Gesto de Bolsonaro a Temer em missão humanitária do Brasil no Líbano tem presidência da Câmara como pano de fundo
O presidente Jair Bolsonaro adota cada vez mais ações estratégicas na política. Ao convidar o ex-presidente Michel Temer para chefiar a missão humanitária do Brasil no Líbano, ele faz o principal gesto do governo com vista à eleição para a presidência da Câmara em 2021. Emedebistas e interlocutores do Executivo reconhecem o aceno como um apoio indireto à candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), presidente nacional do MDB.
A política se faz nos detalhes. Bolsonaro podia não convidar Temer para representar o governo. Seria uma prerrogativa dele como presidente da República. Mas, ao adotar essa postura, ele dá todos os acenos diplomáticos em favor de uma aproximação republicana com os emedebistas.
NOTA À IMPRENSA
O ex-presidente Michel Temer está honrado com o convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro para chefiar a missão humanitária do Brasil no Líbano. Quando o ato for publicado no Diário Oficial serão tomadas as medidas necessárias para viabilizar a tarefa. pic.twitter.com/rK2NjB2N9S— Michel Temer (@MichelTemer) August 9, 2020
Nos bastidores, Temer trabalha pela candidatura de Rossi à presidência da Câmara. O emedebista conversa com presidentes de outros partidos e parlamentares no Congresso, sobretudo do DEM. Avisa que, no Senado, o MDB — que tem a maior bancada — abre mão de lançar um candidato se receber apoio dos demistas na Câmara.
Apoio
Por isso, o gesto de Bolsonaro a Temer não é algo unicamente pessoal. O governo sinaliza com uma “carta de boas intenções” ao candidato emedebista pela presidência da Câmara. O Executivo não vai firmar um apoio direto, mas monitorar de perto e manter a boa relação com o MDB.
“No fundo, o governo está preocupado com quem assumirá a presidência da Câmara. Imagina se é um novo [Rodrigo] Maia [atual presidente da Câmara]?”, diz um emedebista. “Isso é decisivo para o mandato”, reconhece um interlocutor governista.
Temer teve a prisão preventiva decretada duas vezes pela Lavajato e só está solto graças ao habeas corpus concedido pelo Gilmar Mendes.
É os cheques da Michelle, os esquemas de Rachid do Flávio, o envolvimento com as milícias do RJ e toda a perseguição e sabotagem contra a Lavajato?!
É pra fazer vista grossa também?!
O MDB roubou o Brasil com o Lula. Mas agora com o Bolsonaro viraram anjos?
Revista Oeste tá recebendo algum “por fora” desse governo???!
Que decepção, que desserviço hem Oeste?!
E o esquema de Rachid do Flávio, o envolvimento com as milícias no RJ, os cheques da Michelle e a toda a sabotagem e o desmanche da Lavajato?!
É pra fazer vista grossa mesmo?
E o acórdão entre a PGR bolsonarista, o Congresso e o STF para desmantelar a Lavajato?
Hipócritas!
Também votei nele para fazer diferente, mas nenhum presidente foi tão atacado como ele tem sido diariamente, ele precisa lidar com as armas que tem.
Eu votei nele pra dar o pé na bunda do PT e desaparelhar o estado. Se ele não negociasse com outros partidos, o chamariam de ditador e ele não conseguiria aprovar nada. E nem todo acordo envolve corrupção ou favorecimento ilícito, faz parte da democracia. Eu elegi um presidente pra governar o país, não pra ficar acuado e amarrado pelo congresso. Além disso, elegi um homem valente para um país dominado pela esquerda, e não uma madre superiora pra um colégio de Freitas.
*freiras
Os governos lulopetistas se locupletaram nos esquemas espúrios de corrupção com o PP e com o PMDB. Os bolsonaristas xiitas já se esqueceram?! Vão fazer vistas grossas mesmo?!
Bolsonaro tá fazendo que nem o PT: – tá abraçando o “capeta” pra poder sobreviver.
É vocês dizendo que “isso é positivo”, que “isso é fazer política”.
Hipócritas! Votei em Bolsonaro justamente para ele “NÃO fazer isso!”
Eu votei nele pra dar o pé na bunda do PT e desaparelhar o estado. Se ele não negociasse com outros partidos, o chamariam de ditador e ele não conseguiria aprovar nada. E nem todo acordo envolve corrupção ou favorecimento ilícito, faz parte da democracia. Eu elegi um presidente pra governar o país, não pra ficar acuado e amarrado pelo congresso. Além disso, elegi um homem valente para um país dominado pela esquerda, e não uma madre superiora pra um colégio de Freitas.
Tem gente que quer encontrar defeitos em tudo o q o PR faz, escolhe, decide, discute, desiste, etc. Encontram pelo em ovo. Na política, tem que aceitar os outros. Ninguém vai governar sozinho, é assim q funciona o sistema no Brasil!
Reclamaram que Bolsonaro não fazia política? Pronto! Tá feito.
Só me preocupa a escolha por Baleia Rossi! Tem perfil de esfaqueador pelas costas.
Bolsonaro é estratégico demaissss
Parabens presidente
Isso se chama fazer política.
Assim nunca quebraram a maldição do “toma lá, dá cá”.
Como não somos uma ditadura, cabe ao Presidente fazer política se quiser ter governabilidade.
Portanto o gesto é muito positivo.
Concordo! O PR fez uma boa escolha!