O Palácio do Planalto anunciou, nesta terça-feira, 9, que Guilherme Campos Júnior assumirá o cargo de secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária. Ele substitui Neri Geller, demitido depois do escândalo do leilão para importar arroz.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A demissão de Geller se deu depois de ele tentar esconder que ainda tinha relação profissional com Robson Luiz Almeida, sócio-administrador da Foco Corretora de Grãos. Essa empresa foi intermediadora do leilão.
A pasta também anunciou a exoneração de Thiago José dos Santos, diretor de Operações e Abastecimento da Conab.
Quem é Guilherme Campos Junior, novo secretário de Política Agrícola do governo Lula
Guilherme Campos Júnior é engenheiro civil e exerceu dois mandatos como deputado federal pelo Partido Social Democrático (PSD). Ele também foi vice-prefeito de Campinas (SP) e secretário municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo.
De 2016 a 2018, presidiu os Correios e atuou como diretor administrativo e financeiro do Sebrae São Paulo.
A escolha desagradou representantes do Executivo. Políticos aliados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendiam a indicação de um nome mais alinhado ao governo.
Em 2022, Guilherme Campos Júnior apoiou a candidatura de Tarcísio de Freitas ao governo de São Paulo. O nome do novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura foi indicado pelo PSD do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Engenheiro Civil? Que tal colocar um agrônomo numa secretaria do Ministério da Infraestrutura? Quem sabe na Secretaria de aviação civil ou de Portos e transportes aquaviários?
Pois é, é cada uma….
Era um infiltrado.