Em Fortaleza, capital do Ceará, a disputa pela prefeitura irá para o segundo turno. No pleito deste domingo, 6, os candidatos André Fernandes (PL-CE) e Evandro Leitão (PT-CE) obtiveram 40,20% e 34,33%, respectivamente, o que os qualificou para a segunda etapa da eleição. Os números correspondem a 100% de urnas apuradas.
Além dos citados, na primeira etapa, os candidatos José Sarto (PDT), Capitão Wagner (União) e Eduardo Girão (Novo) também participavam da disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Sarto obteve 11,75% do eleitorado, enquanto Wagner teve 11,40%. Girão conseguiu 1,06% dos votos.
A votação foi encerrada às 17h deste domingo, e o resultado do pleito foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das 19h. O segundo turno das eleições irá acontecer no dia 27 de outubro.
CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR A APURAÇÃO DOS VOTOS EM TODAS AS CIDADES EM TEMPO REAL
Quem são os candidatos do segundo turno em Fortaleza
André Fernandes, atualmente deputado federal, é o candidato do Partido Liberal (PL) à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024. Ele nasceu em Iguatu, no Ceará, em 1997, e iniciou sua carreira como criador de conteúdo na internet, com vídeos humorísticos que posteriormente evoluíram para temas conservadores e de defesa de valores cristãos. Formado em Ciência Política e Relações Internacionais, Fernandes também possui pós-graduação em Gestão Pública e Direito Constitucional.
Ele entrou na política em 2018, sendo eleito o deputado estadual mais votado do Ceará na época, e em 2022 foi eleito deputado federal. Na Câmara dos Deputados, Fernandes atuou como vice-líder da oposição ao governo Lula e do seu partido, o PL, ocupando cargos em comissões importantes como a de Fiscalização Financeira e Controle e a de Educação.
Já o deputado estadual Evandro Leitão, do PT, nasceu em 1967, em Fortaleza, e é formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará. Ele também possui pós-graduação em Gestão Pública e em Marketing.
Antes de sua candidatura à prefeitura, Evandro foi eleito deputado estadual em 2014, 2018 e 2022. Ele ocupou o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) entre 2023 e 2024. Também foi presidente do Ceará Sporting Club de 2008 a 2015.
Evandro deixou o PDT, partido que o elegeu anteriormente, e se filiou ao PT em 2023, o que gerou algumas disputas internas, especialmente com a deputada federal Luizianne Lins, pela definição da chapa que concorreria nas eleições municipais. Sua candidatura à prefeitura conta com Gabriella Aguiar (PSD) como vice.
Este texto foi atualizado às 19h54 de 6/10/2024
+ Leia mais notícias de Política em Oeste