no ar”, perguntaram se havia alguém ouvindo e pediram para piscarem as luzes de suas residências para mostrar se acreditavam na liberdade.
Zbigniew e Sofia, curiosos e ansiosos, correram para a janela para conferir e durante horas, assistiram toda Varsóvia piscando suas luzes nos apartamentos e casas. Foi a noite mais bela da história de Varsóvia e da Polônia.
Os poloneses descobriram que não estavam sozinhos no sonho e desejo por liberdade. Algum tempo depois o regime comunista caiu e Varsóvia nunca mais teve uma noite nas trevas da tirania.
Quem sabe os brasileiros em breve não façam o mesmo? Toda vez que alguém censurar e cercear liberdades, que as luzes pisquem para nos lembrar que somos muitos dispostos a lutar pela liberdade”” (RCL).
(TENHO MEDO DE MORRER ACOVARDADO E ASSISTINDO ESSES IMPOSTORES CONQUISTANDO DEFINITIVAMENTE O BRASIL PARA O SOCIALISMO COMUNISMO)
AS ELEIÇOES FORAM UMA COMPLETA FRAUDE E O SILENCIO DO POVO NAO IRA TRANSFORMAR ESSA MENTIRA EM UMA VERDADE.)
IMP. (PRESENTE E PRONTO PARA A LUTA)
Arre, pelo menos um esboço de reação!
ÍNDICE DE INTELIGÊNCIA PARA PERCEBER QUE FARIA MELHOR FIGURA SE MANTIVESSE A BOCA FECHADA.
PARABÉNS AOS GOVERNADORES QUE QUEREM MANTER AS ESCOLAS CÍVICO MILITARES! O APEDEUTA RIDÍCULO NÃO TEM SEQUER
Parabéns aos responsáveis pela decisão de manterem o programa das escolas cívicos militares em seus estados.
Felizmente ainda temos governantes de bom senso e preocupados com a educação da população.
Enquanto outros…….
Luladrão precisa manter no pais uma subclasse de analfabetos dependentes do regime. Portanto a educação não pode fazer parte uma vez a instrução promove a independência do indivíduo e permite que o mesmo tenha consciência sobre a existência daqueles que os exploram e se dão bem as custas da desgraça alheia.
PARABÉNS AOS ESTADOS QUE PRETENDEM DAR CONTINUIDADE AOS PROGRAMAS DAS ESCOLAS CÍVICO
MILITARES. AINDA HÁ INTELIGÊNCIA NO PAÍS!