O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes garante que a Corte não tirou autoridade do governo federal no enfrentamento à covid-19. Em publicação no Twitter, o juiz do STF rebateu uma postagem do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. O chanceler criticava uma reportagem negativa da CNN acerca da situação do surto de coronavírus no Brasil.
“A emissora entende tudo errado sobre o Brasil e a covid. Aqui estão os fatos: após uma decisão do Supremo Tribunal de abril de 2020, os governadores dos Estados — não o presidente — têm, na prática, toda a autoridade para estabelecer/gerir todas as medidas de distanciamento social”, escreveu Araújo em inglês, na rede social, na quarta-feira 10.
O magistrado se incomodou e respondeu afirmando que a declaração do integrante do Poder Executivo é “fake news”: “A verdade é que o Supremo Tribunal Federal decidiu que as administrações federal, estadual e municipal têm competência para adotar medidas de distanciamento social. Todos os níveis de governo são responsáveis pelo desastre que enfrentamos”.
Em abril de 2020, o STF reconheceu a competência de governadores e prefeitos para delinear as estratégias de combate ao coronavírus. À época, o presidente Jair Bolsonaro estudava editar decretos com a finalidade de reabrir setores da economia. Na prática, os juízes do Supremo entenderam que a palavra final no que diz respeito ao coronavírus é dos entes federativos.
FAKE NEWS! Here is the real fact: the Brazilian Supreme Court ruled that Federal, State and Municipal administrations have the authority to adopt social distancing measures. All levels of Government are accountable for the disaster we are facing. https://t.co/KY8dB2xbsz
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) March 11, 2021
Leia também: “Gilmar Mendes, o presidente do Poder Judiciário”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 29 da Revista Oeste
Algum jornalista com conta no twitter poderia responder, colando parte da própria decisão do STF, e pedir esclarecimentos ao ministro? Pela redação da decisão e prática no dia a dia, é óbvio que o STF tirou muitos poderes do governo federal. Acusar injustamente chanceler de fakenews teria que tipo de penalização?
Esse cavalheiro devia ficar com essa boca de cassarola fechada. Sei que é complicado devido a anatomia dela, mas faça força por favor Sinistro!
VAGABUNDO ORDINARIO
Esses caras estão querendo tirar o deles da reta. Fizeram a cagada e agora estão culpando o PR. Me engana que eu gosto, fala sério………
Você, sim, que é uma verdadeira “fake news”, Gilmar Beiçola!
Em um país sério, esse cidadão (para não falar o nome mais apropriado) estaria preso. Ou melhor, esses membro com compõem a atual Suprema Corte já deveriam ter sido destituidos.
Este GM é um psicopata de 1a linha e mentiroso de marca maior. Afinal, FAKE NEWS é a explicação dele já que “os juízes do Supremo entenderam que a palavra final no que diz respeito ao coronavírus é dos entes federativos.” Então…Sugeriria esse senhar dar uma passeada na rua para sentir a simpatia do povo para com ele.
Esse senhor, juntamente com seus pares, é a maior Fake News hoje no nosso País.
Aqui em Mato Grosso, terra desse senhor, tem um ditado para qualificar pessoas como ele. “Esse cara não vale um pequi ruído”
Me engana que eu gosto.
Esse picareta apos convívio com seu comparsa lula, aprendeu a mentir muito mais.
Negativa de Gilmar Mendes é atestado de que Ernesto Araújo falou a verdade.
O subversivo Gilmar Mendes juntamente com a gang do STF usurpou os poderes do Presidente Bolsonaro e cedeu aos governadores e prefeitos comunistas, que roubaram todo dinheiro enviado pelo governo federal para combater a pandemia. Gastaram tudo, não resolveram coisa nenhuma, agora querem mais dinheiro, decretam trancamento de tudo, não realizam o tratamento precoce, querem mais dinheiro e exigem o pagamento do auxílio emergencial para o povo falido. Os rábulas do STF não obedecem a Constituição Federal. Além disso estão destruindo a federação e criando una confederação de estados e municípios. Essa corja já deveria ter sido presa por subversão. São criminosos disfarçados de magistrados.
Gilmar, você é um bandido mentiroso.
Lincoln, digno de pena não, ele está, simplesmente, tentando se isentar da culpa e jogando nas costas do Bolsonaro.
Esse senhor junto com outros integrantes do STF tem que ser presos e encaminhado para a Papuda.
INTERNAÇÃO EM UM HOSPÍCIO JÁ!!! OS INTERNOS DEVERÃO SE DIVERTIR COM AS DISPUTAS ENTRE GILMAR, O MAGNÍFICO E OS NAPOLEÕES, OS PAPAS, OS FARAÓS E OUTROS QUE TAIS. E O CIDADÃO CONTRIBUINTE PAGANDO A CONTA!!!
Esse SR. é digno de pena. Precisa tratamento médico URGNTE!
Vale lembrar que Gilmar Mendes quando advogado geral da União no regime FHC, disse as decisões do STF parecem um manicômio judiciário. Disse também como já ministro que o STF errou ao derrubar a clausula de barreira aos partidos políticos em 2006.
Já seu colega Barroso aquele que faz lives a vontade, assim se dirigiu ao ministro Gilmar Mendes no plenário e ao vivo: “você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia”.
Pois é, Gilmar é o presidente da 2a. turma do STF, e Barroso presidente do TSE.
Será que Gilmar tinha razão quando AGU?
Quem esse excremento pensa que é pra se pronunciar pelo STF? Abandona a toga de vez e se candidata a um cargo político, juizeco de quinta.
É um energúmeno mesmo, tirano safado.