O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, nesta segunda-feira, 1°, que “a luta contra o abuso de poder é também a luta da memória contra o esquecimento”.
“Hoje e sempre, é preciso recordar o golpe de 1º de abril de 1964 e suas gravosas consequências para o desenvolvimento institucional do Brasil”, escreveu o juiz do STF, no Twitter/X. “É fundamental que, ao registrarmos a passagem dessas seis décadas, rememoremos as violências e as violações cometidas, a fim de que tal estado de coisas jamais se repita. Ditadura nunca mais.”
A luta contra o abuso de poder é também a luta da memória contra o esquecimento. Hoje e sempre, é preciso recordar o golpe de 1º de abril de 1964 e suas gravosas consequências para o desenvolvimento institucional do Brasil. É fundamental que, ao registrarmos a passagem dessas…
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) April 1, 2024
Gilmar Mendes tem votado para condenar presos do 8 de janeiro
Durante o julgamento de quase 140 condenados pelo 8 de janeiro, Mendes tem seguido o relator dos casos, Alexandre de Moraes, a estabelecer penas que chegam a 17 anos. Juristas criticam o fato de essas pessoas estarem sendo julgadas pelo STF. Isso porque nenhuma delas têm foro privilegiado.
Entre os sentenciados está Iraci Nagoshi, professora aposentada de 71 anos. A mulher foi detida no interior do Palácio do Planalto, onde se refugiou das bombas de efeito moral, durante a baderna na Praça dos Três Poderes naquele dia. Conforme a defesa de Iraci, a ex-docente não cometeu vandalismo.
Leia também: “Gilmar Mendes, o presidente do Poder Judiciário”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 29 da Revista Oeste
Ministro precisa olhar para o próprio umbigo do STF. É cego?
Cara de pau. Podem ter o poder, por hora, de mandar prender e multar quem quiserem, mas NUNCA terão o poder de fixar uma narrativa como se fosse verdade. Mesmo com todas as censuras, mesmo com a mídia podre que mente em troca de verbas públicas, mesmo com os puxa sacos de sempre tentando justificar o injustificável. Vocês, velhos broxas de terno, em Brasília, JAMAIS terão o poder de impor suas narrativas.
Ditadura nunca mais. O que o senhor pratica é o quê? Certamente esse ministro não é nenhum primor de magistrado.
Não vivi muito essa época mas o pouco que sei avalio ter sido muito melhor que hoje, liberdade para sair a noite segurança, emprego e desenvolvimento agora só perseguição contra os patriotas.
Cala a boca Magda. Como pode expelir tanta besteira. O mundo dele agora é do outro lado. Lembro quando ele era normal e falava da roubalheira do pt, que tinham roubado tanto que podiam ficar no poder por 34 anos. Vamos respostar esses vídeo.
Nenhum dos presidentes do regime militar enriqueceu na política . Foi um período de grande crescimento econômico e para o cidadão comum de muito mais segurança. O mesmo não pode ser dito do desgoverno atual.
Gilmar é um energúmeno. Se falasse menos evitaria mostrar a imbecilidade da sua verborragia. E justo ele, cumpanhero do A. Moraes amoral, vem falar contra abuso de poder?
A contrarevolução de 1964, apoiada pelas entidades civis, parlamento e forças armadas, impediu que o Brasil fosse transformado pela esquerda brasileira em uma ditadura assassina, assim como se tornou Cuba. Atualmente uma nova tentativa de ditadura vem se implantando no Brasil através do judiciário. O povo brasileiro irá resistir.
Bestas. Graças a “ditadura” dos nossos generais da época, essa besta pode falar e fazer o que quer hoje. Ditadura comunista nunca… vocês não vão vencer
Ditadura nunca mais?? O que ele quer dizer com isso? Será que ele quer dizer que a atual é a última e não vai haver outra porque esta vai durar mil anos?
Senhor Gilmar, vivemos hoje sob a ditadura da alta casta do Judiciário e por conseguinte, não temos a quem recorrer. Livrar o Barata de problemas na Justiça faz do senhor um serelepe, mas a sua régua moral condena quem manifesta a sua opinião, ato resguardado no Artigo 53 da Constituição que o senhor ajuda a rasgar de acordo com digamos assim, certos métodos heterodoxos em favor de seleto fregueses. Não vi o senhor se
pronunciar no caso da morte do CLEZÃO, que estava sob a tutela do Estado brasileiro e sanha contra pessoas sem os recursos financeiros dos irmãos Batista, dos Odebrecht, do Léo Pinheiro, da Andrade Gutierrez, do Bumlai, da Queiroz Galvão, do Daniel Dantas, do André Esteves, do Eike Batista, do Renan Calheiros, de Gerentes e Diretores da Petrobras no Petrolão, de petistas graúdos, do Adir Assef, do Alberto Youssef, do Sérgio Cabral, da Adriana Ancelmo, do Palocci, do Paulo Okamoto. Enquanto o senhor mente reiteradamente, como se não houvesse amanhã, os brasileiros pagadores de impostos que pagam as vidas nababescas do senhor e seus pares, a APROVAÇÃO da Casa de Tolerâncias apelidada de STF tem a aprovação de apenas 17%, por culpa de gente como o senhor e seus cúmplices. Experimente sair às ruas, senhor. Vá a uma feira livre, um shopping, um supermercado, uma borracharia, uma quitanda, uma lanchonete e o senhor verá a economia que o senhor ajuda a destruir indo de ladeira abaixo. Coragem, Gilmarzão. Leve Xandão também e vocês vão ver a realidade que negam conhecer. Tome tento, senhor!
Ditadura nunca mais ? Renunciem então.
O cinismo do CANALHA é assustador. Ditadura nunca mais…. só a do “Judiciário” . Essa pode, né??
CANALHA, um milhão de vezes CANALHA!
Minhas desculpas Sr. MIN. GILMAR MENDES mais essa sua colocação DITADURA NUNCA MAIS veja o que acontece hoje no nosso BRASIL É DITADURA ou NÃO É DITADURA por favor gente vamos acordar povo desse BRASIL VARONIL ….. PASSIFICAMENTE COMO SEMPRE …..
Então tá!….
O medo paralisante de nos perdermos neste mundo sureal criado pelo consórcio STF – Luladrão é alimentado apenas pelo medo irracional de nunca sermos encontrados. Toda crença irracional em algum departamento do governo, arruinará a sua vida! Sua própria crença errada será seu próprio castigo trágico
Não houve golpe em 64. Houve o atendimento pelas forças armadas do anseio dos cidadãos de bom caráter que não aceitaram um comunista na presidência. E os anos governados pelos militares foram os melhores do Brasil. Tivemos nesse período o melhor presidente do Brasil em todos os tempos, desde o descobrimento em 1.500 : o Presidente Ernesto Geisel. Golpe existiu na eleição passada onde libertaram e descondenaram um bando de ladrões qu passaram a mandar e governar esse país.