Agentes da Polícia Federal cumprem 17 mandados de busca e apreensão e 12 pedidos de prisão temporária em dois Estados mais o Distrito Federal
A força-tarefa da Operação Lava Jato inicia na manhã desta quarta-feira, 25, a Operação Fiat Lux (haja luz), que apura fraudes na Eletronuclear (subsidiária da Petrobras).
Entre os alvos do Ministério Público Federal e da Polícia Federal (PF) do Rio de Janeiro está o ex-ministro das Minas e Energia do governo Lula Silas Rondeau (2005-2007), conforme noticia a TV Globo.
Além disso, a Fiat Lux mira um ex-deputado federal, empresários e ex-executivos da Eletronuclear que estão sendo investigados por lavagem de dinheiro.
Por enquanto, dois homens foram levados para a Superintendência da Polícia Federal (PF), na Praça Mauá, no Rio.
Leia também: RJ: Lava Jato denuncia Mário Peixoto e mais 16 por desvio de R$ 500 milhões na saúde
De acordo com a Justiça, foram expedidos 17 mandados de busca e apreensão e 12 pedidos de prisão temporária em dois Estados mais o Distrito Federal: Rio de Janeiro (Niterói, capital e Petrópolis) e São Paulo.
A Lava Jato pediu, ainda, o sequestro dos bens dos envolvidos e de suas empresas. A justificativa: danos materiais e morais causados ao erário no valor de R$ 207 milhões.
Os agentes da (PF) miram os responsáveis por contratos fraudulentos e pagamento de propina na Eletronuclear. Esses alvos não foram abrangidos pelas operações Radioatividade, Irmandade, Prypiat e Descontaminação.
Delação
A investigação de hoje é baseada nas delações premiadas dos lobistas Jorge Luz e o filho, Bruno, ambos ligados ao PMDB. A dupla foi presa, em Miami, em 2017, por ordem da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR.
Os depoimentos da família Luz apontaram para o pagamento de vantagens indevidas em pelo menos seis contratos firmados pela Eletronuclear.
Assim sendo, de acordo com a Justiça, os recursos eram desviados através de subcontratação fictícia de empresas de serviços e offshores. Desta forma, os valores eram repassados para os investigados.
(em atualização)
A unica coisa que nos resta é o povo ir a rua até que as forças Armadas
tomem uma posição contra esses descalabros
É revoltante você durante duas décadas pagar impostos para sustentar um Estado sempre corrupto.
QUEM ESTÁ SEGURANDO AS OPERAÇÕES DA PF SOBRE O COVIDÃO NO GOV. DE S. PAULO? O Aras? Algum Sub-Procurador? A PF paulista??
Pela quantidade de denúncias já feitas do desgoverno paulistano é muito estranho este silêncio.
A PF não vai dar conta , só tem bandido no Brasil, que país é este!!!!
Q a PF continue prestando bons e indispensáveis servicos, como deve ser p justificar o q lhes pagamos.
Q o CONGRESSO siga este caminho, em recuperação de tempos perdidos, votando a PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado. A CORRUPÇÃO é o veneno propulsor dos conchavos e criação de ORCRIMS partidárias, grupos lesa pátria e funcionários públicos indigestos. A população brasileira deve entender q a PRESTAÇÃO DE CONTAS é unicamente com quem votamos. Acordem brasileiros, antes q Renan, Juca, Sarney, Requião, FHC e toda a corja, emplaquem em 01/02 próximo c presidentes do congresso, novos paus mandados Fernando Bezerra e Ailton Lyra. Acordem brasileiros de bem. Já tiramos o EXECUTIVO do mecanismo. Falta tirar o LEGISLATIVO.