O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de 90 anos, foi internado nesta sexta-feira, 11, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer um acidente. A informação é de Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
Segundo a publicação, o tucano trata uma lesão no fêmur e seu estado de saúde é bom. Procurada por Oeste, a assessoria de imprensa do hospital disse que, por ora, não há informações.
Relacionadas
Ancelmo Gois destacou que a internação a qual FHC foi submetido impossibilitou que ele fosse à cerimônia de posse de Merval Pereira como novo presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro.
Após dois anos de reuniões virtuais por conta da pandemia, a nova diretoria da academia para o exercício de 2022 foi empossada na noite de hoje em um evento no centro da capital fluminense.
Na noite de sexta-feira, o perfil oficial do PSDB no Twitter fez uma postagem desejando rápida recuperação a FHC. A publicação reitera o diagnóstico de fratura no fêmur.
Desejamos rápida recuperação ao presidente Fernando Henrique Cardoso, internado hoje em função de uma fratura no fêmur. Receba o abraço dos tucanos de todo o Brasil, @FHC. 💙💛
— PSDB 🇧🇷 (@PSDBoficial) March 12, 2022
Posse na ABL
Aberta a convidados, durante a celebração também foi entregue o Prêmio Machado de Assis de 2021 a Ruy Castro, pelo conjunto da obra do autor. A posse oficializou, ainda, o primeiro mandato de Merval Pereira à frente da ABL.
O jornalista, que ocupa a cadeira 31 desde setembro de 2011, foi eleito pela primeira vez presidente da instituição em dezembro de 2021. Ao discursar, disse que “a academia não é um lugar de fazer política” e que só se manifesta “quando os fatos existem”.
“Quando há uma tentativa de censura, em qualquer nível, por exemplo, nós sempre nos manifestamos e nos manifestaremos. Ou quando há uma proposta de aumentar o imposto sobre livros, limitando o acesso a eles, na busca de compensar gastos públicos desnecessários.”
Segundo Merval Pereira, a academia não faz política partidária, mas defende princípios e valores que integram a cultura brasileira.
“Há momentos, como o de agora, conturbados pela situação internacional, pela guerra da Ucrânia e pela nossa crise interna, em que os tempos exigem mais de nós. Estamos prontos”, afirmou.
Além de Merval, também compõem a diretoria Nélida Piñon, como secretária-geral, Joaquim Falcão, como primeiro-secretário, Celso Lafer, segundo-secretário, e Evaldo Cabral de Mello, no cargo de tesoureiro.
Cinco novos membros da academia ainda não empossados também foram convidados: a atriz Fernanda Montenegro e o cantor Gilberto Gil, o advogado José Paulo Cavalcanti, o economista Eduardo Giannetti e o médico Paulo Niemeyer.
O “”artista”” no tom jocoso nos deixa 2 legados, se passou por “socialista” ponderado quando na verdade abraçou a corrupção veladamente, p…decepção! E ajudou a acabar de vez com a notoriedade de uma “”academia”” que de letras só restam as mortas…
Mais de oitenta anos, quebrou o fêmur e o estado é bom, ok, agora conta aquela do papagaio.
Corrigindo, mais de noventa anos, piorou.
Pelo andar da carruagem, o próximo a ser indicado para uma vaga na Academia será o Tiririca.
Concordo Terezinha !
A atual composicao da ABL deixa claro no que se transformou essa outrora ilibada insituicao: mais um puxadinho da esquerda. Perdeu totalmente a sua credibilidade como uma instituicao seria e isenta. Lamentavel sob todos os aspectos.
O esquerdóide que gosta de um bem bom, morar na França e se tratar no HAE. É bem por aí esses comuno socialistas só pregam a “igualdade” entre eles !
Merval na presidência da ABL… difícil dizer algo de bom acerca da instituição.
FHC já sujou muito sua biografia ao se aproximar e apoiar o pT, caminho seguido pelo AlKimim, outro TuKano SEM PUDOR e que vende até mãe por poder.
MERDAL, cara da GloboLiXo, mostra que a ABL igualmente faliu em seus propósitos.
Do lado do povo seguem alguns políticos valorosos que lutam com coragem para salvar o Brasil dessa gente sórdida que quase destruiu o país nas últimas décadas.
Em 2022 será ReeLeito Jair Bolsonaro e muitos homens e mulheres de reta intenção, com a Graça de Jesus Misericordioso.
Merval Pereira na ABL – mais patético impossível.
É interessante como a esquerda nunca mostra sua cara: FHC se passou como estadista, homem de centro e tudo mais. Vimos o mal que ele fez. Lula assinou a tal carta aos brasileiros, e mais não preciso dizer. Dilma era a gerente. No fundo, os comunas sabem que estão longe de ter maioria e sem roubar intelectualmente ou factualmente não se elegem no Brasil. JB jogou luz nessa comédia.
Aguardo ansiosamente uma boa notícia.
Se o estado de saúde é bom, internou prá que?
Pois é.
Coisa ruim nao morre facil…..tomara que morra!!!
Uma boa notícia seguida de uma má notícia. A boa notícia: FHC é internado em SP e a má notícia: ele está bem. Ora, se essa desgraça está bem, porque internou essa velharia inútil, só para fazer um chek-up?
Quando DEUS resolver fazer uma limpeza no judiciário e parlamento brasileiro, vai ser de enxurrada!
SE ESTADO DE SAÚDE É BOM, PRA QUE INTERNAR?
Tudo bem, 90 anos, está bem velho, deveria pensar nas bobagens que fez sendo um esquerdista, apoiando MST, Lula e outros males da esquerda, mas que ele se recupere, volte para casa com saúde e Deus perdoe os pecados dele, quando chegar a hora, que chegará a todos nós. A notícia de fato aqui é a atriz F. Montenegro e o Gilberto Gil na Academia Brasileira de Letras. Como pode isso, Arnaldo? Os dois não são escritores renomados aqui e no exterior para ter essa grande honraria. Bem, se Mandela ganhou o Nobel da Paz, se o cantor Bob Dylan ganhou o Nobel de Literatura, tudo é mesmo possível nesse louco mundo.
Vão me dar o nome para ABLE: associação brasileira de letras esquerdistas.
A regra é clara, poder não pode, mas os “juízes” estão deixando tudo, mas a torcida tá vendo. Muito jogo sujo.
Esse ta fazendo hora extra ja…
Espero que morra.