O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma nota nesta sexta-feira, 11, afirmando que as informações solicitadas por representante das Forças Armadas são apenas pedidos de informações, para compreender o funcionamento do sistema eletrônico de votação, “sem qualquer comentário ou juízo de valor sobre segurança ou vulnerabilidades”.
A Corte eleitoral disse que as perguntas serão respondidas nos próximos dias e que não foi possível sanar as dúvidas antes porque o pedido do representante das Forças Armadas na Comissão de Transparência Eleitoral foi protocolado próximo do recesso, quando os profissionais das áreas técnicas fazem uma pausa.
Relacionadas
Segundo o TSE, “são dezenas de perguntas de natureza técnica, com certo grau de complexidade”. “Tudo está sendo respondido, como foi devidamente comunicado ao referido representante.”
“Cabe destacar que são apenas pedidos de informações, para compreender o funcionamento do sistema eletrônico de votação, sem qualquer comentário ou juízo de valor sobre segurança ou vulnerabilidades”, afirma a nota.
O tribunal, que é comandado pelo ministro Luís Roberto Barroso, que também atua no Supremo Tribunal Federal, aproveitou para dizer que “as declarações que têm sido veiculadas não correspondem aos fatos nem fazem qualquer sentido”.
Na live de quinta-feira 10, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que as Forças Armadas estavam esperando uma resposta do TSE e disse que “foram levantadas várias, dezenas de vulnerabilidades” sobre o sistema de votação.
O chefe do Executivo disse que o prazo para resposta da Corte se encerrou, sem resposta. “Passou o prazo que a administração diz, 30 dias. Ficou um silêncio. Foi reiterado, o prazo se esgotou no dia de hoje, está certo?”, completou.
Ainda segundo Bolsonaro, esse assunto está sendo monitorado pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, cotado para ser seu vice nas eleições de outubro.
Em uma tentativa de aumentar a interlocução com as Forças Armadas, o general da reserva Fernando Azevedo, que foi ministro da Defesa de Bolsonaro, vai assumir o cargo de diretor-geral do TSE este mês.
Quer dizer Barroso, que primeiro os TIs. do TSE tem que respeitar o recesso para atender uma solicitação do Ministério da Defesa em tão importante missão? Já começo a entender que seu reinado Barroso e dos TIs. do TSE vão durar pouco. Por que as altas Cortes tem medo de auditorias tão tradicionais nas sociedades democráticas? Como é que pode ouvirmos diariamente em todas as emissoras de radio e tv. as baboseiras do Barroso, que além de denegrir o governo, afirma que as urnas eletrônicas são a estrada da democracia? Quanto estão gastando de recursos públicos tão necessários aos desassistidos deste pais?
Se não encontrou nada de errado no TSE o que foi que as Forças Armadas já pediram duas vezes ao Barroso e foram solenemente ignoradas? Será que pediram a receita de bolo da mãe do Barroso ou do pastelzinho de nata do Alexandre de Moraes?
As Uenas confiáveis, acaba a manipulação de resultados e o fim das raposas !
Esse Barroso é um mentiroso, dissimulaso e vadio! Canalha ordinário.
Eu não entendo muito de urnas, mas digo que Lula só vence as eleições se for por meio de fraude.
Engana que eu gosto!
¡MENTIRA! OS MILITARES ENCONTRARAM GRAVES VULNERABILIDADES JÁ ANUNCIADAS A TEMO, MAS O TSE NEM AÍ, O OBJETIVO É COLOCAR LULA NO PLANALTO O ANTES POSSÍVEL. NO STF PERPETRARAM UM GOLPE FORA DAS 4 LINHAS DA CONSTITUIÇÃO!
NÓS, OS TROUXAS, QUE SÓ SERVIMOS PARA PAGAR AS CONTAS DELES É DE QUEM NOS ROUBA, ACREDITAMOS EM PAPAI NOEL E QUE O PAPA VAI CANONIZAR BARROSO E MORAES.
Eu confio nos equipamentos eletrônicos, na internet, nas maquininhas de supermercados……..só que após de qualquer transação que efetuo, imprimem ou eu imprimo (caso da internet) com a maior facilidade e rapidez, o comprovante por segurança.
Nota: no caso do voto, caso se imprima o mesmo, é lógico que o mesmo deverá ficar em uma urna lacrada, como se fazia quando da não existência de urna eletrônica para uma possível verificação.
Ãha…. Tá O.k. acreditamos…
Eu não confio nas urnas. Ponto
A pergunta a ser respondida é: Por que os logs foram apagados e o porque do delegado titular da investigação foi afastado e em seu lugar uma delegada que já se mostrou absurdamente tendenciosa???
Barroso está se c@g@ndo. O STF esticou demais essa corda. Não sei se dá tempo de emendar essa corda ou se Bolsonaro terá tempo de acertar as contas com um STF fora da lei. Talvez as FFAAs fraquejaram em definitivo.
O único ponto que importa em qualquer processo eleitoral, é a certeza da higidez de todo processo, que somente poderá ser aferida com a possibilidade de auditagem, e essa necessita, até o atual momento do estado de arte da informática, do documento físico que possa comprovar o voto de cada eleitor.
A discussão da segurança além de válida é necessária, no entanto, a auditagem paralela ao sistema digital, a validação e contagem dos votos impressos, é imprescindível no processo Democrático, tanto é que é a própria Constituição que garante tal procedimento!!!
O resto não tem explicação plausível, parece que a coisa está sendo feita pelo TSE justamente para possibilitar fraudes!
Não respondeu as ffaa devido a complexidade das perguntas ” pergunta 1. Como é feita auditoria dos votos e confiabilidade dos resultados ? TSE: Não sabe informar pq não é possível. Logo fraudavel. Logo não é seguro.
O linguajar da esquerdalha é fácil de identificar
Concordo com o Presidente do TSE, precisamos garantir que os eleitores tenham acesso a informações verdadeiras sobre o processo eleitoral. Minimizar problemas graves de segurança e governança mostra-se incompatível com a transparência da eleição, um pilar essencial para uma democracia forte.
O Ministro Barroso tem reiterado que a urna eletrônica não tem conexão com a internet, bluetooth ou com qualquer rede, o que inviabilizaria ataques de hackers externos.
Entretanto, não existe qualquer proteção contra ataques internos. Esta não é uma opinião isolada minha. Em 2018, o Sindicato Nacional dos Peritos Criminais Federais alertou os Ministros do Supremo Tribunal Federal, em sessão plenária: “O Professor Diego Aranha indica a possibilidade de fraude interna.(…) A democracia de um país não pode estar sujeita ao controle de alguns poucos técnicos, que têm acesso ao código fonte e também às chaves criptográficas. É necessário haver um controle do controlador.”
Assim, não é uma teoria conspiratória, mas um fato do mundo real não haver qualquer controle externo independentemente da Administração Eleitoral. Trata-se de um problema grave porque quase 70% das quebras de segurança em sistemas de informação têm origem dentro das próprias organizações e 95% dos ataques cibernéticos são viabilizados por erros humanos. O indiscutível risco de manipulação é comprovado pelas estatísticas do mundo real. Elas confirmam que, ao contrário do que parecem acreditar os Ministros do TSE, não existe sistema 100% seguro ou intransponível.
Mostra-se imperativo, portanto, eliminar o poder absoluto de manipular resultados da eleição, sem deixar qualquer rastro, que hoje existe nas mãos de um grupo restrito de servidores e colaboradores do TSE, como informa o site do TSE.
Acho que pode ter ataque externo sim, não teve aquele haker de Portugal nas últimas eleições de 2020? E isso de não conectar na internet é balela pq como ver a programação dessas urnas antes e depois da votação? E o uso de pendrives? Eu só sei que não tem nada que me mostre que o meu voto foi mesmo para o meu candidato ou se foi desviado e isso prova que não é auditável, o que seria consertado com o voto impresso, bem simples e nada de levar esse papel para casa como muitos falam por aí, isso sim é fale news, lançada inclusive pelo próprio T5E.
Muito bom um parecer de quem entende de urnas eletrônicas, todavia não acredito que os TIs do TSE tenham tanto poder sem a conivência de seus superiores (ministros). Por que o TSE e o STF temem o voto auditável? Penso que TIs. do Ministério da Defesa juntamente com participação de TIs independentes como o senhor deveriam desenvolver todo o software e rotinas de segurança para as urnas eletrônicas nas eleições deste ano. Creio que ainda há tempo.
Vamos parar de palhaçada, esses milicos vendilhões da pátria, kengas dos americanos tem que respeitar o parlamento e o STF, eles não são nada, quem os protegem são os seus fanchones americanos. São umas amebas desgraçados.
Olá Sr. José Roberto.
Sou militar há 42 anos e acredito que o senhor não conhece o militarismo.
Nasci em uma família de baixa renda e a Força Aérea permitiu sair da pobreza, conquistar o brevê de piloto militar e alcançar as patentes mais elevadas da FAB, com passagem pelas melhores escolas do Brasil incluindo o renomado ITA.
As escolas militares formam cidadãos conscientes, onde aprendemos o amor pelo Brasil e o respeito ao povo brasileiro.
Posso lhe garantir que nem os americanos e nenhuma outra nação interfere na nossa missão de defender o Brasil.
Não é à toa que as Forças Armadas seguem como a instituição mais confiável para os brasileiros.
Parabéns pela resposta.
Parabéns Diniz, por ter a paciência de ser educado na resposta a esse José Roberto.
Um bom psiquiatra pode lhe dar um bom remedinho para essa sua esquizofrenia, frustração, inveja, mas burrice não.
José Roberto Lima
Jumentóide energúmeno e esquizoide!
Sr Braga Neto, se quiser saber como os Ministros do STF se referam na intimidade aos Comandantes das Forças Armadas é só pesquisar, eles não fazem segredo.
Não só as Forças Armadas, como também toda a população votante do País, aguarda uma explicação a respeito da segurança das urnas eletrônicas.
30 dias para responder e ainda não cumprem!
Muita incompetência e ejustificativa que deixa em dúvida a idoneidade das urnas eletrônicas.
Seu barroso, a mentira tem perna curta.
Calma, muita calma, pessoal. Deixem os rapazes curtir seu período de recesso e depois que voltarem, irão analisar as perguntas complexas para darem respostas ainda mais complexas, no que demanda muito tempo. Todos sabem do ditado: A justiça tarda mas não falha” para que isso aconteça vai demorar tempo…muito tempo. Talvez essas respostas fiquem para o ano que vem, 2023. Tá ok?
Já começou a enrolação com esse papinho do Barroso de que o pessoal de TI do orgão eleitoral estava de recesso e portanto as dúvidas não foram esclarecidas. Tem que ficar encima dessa turma nem que haja uma guerra nuclear até maiores esclarecimentos.
MENTIROSOS!!
LÓGICO que AINDA NÃO QUESTIONARAM A TAL “SEGURANÇA”…..
Manda a boa política…levantar pontos e perguntar né não?!?
Esse judiciário brasileiro são de um banditismo ímpar no MUNDO DEMOCRÁTICO…só encontra paralelo em CANALHICE nas ditaduras africanas/asiáticas e Oriente Médio.
MIL VEZES CANALHAS!!
judiciário de VERVE Feudal monárquica.