O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, declarou nesta quinta-feira, 15, que uma reforma na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, pode ter contribuído para a fuga de dois detentos. De acordo com ele, os presos teriam escapado com um alicate.
Durante a coletiva de imprensa, Lewandowski classificou o caso como “algo grave” e destacou que ocorreu devido a uma “série de coincidências negativas”. Ao abordar os detalhes da fuga, o ministro informou que os foragidos utilizaram um alicate e ferramentas destinadas à reforma das instalações.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Eles conseguiram [o alicate] porque certamente estava jogado no canteiro de obras, quando devia estar trancado, como ocorre normalmente em outras reformas de presídio, trancado em um baú de metal, inacessível e longe dos presos”, ressaltou o ministro. “Enfim, de alguma forma, tiveram acesso a isso.”
Como mostrou Oeste, esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, inaugurado em 2006. Até o início da noite desta quinta-feira, nenhum dos fugitivos havia sido recapturado.
De acordo com Lewandowski, os detentos escaparam por meio de uma luminária, onde se encontra as tubulações do presídio. Ao se depararem com um tapume de metal que protegia a área em reforma, os dois criaram uma brecha no tapume e utilizaram um alicate encontrado na obra para cortar a cerca que delimita o local.
+ Câmeras do presídio federal em Mossoró não estavam funcionando, diz Lewandowski
O ministro da Justiça também revelou que estão em andamento duas investigações no caso. Sendo uma de caráter administrativo, para apurar as responsabilidades disciplinares, que pode se transformar em um inquérito. Há, além disso, inquérito da Polícia Federal para apurar eventuais responsabilidades de natureza criminal de pessoas que, eventualmente, facilitaram a fuga dos dois detentos.
Quem são os detentos que fugiram do presídio
Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 34 anos, também conhecido como “Tatu”. Ambos são do Acre e têm conexões com o Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que também está preso na unidade.
Eles estavam no Presídio Federal de Mossoró desde 27 de setembro de 2023. As autoridades transferiram a dupla para o local depois de ela participar de uma rebelião no Presídio Antônio Amaro Alves, no Acre. A rebelião ocorreu em julho de 2023.
Leia também: “Polícia Federal envia drones para auxiliar em buscas a foragidos de Mossoró”
Como diria o chefe: “primeiro a gente inventa uma mentira para construir uma narrativa e depois repete até que tome ares de verdade…”
Estão tirando com a nossa cara. Uma ALICATE?????
O ex-ministro do STF, indicado por dona Mariza Letícia, foi o primeiro a quebrar a obediência e respeito à Constituição. Abriu a porteira para o psicopata Alexandre de Moraes e seus comparsas do Supremo.
É, outrossim, sabidamente, favorável ao desencarceramento de criminosos.
Assume o ministério da Justiça do governo cleptolulopetista e logo a seguir perigosos executores assassinos “fogem’ de um presídio federal de segurança máxima.
Coincidentemente, às vésperas do 25/02, dia da convocação de Bolsonaro para uma manifestação pacífica na avenida Paulista, SP.
Coincidência, apenas coincidência.
O Brasil tá cheio de coincidências negativas, uma delas levou um bandido a presidência.
Agora é a hora de explicar como conseguiram fugir.
Dificil, né? De certo usaram o alicate para desligar as câmeras também.
Missão Impossível.
Que teatro! Querem dar ares de fuga pra libertação dos cumpanhero do CV. O que mais se faz nesse país é soltar bandido, o maior deles está no Egito.
Alicate? Quem deu? Mas, não e prisão de segurança máxima? Tudo me faz crer que isso será comum daqui pra frente. O governo das narrativas, chegam a dar inveja no Spilberg.
Essa cercas de segurança, além do telame, ainda tem as concertinas e cortar uma concertina com alicate, eu já tentei e não consegui (por óbvio que não estava fazendo nada de ilícito, estava apenas testando o material, curioso que sou), pode ser que o meu alicate não estivesse cortando como o deles, faltou amolar de forma conveniente talvez. De qualquer forma, isso tudo é muito lamentável e preocupante.
Agora, o que mais acho esquisito nessa estória aí é que ainda não encontraram os bandidos, disseram que não deixaram rastros, se escafederam de forma um tanto quanto misteriosa até parece que foram transportados para outra dimensão, quem sabe?
Mentira, poderiam pensar em uma justificativa mais elaborada.
Com o alicate abriu a porta e depois conseguiram passar por todos os sistemas de segurança………..KKKKKKK
Melhor falar que ouve um suborno e a compra de varios funcionarios ou talvez da chefia …. Depois que um ladrao passou a ser inocente passamos a acreditar em todas as estorias da carochinha. Um tal pimenta chegou a falar que alguem ganhou as eleiços com 39% dos votos…….
Só alicate para sair de uma prisão federal é bem segura mesmo!
Conta outra né seu velho inútil , claro que foi acerto pelo 99% de votos do verme carniça obtido nos presídios , parte do acerto só está começando.
Flávio Dino, esqueceu lá, seu alicate de unhas.
Justamente no último dia de entrega do ministério.
A incompetência sempre acompanhou esse defunto