A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, divulgou foto em que aparece ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A imagem foi promovida nas redes sociais nesta terça-feira, 13, depois de o Palácio do Planalto confirmar que, ao menos por ora, ela segue no primeiro escalão do governo petista.
Em sua página no Instagram, Daniela reforçou que, segundo seu entendimento, a parceria com Lula permanecerá ativa. “Seguimos juntos no trabalho para fortalecer o turismo como vetor do desenvolvimento econômico e social do nosso Brasil.”
Na imagem em que posa ao lado do presidente da República, a ministra aparece sorrindo. O petista, por sua vez, faz o sinal de “joinha”.
Demissão de Daniela Carneiro chegou a ser cogitada
A afirmação de que está junto de Lula foi feita depois de reunião. Daniela Carneiro e Lula conversaram na manhã desta terça-feira no Palácio do Planalto. A queda dela chegou a ser especulada por órgãos da imprensa e de agentes dos bastidores do poder.
Caso deixe o Ministério do Turismo, ela não ficará sem função pública. Isso porque, em 2022, foi eleita para seu segundo mandato como deputada federal pelo Rio de Janeiro. Na disputa eleitoral, ela se apresentou como Daniela do Waguinho, em referência ao nome do marido, Waguinho Carneiro, que é prefeito de Belford Roxo (RJ).
Waguinho e Daniela romperam com o União Brasil, partido ao qual eram filiados. Ele foi para o Republicanos. E ela acionou o Tribunal Superior Eleitoral a fim de deixar a legenda sem correr o risco de perder o mandato de deputado por causa de infidelidade partidária.
Com o rompimento, a direção do União Brasil se movimenta para seguir no comando do Ministério do Turismo. Para isso, a legenda passou a defender a exoneração de Daniela e chegou a defender a indicação do deputado federal Celso Sabino para a função.