O ministro Luiz Fux vai comandar nesta quinta-feira, 8, sua última sessão no papel de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado deixa a presidência da Corte na segunda-feira, 12, quando será substituído por Rosa Weber.
A sessão desta quinta-feira tem início às 14 horas. A expectativa é que Fux faça um balanço de sua gestão no STF e também cite os acontecimentos de 7 de Setembro.
O presidente do Supremo não participou dos eventos oficiais de comemoração do bicentenário da Independência, realizados na quarta-feira na Esplanada dos Ministérios, assim como os presidentes do Senado e da Câmara, representantes do Poder Legislativo.
Fux será substituído no STF por Rosa Weber
Nova presidente do Supremo a partir de segunda-feira, Rosa Weber foi eleita em 10 de agosto, com dez votos favoráveis e um contrário — geralmente o ministro que vai assumir a presidência vota em seu vice, que será Luís Roberto Barroso.
Rosa Weber vai ser a terceira mulher a ocupar a presidência do STF, depois de Ellen Gracie e Cármen Lúcia. No entanto, a ministra vai ter uma gestão breve, já que completa 75 anos em outubro de 2023, com necessidade de aposentadoria compulsória.
Luís Roberto Barroso é o próximo da fila para a presidência. As eleições no STF são protocolares, com a sucessão acontecendo com base em um sistema de rodízio pelo critério de antiguidade na Corte. É escolhido sempre o ministro mais antigo que ainda não presidiu o Supremo.
Troca de um lixo pelo outro.
Não vai mudar em nada, a nossa esperança era o Fux que dizem ser o único juiz de carreira, foi um desastre. Não podemos esquecer que foi no mandato dele que o Moraes mandou e desmandos, e tbm o seu cumpanheiro Fachin soltou o maior corrupto da história pra concorrer a presidência. Então meus pêsames pra ele. Que seja enterrado junto com o seu mandato todo o seu discurso enfadonho e até o seu diploma de juiz se é vdd que tem.
Triste figura…….
Quanta merda junto …
E ele comandou alguma sessão?
Ele foi comandado pelo imbecil.
Tão verdadeiro como seus cabelos sedosos
SAI O RUIM, ENTRA A PIOR!!!!
Foi uma verdadeira decepção a gestão de Fux na presidência do STF! Foi omisso, leniente e cúmplice dos abusos dos demais ministros do Supremo! Foi o contrário do que eu imaginava! Durante a sua gestão o combate à corrupção foi aniquilado e as perseguições ao presidente Bolsonaro se intensificou. Vai para o lixo da história!
Sai um omisso e entra a Madame Min que quer a moedinha do LULADRÃO, seu herói!
Fux vai tarde. Deixa a presidência do STF como a pior gestão do órgão até agora.
Discursos enfadonhos de uma hora para dizer nada do que fez e tudo o não fez. Jamais disse que o STF soltou bandidos e ladrões, além das inconstitucionalidades de Alexandre de Moraes, mas fez questão de afirmar que a instituição prima pela Constituição e pela defesa das Leis, coisas que nunca aconteceram.