GDF apresenta hoje ao Exército plano para uso e ocupação do solo de área onde será construída bairro de alto padrão na capital federal
O Governo do Distrito Federal (GDF) apresenta nesta quarta-feira, 12, às 10h, o Plano de Uso e Ocupação do solo do Pátio Ferroviário de Brasília (PFB). A área, próxima da antiga rodoferroviária, vai receber um bairro de alto padrão localizado no coração da capital federal.
O plano — ou master plan, como é chamado — estabelece diretrizes urbanas, como espaço e altura máxima que os prédios poderão ter, além da delimitação do uso. O documento será apresentado ao Exército, responsável pelo gerenciamento da área desde 2006.
Em maio deste ano, contudo, o governo federal oficializou o Exército como gestor do PFB. A documentação do espaço foi entregue pela Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) em uma solenidade com a presença de autoridades do Exército, do GDF e da SPU.
Protagonismo
A solenidade desta quarta-feira sacramenta o protagonismo da SPU, avalia o superintendente do Patrimônio da União no DF, Renan da Mata. “A SPU, que é detentora de todos os poderes da terra, foi quem cedeu ao Exército. O GDF, agora, no seu papel de governo, começa a fazer o trabalho [do novo bairro], mas nós tivemos a missão de fazer o protagonismo desse papel como um todo”, destaca.
Ainda em 2019, SPU e o Exército assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que prevê o desenvolvimento de ações conjuntas na gestão do patrimônio e no intercâmbio de capacitação técnica. A expectativa do governo federal é que o espaço forneça receitas e possibilite a alocação de recursos para as áreas de educação, saúde e infraestrutura.