A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para participar da investigação sobre o caso do avião de pequeno porte que caiu em Rio Grande da Serra, Grande São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 25.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente com o avião de matrícula PT-DKA deixou dois mortos, que ainda não tiveram as identidades reveladas. A FAB disse que designou agentes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) para atuarem no caso.
A princípio, os investigadores da FAB devem reunir informações e verificar os danos iniciais à aeronave, segundo o portal Metrópoles.
FAB diz que deve concluir as investigações no ‘menor prazo possível’
“A conclusão das investigações terá o menor prazo possível”, disse a Força Aérea Brasileira. “Dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.”
O avião de pequeno porte caiu por volta das 10h, em uma região de mata a 10 minutos de distância da Rua Teresinha Arnone Cateluci, no bairro Pedreira, trecho da divisa entre Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Uma forte chuva atingia a região quando a aeronave caiu.
Os registros indicam que o veículo foi fabricado em 1970. O avião teria saído do Campo de Marte, zona norte da capital paulista, e deveria chegar em Presidente Venceslau, no interior do Estado.
+ Leia mais notícias sobre o Brasil em Oeste
Além dos bombeiros, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das prefeituras de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires compareceram ao local. Em entrevista ao SBT, o capitão André Elias, do Corpo de Bombeiros, disse que o avião monomotor não era destinado à aviação comercial.
O oficial também disse que as vítimas já foram identificadas, mas os nomes não seriam divulgados para preservar suas famílias. A área foi isolada pela Polícia Militar (PM) logo depois do incidente.
“Lamentamos profundamente o ocorrido e reiteramos nosso compromisso em prestar socorro e atendimento às vítimas deste trágico acidente”, disse a prefeitura de Rio Grande da Serra por meio de nota. Segundo as autoridades, a aeronave não pegou fogo na queda, e destroços ficaram espalhados na vegetação.