Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do governo Jair Bolsonaro (PL), não viajou para os Estados Unidos em 30 de dezembro de 2022. Para sustentar a ordem de prisão cautelar do ex-assessor, o ministro Alexandre de Moraes alegou que Filipe Martins estava na lista de passageiros que viajaram a bordo do avião presidencial.
Ao contrário do que afirmou o ministro, o ex-assessor sempre esteve em solo brasileiro. Viajou apenas para Curitiba, em 31 de dezembro daquele ano, para fixar residência naquele Estado. Oeste teve acesso exclusivo aos bilhetes de voo de Filipe Martins, que seguiu de Brasília para a capital paranaense em um voo da Latam Airlines.
Leia mais: “Bolsonaro pede afastamento de Moraes de inquérito sobre suposta tentativa de golpe”
“O que ampara a decisão é a ausência de prova”, disse o advogado do ex-assessor, Ricardo Fernandes. “Juridicamente, é um absurdo. Isso nos força a produzir provas negativas. Somos obrigados a provar que não fizemos alguma coisa.”
Moraes disse que não havia registros de saída de Filipe Martins no controle migratório. Segundo o magistrado, o ex-assessor de Bolsonaro poderia ter fugido do país para se livrar de “responsabilizações penais”.
Leia também: “Perseguição implacável”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 203 da Revista Oeste
“Considerando que a localização do investigado é neste momento incerta, faz-se necessária a decretação da prisão cautelar”, sustentou o ministro, ao acrescentar que tal medida serviria para garantir a aplicação da lei penal e para evitar que o ex-assessor prejudicasse as investigações sobre a suposta tentativa de golpe.
Prisão de ex-assessor de Bolsonaro é razoável, segundo Moraes
Nesta quinta-feira, 15, Moraes decidiu manter a prisão de Filipe Martins. Ele considera a medida “razoável, proporcional e adequada até que se garanta a devida colheita probatória”.
Para sustentar a decisão, o ministro citou a participação de Filipe Martins na suposta tentativa de golpe. Moraes alega que o ex-assessor teria participado da elaboração de “minutas de decretos” que atendessem “aos interesses do grupo investigado”.
No relatório que serviu para sustentar a prisão de Filipe Martins, a Polícia Federal descreve que o ex-assessor esteve diversas vezes no Palácio da Alvorada. Nessas ocasiões, teria participado de reuniões com Bolsonaro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Tenho um amigo que sempre diz que os tiranos, mais cedo ou mais tarde, acabam pendurados no poste. Moraes não será diferente.
Psicopatia em alto grau. O Brasil acabou.
Nosso “poder judiciário”, definitivamente virou uma palhaçada nacional.
Mentirosos e cínicos….
Mais um preso político do Estado Democrático de Direito esquerdista
Eu sempre achei o setor jurídico do Brasil o cancro da nação. Lógico q tem gente boa nesse meio, mas os ruins são maioria e prevalecem. De A a Z poucos se salvam. Vejam q esse ministro faz o q quer e ninguém do meio levanta a voz contra tamanhas arbitrariedades. Essas ações são para fazer fishing nos celulares das pessoas e depois fazer o picking de temas para montar a narrativa certa como já disse Luladrão. Nunca houve justiça no Brasil para fazer a sociedade progredir dentro da lei e o q há sim é uma justiça para punir os oponentes e garantir o Dolce Far Niente da casta privilegiada de sempre.
É um psicopata, óbvio q não reconheceria o erro.
Acredito na zjustica divina será na mesma proporção das maldades desse tirano.
O povo está atento às pesquisas apontam a ditadura do judiciário.9
Moraes é um ser desprezível.
É um lunático!
Mas é uma trapalhada atrás de outra, coisa impressionante. Será que estamos lidando com um bando de estagiários? Esse negócio já está ficando prá lá de sério, já passou do ridículo. Vamos tomar jeito e começar a trabalhar direito, pessoal!
Quero saber aonde anda a OAB que não se pronuncia contra essas trapalhadas do Xandão. Tá mais do que na hora!
Náo tentam nem forjar provas mais, inventam uma historia e vira verdade. É muita certeza de que está tudo dominado, mas a história muda, isso sempre acontece e eles estão se dando muita corda para cairem bem feio. O careca deve ser entregue nos braços do povo, os demais, basta usar as proprias evidencias produzidas por eles mesmos, como videos, entrevistas, inqueritos abertos de oficio… É muito material.
O Brasil está nas mãos de um louco sedento de ódio e sede de vingança!!!! Alguém precisa parar esse ditador!
Nada mais importa, vivemos numa ditadura.
Um abuso, típico tática de maduro, uma ditadura implantada…
Não sei como Temer não vem a público pedir desculpas por sua indicação ao STF. Achava que tinha caráter, mas é apenas mais um.
Como a mentira é a bandeira desse desgoverno colocado pelo STF, é mais do que justo entender que todos da quadrilha mais os membros do STF também gostam de muitas mentiras. É estarrecedor saber que os outros ministros fiquem calados diante de tantas ameaças e devaneios de Alexandre de Morais. A instituição que era de valor, hoje não vale NADA.