O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou o inquérito das fake news, nesta quinta-feira, 27.
“Eu acho que caminha para o encerramento”, declarou, durante conversa com jornalistas, em resposta a uma pergunta de Oeste sobre o fim da investigação. “Muitos desses processos já foram desdobrados em outros, e muitos foram transformados em denúncia, inclusive, a da Procuradoria-Geral da República, e outras que possam vir. Então, a rigor, isso está caminhando para algum tipo de desfecho.”
Mendes evitou se manifestar a respeito de um prazo. No entanto, ao ser interpelado no que diz respeito a um possível término ainda em 2025, disse que “torce para que ocorra”.
Em dezembro do ano passado, o relator do inquérito, Alexandre de Moraes, renovou o procedimento sigiloso por mais seis meses. Neste ano, os trabalhos completarão seis anos.
Gilmar Mendes sai em defesa de Moraes

Mais cedo, o decano do STF saiu em defesa de Moraes, depois de um comitê da Câmara dos Estados Unidos aprovar um projeto de lei (PL) que pode impedir a entrada do juiz do STF em solo norte-americano.
O PL, contudo, ainda precisa ir ao plenário e, caso aprovado, seguirá em direção ao Senado para, posteriormente, ser sancionado pelo presidente.
“O ministro Alexandre de Moraes, a quem presto solidariedade, segue atuando com ponderação e destemor para a salvaguarda da ordem constitucional brasileira, sem concessões a interesses que, sabemos, conflitam com as balizas traçadas por nossa Carta Magna”, declarou Mendes.
Leia também: “Michel Temer: ‘Quanto antes acabar o inquérito das fake news, melhor'”, entrevista publicada na Edição 238 da Revista Oeste
Mais um idiota na praça veja quantas decisões conflitantes já deu ao longo do seu mandato
Sim, vai acabar com a prisão do Bozo