Em entrevista à edição desta segunda-feira, 23, do Oeste Sem Filtro, Geovane Veras, advogado do cacique Serere Xavante, afirmou que o indígena não recebeu apoio de nenhuma instituição que se dedica aos cuidados dos índios.
“Nem a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) se solidarizou com o cacique, porque ele é de direita”, disse o advogado de Serere.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Autoridades argentinas detiveram Serere no domingo 22, na aduana de Puerto Iguazú, na Argentina. O indígena vinha de Foz do Iguaçu, no Paraná, quando foi abordado.
Serere estava sem documentos no momento da prisão
Na abordagem, os agentes perceberam que Serere estava sem documentos e resolveram puxar a ficha dele. Foi quando viram que o cacique teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em virtude de suposto descumprimento de medidas restritivas. Por esse motivo, o entregaram à Polícia Federal (PF), em Foz do Iguaçu.
Serere viajou ao país vizinho em julho deste ano, para buscar asilo político. Ele é investigado em inquéritos do STF. O indígena se manifestou em Brasília, em janeiro de 2023, contra a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Depois de ficar noves meses na cadeia, Serere foi solto. O indígena passou a usar tornozeleira eletrônica. Ao sair da Papuda, mudou-se para Aragarças, em Goiás.
Cacique é o único provedor da família
Ao Oeste Sem Filtro, o advogado afirmou que o cacique precisava trabalhar. Segundo Veras, Serere é quem sustenta a família.
Em Aragarças, o indígena conseguiu um trabalho de ajudante de pedreiro. No entanto, ele teria descumprido mais de cem medidas restritivas porque tinha de trabalhar em outras cidades. Às vezes, ultrapassava os horários impostos por Moraes. Ele fugiu para a Argentina quando teve o pedido de prisão decretado.
A Funai aparelhada discriminado índio por ideologia. O STF só se sensibiliza com criminosos.
A esquerda é na realidade o pior câncer social já existente.
Promove uma psicose coletiva com os incapazes, ignorantes, alienados, criada, mantida e dirigida pelos oportunistas, marginais e corruptos.
Ou a humanidade (pessoas não doentias) entende e combate essa doença na raiz não aceitando/permitindo narrativas/ações fantasiosas para a manutenção da doença, ou sofreremos uma redução por conta da impossibilidade de subsistência para os atuais mais de 8 bilhões de habitantes.
São, antes de tudo, irresponsáveis tentando impor coisas para um mundo (uma cosmovisão) que não existe, e que nunca existirá num sistema aberto e com tantos indivíduos num ritmo crescente como sempre foi!
Se a Funai cuida dos indigenas, por que ela não se manifesta? Para ser do jeito que é, tanto faz. Indios sim deveriam cobrar dele essa atitude, mas…