O atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), tem de lidar com a rejeição da maior parte do eleitorado local. Conforme levantamento divulgado nesta quarta-feira, 13, pelo instituto Paraná Pesquisas, ele é rejeitado por 55,3% dos eleitores da capital paraense.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O nível de rejeição do político do Psol consta em pesquisa estimulada, quando uma lista fechada com nomes é apresentada aos entrevistados. Com os 55,3%, o prefeito belenense lidera com folga tal indicador. Nesse item, o deputado federal Delegado Éder Mauro (PL-PA) aparece em segundo, sendo rejeitado por 27,6% das pessoas consultadas.
Segundo em rejeição, Mauro lidera de forma isolada os três cenários apresentados pelo Paraná Pesquisas em intenção de voto. Em uma das possibilidades, o parlamentar do Partido Liberal registra 26,5%.
A parte de índice de rejeição não é a única notícia negativa para o prefeito filiado ao Psol. O mesmo levantamento divulgado nesta quarta-feira apresenta números referentes à avaliação municipal.
Leia mais:
Para a pergunta “a administração do prefeito Edmilson Rodrigues está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?”, 59,5% dos entrevistados responderam “péssima”. Além disso, outros 10,9% definiram a gestão do prefeito de Belém como “ruim”. “Regular” foi a resposta dada por 15,4% dos participantes. “Boa” e “ótima” completam a lista, com 10,1% e 2,5%, respectivamente. Não sabe ou não opinou ficou com 1,6%.
Por fim, a equipe do Paraná Pesquisas perguntou: “De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do prefeito Edmilson Rodrigues, até o momento?”. A maioria absoluta — 75,4% — disse que desaprova o governo do psolista. Já a aprovação se dá entre 22,3%, enquanto 2,4% não souberam responder ou decidiram não opinar a respeito.
Edmilson Rodrigues, de Belém, é o único membro do Psol a ser prefeito de capital
Eleito em 2020, Edmilson Rodrigues é tido como pré-candidato à reeleição à Prefeitura de Belém. Ex-deputado estadual e ex-deputado federal, ele é o único político filiado ao Psol a administrar uma capital. Em seu site oficial, o partido chegou a definir a campanha dele de quatro anos atrás como “histórica”. Hoje, contudo, o prefeito soma índices elevados de rejeição e desaprovação de seu governo.
Leia também: “Justiça reconhece manipulação de Boulos e determina retirada de pesquisa das redes sociais”
Rodrigues, no entanto, não estrou na política de Belém pelo Psol. Atualmente com 66 anos, ele foi filiado ao PT de 1986 a 2005. Como petista, o político já havia administrado a capital paraense em dois mandatos consecutivos, permanecendo no cargo de 1997 a 2004.
O levantamento do Paraná Pesquisas sobre a rejeição e a avaliação do governo de Edmilson Rodrigues à frente da Prefeitura de Belém foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número PA-07656/2024. A equipe do instituto entrevistou 800 pessoas, de 7 a 12 de março.
Conforme os responsáveis pelo levantamento, a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. Além disso, o nível de confiança é de 95%.
Leia também: “‘Membres negres’: Psol faz comunicado com ‘linguagem neutra'”
Por este motivo é que os Paulistas não irão fazer a besteira de eleger o BOLOR.
O que deu nos eleitores de Belém do Pará para votar numa Nulidade como essa ?
O culpado não é ele e sim quem o colocou lá.
Quem vota nessa corja, espera o quê?
É uma tristeza, mas tem que ser assim.
O eleitor, faz suas besteiras, agora aguentem….