A corrida pela presidência da Câmara dos Deputados ganhou mais um candidato a pouco mais de duas semanas de sua realização. Parlamentar pelo PSL de São Paulo, General Peternelli lançou seu nome para a disputa na manhã desta segunda-feira, 18. Assim, a eleição para a sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) passa a contar com nove congressistas na disputa.
Leia mais: “Deputados federais trabalharam 6 vezes menos em 2020”
Lançado de modo independente, sem o apoio formal do próprio partido — que, com dissidências, integra oficialmente a chapa de Baleia Rossi (MDB-SP) —, Peternelli destaca, em nota, quais são as suas bandeiras caso chegue à presidência da Câmara dos Deputados. Ele registra o interesse em mudar o formato da escolha dos assuntos a ser analisados pelo plenário.
“O motivo principal é propiciar a participação de todos os deputados e da população na elaboração da pauta dos projetos que serão analisados nas sessões legislativas”, afirma o congressista do PSL, informa a Agência Câmara. Dessa forma, o deputado indica qual seria o formato para definir as pautas da Câmara. Segundo a proposta apresentada, ocorreria o seguinte com a pauta:
- 50% composta de projetos mais votados em consulta digital aos deputados;
- 20% de projetos indicados espontaneamente em consulta digital à população;
- 30% por decisão do presidente da Câmara.
“Quando cheguei à Câmara, acreditava que os deputados teriam participação em muitas decisões e reuniões, mas logo verifiquei que o presidente da Câmara, a Mesa, os líderes e os presidentes de algumas comissões e partidos decidem sobre tudo, algo em torno de 20 pessoas”, afirma Peternelli ao lançar sua candidatura a presidente da Casa.
O candidato
Deputado federal de primeira viagem, General Peternelli fez carreira no Exército, chegando a ser secretário-executivo de gabinete da Presidência da República em 2012. Em dois anos de trabalho no Congresso Nacional, foi autor ou coautor de mais de 200 proposições — Projetos de Lei (PLs) e Propostas de Emenda à Constituição (PECs), por exemplo.
Afora o integrante do PSL, a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados conta, até agora, com outros oito candidatos: Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), Luiza Erundina (Psol-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
Esta eleição esta virando um angu.