O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), descartou qualquer possibilidade de aprovação de um projeto de anistia para os envolvidos nos atos do 8 de janeiro. “Entendo o debate como um debate político, mas não vejo nenhuma perspectiva disto frutificar”, afirmou.
Em entrevista ao Estado de S. Paulo neste domingo, 23, Mendes criticou o que considera uma tentativa de minimizar a gravidade dos atos e ressaltou que muitos dos crimes cometidos são “muito próximos do terrorismo” e, portanto, não deveriam ser contemplados por anistia.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Não podemos nunca esquecer esses fatos e seus contextos”, disse, ao citar episódios anteriores à invasão dos Três Poderes, como as manifestações de dezembro de 2022, a tentativa de atentado com um caminhão-tanque em Brasília e os pedidos explícitos por intervenção militar nos acampamentos.
Ele destacou que a legislação brasileira prevê punição para atos que envolvem a cogitação e preparação de crimes contra a ordem democrática. “A cogitação e a preparação de atos no sentido de tumultuar a cena política, inverter a cena política, já são puníveis.”
Críticas ao Exército pelo 8 de janeiro
Um dos principais pontos da entrevista foi a crítica de Mendes ao papel das Forças Armadas, especialmente no que diz respeito aos acampamentos organizados em frente aos quartéis depois da derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro nas urnas.
Segundo o ministro, os militares não apenas toleraram a presença dos manifestantes como ofereceram suporte para a manutenção dos protestos. “Foram eles que deram assentimento, forneceram luz, forneceram água para essas pessoas”, declarou. “Bens que são públicos, quando todos nós sabemos que não se deve fazer manifestação em frente ao quartel.”
Mendes reforçou que não há justificativa para a permanência desses acampamentos. “Não pode haver liberdade de reunião em frente a quartéis, como não pode haver liberdade de reunião em frente a hospitais, por razões diferentes”, explicou.
Leia mais:
Para ele, os atos de 8 de janeiro não foram eventos isolados, mas sim parte de uma série de movimentações organizadas ao longo de meses. “Essas pessoas ficaram assentadas desde novembro até 8 de janeiro em frente a quartéis e depois desceram para tomar a Praça dos Três Poderes”, recorda. “Não são fatos desconexos, tudo isso guarda uma conexão.”
Gilmar Mendes e a suposta tentativa de golpe
Para Mendes, o relatório da Polícia Federal que embasou a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Bolsonaro revela uma “proximidade, inclusive, de execução” na tentativa de golpe de Estado.
Para o ministro, a organização da tentativa de ruptura institucional foi além de meras discussões ou intenções. “Vimos o relatório da Polícia Federal, vocês todos leram, e conhecemos os dados que falam em uma articulação, em uma coordenação, numa preparação muito intensa, proximidade, inclusive, de execução”, afirmou Mendes.

O ministro também rebateu a tese de perseguição política levantada por Bolsonaro e seus aliados. “O presidente foi eleito, disputou uma segunda eleição, a reeleição, e perdeu dentro de um ambiente absolutamente democrático”, afirmou.
Para ele, não há espaço para um discurso que tente transformar “os atos golpistas” em um suposto abuso do Judiciário. “Seu partido [o PL] fez uma grande bancada no Congresso Nacional, no Senado e na Câmara, valendo-se de todos os meios e modos disponíveis”, justificou.
O protagonismo do STF e os embates com o Congresso
Mendes também comentou sobre a relação do Supremo com os demais poderes e as críticas recorrentes de que a Corte extrapola suas funções. Ele rejeitou a ideia de que o tribunal tenha ampliado seus poderes e ressaltou que a atuação da Corte ocorre, muitas vezes, por causa da omissão de outros órgãos.
“A competência do tribunal é muito ampla e, na falha que haja de funcionamento ou disfuncionalidade nas relações entre os Poderes, o próprio tribunal pode atuar”, justificou o decano do Supremo.
Sobre os projetos que tramitam no Congresso para restringir os poderes do STF, como a PEC da Blindagem e a proposta de criação de novas hipóteses de crime de responsabilidade para ministros, Mendes afirmou que essas discussões fazem parte do processo democrático e que qualquer medida desse tipo será analisada pelo próprio tribunal.
“Se houver alguma medida que, de alguma forma, restrinja a independência do Judiciário ou a independência do Supremo Tribunal Federal, muito provavelmente essa questão será submetida ao próprio Supremo Tribunal Federal, que a apreciará”, disse.
“Não me parece crível que alguma autoridade internacional acredite que, no Brasil, há um modelo autoritário, um autoritarismo judicial ou mesmo uma ditadura judicial.”
O ministro também abordou as críticas de que o STF interfere em políticas públicas, ao citar como exemplo a decisão que restringiu operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro. “O verdadeiro estado de coisa inconstitucional é ter território ocupado”, defendeu. “O Estado não pode tolerar isso, e é preciso que haja medidas.”
Leia também: “A civilização do ministro Barroso”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 237 da Revista Oeste
Quem soltou o condenado para ser presidente? Isto sim foi golpe.
Ele deveria ser incluído imediatamwnte no inquérito do fim do mundo. Só fake news em tudo o que falou.
Esse cidadão foi candidato a cargo eletivo para opinar sobre prerrogativas do Congresso Nacional?
Atitudes e declarações que desacreditam ainda mais as decisões da alta corte.
Alguém votou nesses trastes?
Porco. F D P. Canalha da pior espécie. Seus dias e dos demais do stf estão contados.
Anistia.meu ovo.
Bandido bom é bandido morto
Antônio nojeira, nem ovo você tem, sua baitola saltitante. E sobre o boca de sapo espero que seja empalado em público como o kaddafi.
HAHAHAHA uma mulinha do Luladrão dizendo: “meu ovo”, nem isso a senhora Tonhãm Nojeira tem. hahahaha; Isso está ausente igual ao cérebro… E conforme seus relinchos, o seu líder Luladrão, já deveria estar no caixão desde muitos anos…
Ele não pode falar fora dos autos, a competência para este julgamento não é do STF, a lei só vale para crimes tentados, o juiz não pode mudar a própria denuncia , então ele extranhamente não entende mesmo de direito ou pensa que todo mundo é jornalista do consórcio, nada entende e vai fazer manchete desta barbaridade como se fosse uma verdade absoluta
Esse CANALHA, um JUIZ DE MERDA, apesar de ter chegado no STF sem qualquer experiência no assunto. já deveria ao menos ter aprendido que o JUIZ só se manifesta nos AUTOS. Esse FDP já define seu voto antes mesmo de o assunto estar em pauta par julgar.
Quando vejo qualquer coisa que envolve esse Gilmar Mente, sempre me questiono quanto ele embolsou para mudar radicalmente sua “opinião” sobre a Lava-Jato.
Já sobre a situação atual, fico pensando: Eu, com meus 82 anos, não posso fazer nada além de torcer. Mas, se houvesse uma rebelião e a direita vencesse, o que deveria ser feito com esses canalhas do STF e todos os membros das quadrilhas no poder, sejam os milicos melancias, os canalhas de todos os níveis do judiciário, os canalhas do legislativo e do executivo? Deveria se perder tempo com julgamentos espalhafatosos ou simplesmente antecipar o encontro desses pulhas com “O Cara Barbudo” lá de cima para que ele julgue como merecem?
UM SER DESPREZIVEL…. COMO UM CANCER,UMA GONORRÉIA,,UMA LEPRA. NÃO SE CONHECE NADA DE POSITIVO QUE VEIO DESSA PORCARIA. JOAQUIM BARBOSA SAIU DO STF PARA NÃO TER QUE SE SUBMETER A ELE. UMA BOSTA QUE O FHC COLOCOU NO STF. O OUTRO FOI O TEMER.
Alguém já viu essa espécie de juiz em algum lugar do mundo? É nauseante.
Esse cara não vale o que come! Breve, a hora da verdade vai chegar e vamos conhecer a vida econômica dessa figura ⚖️👹😖😡🤬💵💰❓❓
Boca de sapo podre cínico!
Esse gilmar mendes é um deles, está no grupinho dos mais perigosos. Eu acho que ele tem que rezar muito para que o país vá de onde está para muito pior, porque se o país melhorar, talvez não melhore para eles.
Poder judiciario vergonha nacional!
O sonho do Brasil decente é ver o Boca de Sapo e seus cúmplices na cadeia. Este dia há de chegar.
Esse beiçola não toma jeito, é um crápula!!!!!
Nossa suprema corte, pre julga tudo.
A suprema corte tem esse poder?
Impressionante a quantidade de manifestações.
O livro negro do comunismo não busca justificar ou encontrar causas para os atos cometidos sob a bandeira do comunismo. Tampouco pretende ser mais um capítulo na polêmica entre esquerda e direita, discutindo fundamentos ou teorias marxistas. Trata-se, sobretudo, de lançar luz a um saldo estarrecedor de mais de sete décadas de história de regimes comunistas: massacres em larga escala, deportações de populações inteiras para regiões sem a mínima condição de sobrevivência, fome e miséria que dizimaram milhões, enfim, a aniquilação de homens, mulheres, crianças, soldados, camponeses, religiosos, presos políticos e todos aqueles que, pelas mais diversas razões, se encontraram no caminho de implantação do que, paradoxalmente, nascera como promessa de redenção e esperança.
“…os regimes comunistas tornaram o crime em massa uma forma de governo”. Usando estimativas não oficiais, apresenta um total de mortes que chega aos 94 milhões. A estimativa do número de mortes alegado por Courtois é a seguinte:
• 20 milhões na União Soviética
• 65 milhões na República Popular da China
• 1 milhão no Vietname
• 2 milhões na Coreia do Norte
• 2 milhões no Camboja
• 1 milhão nos Estados Comunistas do Leste Europeu
• 150 mil na América Latina
• 1,7 milhões na África
• 1,5 milhões no Afeganistão
• 10 000 mortes “resultantes das ações do movimento internacional com
Em edição revisada e com capa nova, O livro negro do comunismo traz uma vasta e complexa pesquisa — os locais, as datas, os fatos, os carrascos, as vítimas contadas às dezenas de milhões na URSS e na China, e os milhões em pequenos países como a Coreia do Norte e o Camboja. Além disso, a obra é amparada por um encarte de 32 páginas com cerca de 80 imagens e por mapas que situam e oferecem ainda mais embasamento ao leitor.
Publicado originalmente na França, no momento em que a Revolução de Outubro de 1917 completava 80 anos, O livro negro do comunismo logo se tornou sucesso de livraria, com enorme repercussão, e deflagrou diversas polêmicas. Com mais de um milhão de exemplares vendidos no mundo e traduzido para mais de 25 idiomas, O livro negro do comunismo se consagrou e segue como uma obra referencial em estudos sobre o tema até os dias atuais, desempenhando um papel fundamental na compreensão das tragédias e complexidades do século XX.
A grande fome de Mao
por Frank Dikötter (Autor)
””(QUANDO NAO HÁ BASTANTE PARA COMER, AS PESSOAS MORREM DE FOME. É MELHOR DEIXAR METADE DAS PESSOAS MORREREM, PARA QUE A OUTRA METADE POSSA SE SACIAR. )”” MAO TSÉ-TUNG …
Nao tem como aplicar o “”AD Hominem “” , esse individuo foi um DEMONIO.
Este relato é uma reformulação fundamental da história da República Popular da China. Com riqueza de detalhes, pesquisa e um texto pontual, Frank Dikötter expõe um importante período da história chinesa e mostra que, em vez de desenvolver o país para se equiparar às superpotências mundiais, comprovando assim o poder do comunismo — como Mao imaginara —, o Grande Salto Adiante na verdade foi um passo gigante e catastrófico na direção oposta. O país virou palco de um dos assassinatos em massa mais cruéis de todos os tempos: pelo menos 45 milhões de pessoas morreram de exaustão, fome ou vítimas de abusos mortais das autoridades. Descortinando as maquinações cruéis nos corredores do poder e o cotidiano da população comum, A grande fome de Mao dá voz aos mortos e esquecidos.
DOE UM NEURONIO
AJUDE A SALVAR UM COMUNISTA DE AFOGAR-SE COMENTANDO MERDA.
… trata-se de crimes
O judiciário brasuela está mais sujo que poleiro de galinheiro.
num sistema normal ele teria pré=julgado e não poderia atuar em processo que tivesse como objeto a anistia.
Sem anistia para terrorista
Terrorista vai ser o que vou fazer no teu rabo !
pois é… e governantes e políticos que apoiam terroristas também deveriam perder o cargo.
Esse é o teu universo, deu para entender ????? KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Uma família está dirigindo atrás de um caminhão de lixo quando um vibrador voa para fora e bate no para-brisa. Envergonhada e tentando poupar a inocência de seu filho pequeno, a mãe se vira e diz: “Não se preocupe, querido. Aquilo foi apenas um inseto.” “Uau”, responde o menino. “Estou surpreso que ele tenha conseguido voar com um pênis daquele tamanho!”)
A tua mãe, seu todes, escarrou você pelo buraco errado! Gazela!
Botem Dirceu, Dilma, Genuíno e todos os petistas que fundaram o PT de volta na cadeia…
Tinha que ser esquerdista desmiolado mesmo
Gilmar Mendes não tem de descartar nada, cabe ao congresso decidir e se ele ou qualquer outro for contra uma decisão do legislativo, que seja preso imediatamente.
Legislativo!! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Gilmar boca de sapo Mendes fdp QUEM MANDA É O CONGRESSO. FIQUE NA SUA, CURYA A SUA VIDA , POIS VC JÁ É MT VELHO…..CUIDE-SE!
Esse Gilmar pensa que o mundo todo não sabe quem é ele, esse STF tem que ir pro xadrez
Canalha , vagabundo desafiando os frouxas do congresso brasileiro .Alem de eleger em 2026 um presidente de direita temos que fazer uma campanha para escolher a dedos senadores e deputados federais com coragem cívico para botar ordem nesse puteiro do STF.
Atentem que o ditador disse “próximo ao terrorismo” o que implica que o STF como não é nenhuma novidade manipula a lei “interpretando” sempre em favor de sua ditadura criminosa que o STF compõe com os pilantras vendidos do Congresso Nacional e o criminoso “descondenado” do Planalto, mas bom lembrar que até a indecência tem limites .. já prega aviso claro do porvir mas como todo ditador é hoje mais um esquizofrênico que se imaginando um Zeus, e neste país galinheiro é, só não conta que diante da tragédia que criminosos impõem ao país o povo começa a reagir começando o expurgo desta escória criminosa do poder em 2024 e fatalmente terminará o serviço em 2026 isto é tão óbvio que aterroriza aí sim aos algozes e vendilhões da pátria, ouso fazer minhas as palavras da grande humanista espanhola Dolores Ibarruri .. NO PASARÁN … os espanhóis sofreram mas um dia derrotaram Franco, o câncer lulis de Espanha, os portugueses penaram mas jogaram Salazar no lixo e aqui o povo também sorrirá em paz … e quem sobreviver verá !!!
O qu esperar desse libertador de corruptos??
Anistia compete ao Congresso?, STF se mete onde não deve fazendo ativismo político. É por esse e outros motivos que a Instituição está desmoralizada.
Tomam vergonha e zelam pela Constituição, rasgaram e jogaram na lata do lixo.
JÁ TIROU O DINHEIRO APLICADO NOS EUA ?
É bom não dar bobeira…
Ler o que esse canalha falou é masoquismo. Disprovido de comportamento, caráter e imparcialidade, não condições nem para atuar na primeira instância. O STF tornou-se um bando vestido de preto.