O deputado Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministro petista José Dirceu, será o líder do PT na Câmara dos Deputados neste ano. A legenda chegou a um acordo nesta quinta-feira, 5. Existia um impasse entre a corrente majoritária petista Construindo um Novo Brasil (CNB) e o grupo de alas minoritárias, chamado “esquerda do PT”.
O CNB vai ter o cargo de líder do PT na Câmara em 2023, com Zeca — conhecido pelo lamentável episódio de ter chamado o ex-ministro da Economia Paulo Guedes de “tchutchuca do centrão”—, e em 2024 com Odair Cunha (PT-MG). Para que outros parlamentares concordassem, o cargo na Mesa Diretora da Câmara, que também é dos petistas, ficará com a deputada Maria do Rosário (PT-RS).
Já no terceiro ano do mandato de presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caberá ao deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). E, no último ano, o líder será o parlamentar Pedro Uczai (PT-SC). Para a presidência da Casa, o PT apoia a reeleição do atual presidente Arthur Lira (PP-AL). A bancada da sigla vai ser a segunda maior da Câmara. Em 2022, foram eleitos 68 deputados.
O partido também já definiu os líderes do governo: José Guimarães (PT-CE) como líder na Câmara; e o senador Jaques Wagner (PT-BA) como líder no Senado. Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) assumirá a liderança no Congresso.
Leia também: “O mundo de José Dirceu”, artigo de Silvio Navarro para a Edição 97 da Revista Oeste.
Eh o PT, renovando as caras. Lamentável o que estamos vivendo, surreal. Esse sujeito eh do contra em tudo. Lastimável.
Boa noite.
Também tenho queixas.
A cada acesso tenho que informar e-mail e senha duas vezes.
Boquinha de pai pra filho, outro Babaca
Também estou bem cansada, toda vez colocar e-mail e senha. A cada leitura de matéria, pede o e-mail e senha. Bem cansativo e falta de respeito com o assinante. Estou pensando seriamente em cancelar minha assinatura.
E detalhe: não sou assinante nova