O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes voltou a criticar a Operação Lava Jato, o ex-juiz e senador Sergio Moro (União-PR), o ex-procurador Deltan Dallagnol e a cidade de Curitiba. A fala ocorreu durante sua homenagem como cidadão honorário de Brasília, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta segunda-feira, 2.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Mendes afirmou que a capital paranaense adquiriu má reputação em razão das ações de Moro e Dallagnol, no âmbito da força-tarefa da Justiça. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, em maio de 2023, o ministro do STF afirmou que Curitiba “tem o germe do fascismo e gerou Bolsonaro”.
Na fala desta semana, Mendes rememorou sua visita à capital paranaense em 1978, no 7° Congresso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo ele, por lá, houve a discussão de temas como a restauração do habeas corpus e a anistia, “porque não haveria abertura se não tivesse garantias sobre o Estado de defesa e de emergência”.
— Ein Prosit (@brejarada) December 3, 2024
“Não é a Curitiba que ficou mal-afamada por conta desses episódios de Moro, Dallagnol e companhia”, disse o ministro do STF. “Era a Curitiba que trilhava senhas para um outro Brasil, que trilhamos, e que foi extremamente importante.”
Homenagem a Gilmar Mendes tem defesa a Lula
O deputado responsável pela homenagem a Gilmar Mendes é Ricardo Vale (PT-DF). Ele também criticou a Lava Jato no evento.
Vale destacou que Mendes foi uma das primeiras vozes no Judiciário a se opor aos métodos da operação, que, segundo ele, desviou o foco da mídia nacional para Curitiba e criou um “Código de Processo Penal próprio”. O parlamentar mencionou, ainda, que o ministro foi um dos primeiros a afirmar que Luiz Inácio Lula da Silva não teve um julgamento justo.
Leia também: “Eles não querem a paz”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 244 da Revista Oeste
Lula foi preso em abril de 2018, depois de ser condenado no caso do triplex do Guarujá, por ordem de Moro. Já preso, foi novamente considerado culpado no caso do sítio de Atibaia.
Em novembro de 2019, o STF decidiu que réus só podem ir à prisão depois do trânsito em julgado dos processos. O entendimento resultou na soltura de Lula. Em 2021, a Corte considerou Moro parcial nos julgamentos do então ex-presidente e transferiu os processos para a Justiça Federal do Distrito Federal, onde ocorreram as prescrições.
Má fama? Acho que Gilmar Mendes esquece de sua “fama” perante o povo brasileiro? Vá às ruas, ministro Gilmar, faça um teste de fama. Do tipo de sua fama.
E o MATO GROSSO deve ter germe de canalhas. Isso pode explicar a produção de muitos jagunços. Tem jagunço até fantasiado de juiz,
Pelo que sabemos candidaturas para presidente em 2018 eram livres o Bolsonaro se candidatou e foi eleito, diferente do que eles livraram da cadeia foi elegido sem voto . E em tempo todas as decisões condenações e ilegalidades múltiplas praticadas por esses seres serão anuladas, canceladas e todos os perseguidos serão indenizados.
Será que essa coisa sabe oque é espelho !
Ser criticado por esse babaovo é um privilégio, um juiz que precisa explicar muitas coisas, até a sua fortuna sinistra ….
Curitiba deve estar orgulhosa.
Ser criticado por esse cara parece ser uma ótima pista de estar fazendo a coisa certa.
Um sujeito a serviço do crime organizado, não tem moral para fazer críticas à ninguém, é um baita Jacaré com o rabo preso.
Essas figuras que ostentam a hoje ridícula toga estão ATRAPALHANDO e DESTRUINDO a vida de milhões de brasileiros. Não se pautam por nenhuma restrição nem CONSTITUCIONAL, nem LEGAL. Fazem o que querem. E não há nenhuma (nenhuma) reação ou posicionamento CONSTITUCIONAL e LEGAL para frear essas doidices do STF e de outras escadarias judiciárias. Ninguém aguenta mais isso! Ninguém aguenta mais ouvir falar de “ministros” quaisquer. Ninguém quer ouvir esses discursinhos RIDÍCULOS dos tais “ministros” que assumiram “papel político”(sic) e a si mesmos se outorgaram “PODERES IRRESTRITOS”. Onde estão as instituições? Onde está o tal Congresso Nacional? O que esses representantes do povo estão fazendo?
O que está PATENTE aos olhos de quem enxerga é que esses pseudojuízes, péssimos juízes, claudicantes juízes, apelidados de “ministros”(sic), com seus atos e posicionamentos escandalosamente grotescos, antiéticos, contrários à literalidade da Lei Orgânica da Magistratura, afrontosos à Constituição e a Leis Ordinárias, estão causando DANOS COLETIVOS GIGANTESCOS MATERIAIS E MORAIS a todo o povo brasileiro, danos esses pelos quais devem ser responsabilizados JUDICIALMENTE através de ações a serem ajuizadas contra a União Federal, que é a PRATELEIRA onde se instalaram e se regalam dia após dia com o dinheiro do pagador de impostos, dinheiro nosso, dinheiro do eleitor, dinheiro do cidadão.
Se permite incluir, o cidadão Omisso Pacheco é cúmplice dessa baderna.
Críticas de pessoas desqualificadas são um elogio,
Má fama tem o Brasil e o STF por conta de ministros como ele, Gilmar.
Deve estar sentindo a marola, mas já preocupado com a Tsunami que se avizinha.
Não ficarão impunes, mesmo após anistia geral em gestação. Interpol, MOSSAD e FBI já devem ter desvendado o mapa do tesouro desviado.
Em um país esses caras já estariam na cadeia
Em um país esses caras já estariam na cadeia
Em um país esses caras já estariam na cadeia
Esse sujeito deveria ter vergonha de abrir a boca. O que ele fala fede
Esse sujeito deveria ter vergonha de abrir a boca. O que ele fala fede
Inacreditável que ainda condecoram essas pessoas, deve ser gente q tem processos na corte. Gente q se coloca acima da constituição e interpretação as leis conforme seus interesses.Abusam do poder
Veja o bosta que está homenageando o Gilmar Mentes. PT !!!!!
Inacreditável que ainda condecoram essas pessoas, deve ser gente q tem processos na corte. Gente q se coloca acima da constituição e interpretação as leis conforme seus interesses.Abusam do poder
Canalha, de uma voltinha pelas ruas de Curitiba, ser desprezível no Brasil inteiro e em Portugal onde de vez em quando escuta na cara ofensas que se fosse uma pessoa de caráter resgiria mas como covarde da as risadinhas e foge que nem rato.
se essa declaração não é perjúrio e fake news pelo conceito de faciscmo adotado por Gilmar Mendes, então nada é impossível no mundo do crime. O gobinete do ódio que ele participa é uma comginação de regimes cruéis e ditatoriais. Não precisava citar a lava jato num evento em que ele é mimado.
Boca de sapo safado!