Nesta terça-feira, 11, Luiza Cunha, filha do empresário Cleriston Pereira da Cunha, conhecido como Clezão, denunciou o caso do pai como tortura ao representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) presente no Brasil, Pedro Vaca Villarreal.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Meu pai foi morto injustamente e torturado na cadeia”, disse Luiza a Villarreal, em espanhol. “Meu pai não é criminoso. É um homem íntegro, bondoso e exemplo de brasileiro. Minha família não merece isso. Estamos [sendo] torturados até hoje. Não é fácil viver isso no Brasil. Por favor, nos ajude.”
Em 20 de novembro de 2023, Clezão morreu na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Ele respondia à acusação de envolvimento nos atos de 8 de janeiro. Apesar disso, a família contesta sua prisão e afirma que a detenção foi injusta, além de ter havido tortura enquanto estava sob custódia. Luiza pede investigação do caso.
🚨URGENTE – Filha de Clezão denuncia ao relator da OEA a morte de seu pai e diz ele foi preso injustamente, pois não era um criminoso!
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) February 11, 2025
“Meu pai foi morto, preso injustamente e torturado. Meu pai não era um criminoso. Minha família não merece isso. Por favor nos ajude!” pic.twitter.com/UZoTEAwEKX
Villarreal é relator especial para liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Ele está no Brasil para avaliar a situação da liberdade de expressão, tanto no meio tradicional quanto digital. A visita ocorre a convite do governo brasileiro.
Clezão sofreu um mal súbito durante o banho de sol na penitenciária. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram socorro. Apesar das tentativas de reanimação cardiorrespiratória, ele não resistiu e morreu.
Críticas à Justiça, e o que diz a defesa de Clezão
![pedro vaca luís roberto barroso alexandre de moraes](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/54320076555_f5805d518d_k.jpg)
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) também esteve presente no encontro com Villarreal. Ele aproveitou a ocasião para criticar o Supremo Tribunal Federal (STF), que teria cometido abusos de autoridade e censura.
Depois da reunião, Van Hattem afirmou que não haverá como Villarreal “voltar a Washington, EUA, sem estar absolutamente convencido da situação absurda e ilegal que se vive no Brasil”. “Chega de censura, perseguição política e abusos de autoridade de Lula, do PT e seus aliados, especialmente do STF”, disse o parlamentar.
A defesa de Cleriston afirma que ele não participou dos atos de 8 de janeiro e que estaria no Congresso Nacional apenas para se proteger das bombas de gás lacrimogêneo lançadas pelas forças de segurança que reprimiam as manifestações.
Leia também: “A anistia inevitável”, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 255 da Revista Oeste
A morte de Clezão chegou à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, que repassou a informação ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. Responsável pela determinação das prisões dos investigados pelos eventos do 8 de janeiro, Moraes também atua como relator do processo judicial de Cleriston.
Desculpa aí esquerdalha eu gostaria de uma real democracia mas vcs pegaram pesado apoiando crueldades e uma ditadura que temporariamente lhes beneficia, LOGO LOGO VÃO SEGURAR UM ROJÃO pq a vingança vai se CRUEL E NINGUÉM VAI TER DÓ. com inspiração o discurso do prof Mauro Iasi da IFRJ “o conservadorismo merece um bom fuzil, uma boa bala, um bom paredão, uma boa cova, uma boa pá”
Os imbecis que apoiam a ditadura da toga.
Quando uma pessoa morre sob a tutela do Estado é necessário que se apure o caso. Segundo os advogados foram emitidos alertas sobre o grave estado de saúde do Clériston e, até onde consta, estes não foram ouvidos ou atendidos. Neste caso o mínimo que se pode pedir é que o responsável por esta situação seja julgado. Esta, ao meu ver, é a letra fria a lei.
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz,Levi Fidelis
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Rindo da desgraça de um inocente seu amaldiçoado? Você não tem família seu imbecil? Quando acontecer o mesmo com os seus, lembre-se que um dia você achou engraçado.
Menine Leo, procure urgentemente um UPA ou UBS próximo ao seu estábulo para ver se tem psiquiatra que possa te atender.
Sei que remédios para distúrbios mentais estão bem mais caros, mas veja se consegue comprar com seu bolsa-reclusão algum genérico, está precisando tomar urgente… Está relinchando insanamente…
Ele ainda não foi alfabetizado, o menine Leo, ele só sabe apertar a teclinha do riso e relinchar, é quadrúpede, está no seu dna.