O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na Colômbia desde a noite desta terça-feira, 16. Durante a viagem, o chefe do Executivo brasileiro realiza diversas agendas públicas com o colega colombiano, Gustavo Petro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com a agenda oficial do Palácio do Planalto, Lula participou de uma cerimônia oficial de chegada à Casa de Nariño, sede do governo colombiano. O evento ocorreu por volta das 10h desta quarta-feira, 17. Em seguida, o brasileiro participou de uma sessão de fotos oficial entre os chefes do Executivo.
Lula participou de uma reunião restrita com Petro por volta das 10h30. Depois, esteve em um encontro ampliado com a presença de ministros para a assinatura de acordos entre os dois países.
Leia também: “Casal Lula & Janja já deu seis voltas ao mundo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 198 da Revista Oeste
Durante o encontro, o presidente brasileiro tinha o objetivo de conversar com o líder colombiano sobre meio ambiente, sustentabilidade, comércio, investimentos e cooperação amazônica. Lula também queria abordar a situação política na Venezuela.
Petro visitou a Venezuela na última semana. O político colombiano propôs uma conversa entre o governo do ditador Nicolás Maduro e a oposição.
Lula participa de Fórum na Colômbia
Os presidentes deveriam prestar uma declaração à imprensa depois dos encontros, mas o evento foi adiado. Lula almoçou com Petro por volta das 13h e deve participar da sessão de encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia. O evento estava marcado para às 15h, mas também foi adiado.
Ainda segundo a programação divulgada pelo Palácio do Planalto, depois de participar do fórum, Lula deve ir para uma cerimônia de inauguração da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, onde vai visitar o pavilhão do local.
Leia mais: “Estadista de galinheiro”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 204 da Revista Oeste
Na noite desta quarta-feira, o presidente brasileiro deve retornar para o Brasil. O voo está previsto para ocorrer às 19h40.
A comitiva brasileira na Colômbia conta com a presença da primeira-dama, Janja da Silva, e ministros de Estado. São os casos, por exemplo, do titular da pasta de Direitos Humanos, Silvio Almeida, e o chefe do Ministério das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que apareceu ao lado do assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Celso Amorim.
Tudo pode ser por vídeo conferência. Não precisa gastar rios de dinheiro. Cleptocracia, Hotéis caros melhores vinhos e coquetel caríssimo só turismo oficial tudo pago pelo erário. A saúde administrada pela uma sociologa corrupta, a dengue se alastrando, a educação em greve e a defesa sem dinheiro. E a suprema corte dos fariseus censurando. Uma democracia trans ou seja uma ditadura que pensa que é democracia.
almoço oficial com o Lula !!! indigesto !!