O ex-comandante da Marinha do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, almirante Almir Garnier Santos, é um dos alvos da busca e apreensão deflagrada pela Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira, 8, no âmbito da Operação Tempus Veritatis. O objetivo da ação é investigar uma tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022.
“Participo que face à situação política de nosso país, fui acordado em minha casa hoje, as 6h15m da manhã, pela Polícia Federal”, informou Garnier em nota. “Estando acompanhado apenas do Espírito Santo, em virtude de viagem da minha esposa. Levaram meu telefone e papéis de projetos que venho buscando atuar na iniciativa privada. Peço a todos que orem pelo Brasil e por mim.”
Além do almirante, a PF cumpriu mandados contra outros 15 militares. Entre eles, o general Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil; Augusto Heleno, ex-ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional; e Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Bolsonaro também foi alvo da PF. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aplicou medidas restritivas contra ele, como a proibição de deixar o Brasil e a entrega do passaporte no prazo de 24 horas, além da proibição de se comunicar com outros investigados.
Em 2023, a relatora da CPMI do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), pediu o indiciamento de Garnier no documento pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
A operação da PF
Hoje, ao todo, a PF cumpre 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão — que incluem a proibição de manter contato com outros investigados, de se ausentarem do país e a entrega de passaportes.
Os mandados estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Amazonas e no Distrito Federal.
Segundo a operação, o grupo se dividia em dois núcleos de ação: um disseminava a ocorrência de “fraude” no pleito de 2022 a fim de “viabilizar e legitimar” uma intervenção militar.
Já o outro atuava no planejamento para realizar um golpe de Estado, “com apoio de militares com conhecimentos e táticas de forças especiais em ambiente politicamente sensível”.
Isso td e p justificar as ações tiranicas de Moraes nos atos de 8 de janeiro.
Osv corruptos o STF liberou a tds cancelando até as multas , vivemos uma ditadura pior do que a militar.
O foco são as eleições de 2024 p tirar a direita do caminho do PT . O STF é um partido auxiliar. Uma vergonha.
O povo está atento a td essa safadeza.
Esse país já eras.
BRASIL sendo implodido por comunistas criminosos e vagabundos!!
Infelizmente, vivemos em um regime de exceção! É uma barbaridade o que está acontecendo neste País. Falam tanto de democracia, mas procuram se cercar do judiciário amigo, para calar e derrubar os inimigos, antes que novas eleições ocorram, como o faz, Maduro em seu processo de destruição, na Venezuela.
As FFAA foram fracas, covardes, ausentes e agora colhemos a destruição do Brasil.
Que DEUS nos proteja!
Amém.
ONDE ESTÃO OS GENERAIS REALMENTE COMPROMETIDOS COM A ORDEM LEGAL E INSTITUCIONAL DO BRASIL? COMO PODEM ACEITAR O ATAQUE À SOBERANIA DAS FORÇAS ATRAVÉS DE BUSCAS E APREENSÕES SEM PÉ NEM CABEÇA, APENAS POR CAPRICHOS PESSOAIS DESSE DESGOVERNO ALUCINADO POR VINGANÇAS PUERIS?
CADÊ OS HOMENS DE VERDADE QUE UM DIA, NAQUELE GLORIOSO 31 DE MARÇO DE 1964, SALVARAM O PAÍS DAS GARRAS DOS COMUNISTAS, OS MESMOS QUE AGORA ASSOLAM ILEGALMENTE AS LIBERDADES DOS OPOSITORES POLÍTICOS?
PRESENTE, PRONTO PARA RESGATAR O NOSSO BRASIL.
Nao consigo acreditar que todos os Generais sejam melancias, qual é a razao do silencio ? Sera que estao cegos para todas as ilegalidades que estao sendo cometidas.
Essa carta é a pura verdade, irei divulgar sistematicamente ate que a coragem, a hombridade, o patriotismo de Caxias entre nos militares que estao aceitando que a nossa Patria seja dilapidada por comunistas, traidores, oportunistas, aproveitadores e outras hienas metidas nos poderes da Republica.
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Quando o país irá acordar para o fato que todos os que estão no comando são usurpadores. Desde o STF, seus capangas na PF, esse general da banda que, ora se diz comandante do EB. Todos, são usurpadores da Nação. Vivem às custas dos pagadores de impostos e tripudiam sobre eles.
Quem agacha demais,mostra o derrière!
As FFAA são uma vergonha para este país. Não defende nem os seus, quanto mais nós, simples mortais!
Alguém tem que parar o AM, se não pararem, todos, inclusive os senadores que se acham o máximo, vão perder todo e qualquer poder. Mesmo agora, se pautassem o afastamento dele, não sei como reagiriam…
Essa gente tinha que ter sido destruída por Bolsonaro quando ele era presidente. Não se pode contemporizar com bandidos.
Infelizmente escolheu viver e atuar dentro das 4 linhas do galinheiro.
As forças armadas todas serão humilhadas pelos comunistas bandidos. Eles os odeiam. E, na minha opinião, militar que bate continência para bandido comunista é traidor da pátria e será julgado como tal quando esses bandidos caírem. E vão cair, porque está sendo mostrado cotidianamente que o cachaceiro não tem apoio popular.
Não dá para acreditar que ninguém vai parar com essa ditadura que se instala em nosso país , agora a pf prende até Almirante.