A presidente nacional do PT e coordenadora do grupo de Articulação Política da transição de governo, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), defendeu nesta segunda-feira, 21, a exclusão permanente do Bolsa Família do teto constitucional de gastos. A decisão caberá ao Congresso Nacional.
A equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem discutido com líderes do Senado e da Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para viabilizar o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família a partir de janeiro.
A PEC da Gastança, proposta que prevê tirar do teto de gastos todo o valor previsto para o Bolsa Família, deverá ser de R$ 175 bilhões. O governo petista poderá fazer os gastos extras para viabilizar o programa social.
Relacionadas
O texto não detalha quanto tempo poderá durar a licença para o Bolsa Família ficar fora do teto de gastos. Parlamentares da base aliada defendem um prazo de pelo menos quatro anos — ou mesmo que não haja prazo algum.
“Isso vai depender do Congresso Nacional”, salientou Gleisi, no Centro Cultural Banco do Brasil, sede do governo de transição. “O meu entendimento é exatamente que não tenha prazo. Se a gente quer tratar de combater a pobreza no país, se a gente quer tirar o povo da miséria, se a gente quer fazer desenvolvimento social, a gente não pode ter soluções momentâneas.”
A PEC da Gastança ainda não foi protocolada no Senado. O texto foi apresentado aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Leia mais: “Desastre anunciado”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 138 da Revista Oeste
Você é uma vergonha para nós paranaenses, Gleisi.
PERDEU, MULÉ. NÃO AMOLA. VAI FICAR SEM O SALÁRIO. AS FORÇAS ARMADAS CHEGARÃO ANTES DESSA PEC DA ROUBALHEIRA.
ELA TÁ SE ACHANDO. PERDEU, MANÉ. NÃO AMOLA. AS FORÇAS ARMADAS CHEGARÃO ANTES DESSA PEC DE ROUBALHEIRA.
ELA VAI PROVAR QUE ESTÁ PREOCUPADA COM A POBREZA E SERÁ A PRIMEIRA A CONTRIBUIR PARA O PAGAMENTO, RENUNCIANDO AO SALÁRIO QUE RECEBE COMO PARLAMENTAR. SE NÃO FOR ASSIM, FICA FÁCIL DEMAIS CRIAR DESPESA PARA O CIDADÃO BRASILEIRO, CONTRIBUINTE DE IMPOSTO, PAGAR PARA QUE VAGABUNDOS E VIGARISTAS RECEBAM RECURSOS PÚBLICOS SEM PRECISAR TRABALHAR. O QUE JUSTIFICARIA UM AUXILIO EM CARÁTER PERMANENTE? NADA, EXCETO A FACILIDADE DE DESVIAR O RECURSO PARA OS COFRES DO PARTIDO DOS TRABALHADORES E PARA AS CONTAS DOS SEUS CACIQUES. COMO JÁ ACONTECEU NO PASSADO.
Nos governos petistas, era comum o uso do Bolsa Família como moeda de troca dentro da parcela da sociedade mais carente. Isso sem contar as fraudes que incluíam pessoas sem fora dos critérios para o benefício como empresários e servidores públicos.
Essa proposta, incluindo um valor para cada filho menor de 6 anos, será uma forma de tornarem essas pessoas dependentes indefinidamente desse “bolsa voto”, perpetuando a miséria e aumentando cada vez mais o exército de dependentes desse tipo de auxílio. Porque não apresentam um programa de qualificação, treinamento e geração de empregos, esse sim, um programa capaz de minimizar os níveis de miséria com dignidade?
Se esses auxílios podem ser máquinas de fraudar – vide Seguro Defeso -, que dirá se não houver limite orçamentário?
Um criminoso ser tirado do presídio e colocado na cadeira presidencial, é o que d. Gleisi ? Muito menos que isto, o impeachment de Dilma, disseram que foi GOLPE.
É uma irresponsável, carniça , quer ver o oco do Brasil …
Pilantrinha
Gastar mais do que arrecada sempre será um problema na Economia de qualquer Pais, quem vai pagar a conta com a desvalorização do Real? Quem vai pagar a conta da Inflação? O descontrole fiscal sempre traz Inflação e perda de empregos? Foi o que aconteceu com a “Presidanta”. Quem pagou a conta? Os Brasileiros.
Quando a Previdência Pública não tem dinheiro para aumentar condignamente as aposentadorias o motivo é que tem muita gente que recebe aposentadoria sem ter trabalhado um único dia.
A economia tem parâmetros imutáveis o resto é bla – bla – bla. No final esses grandes economistas de esquerda sempre fracassam , mas a culpa é sempre dos outros.
Bando de carniça. Já quer gastar dinheiro que não existem Irresponsáveis, fraudadores, mentirosos, canalhas.
Fizeram a contagem oficial sem as fake urnas e o Bolsonaro ganhou de lavada. Muita gente vai usar o macacão laranja e ver o sol nascer quadrado de novo.
A torcida do Corinthians não furou um bloqueio
Muito dos caminhoneiros tb sao Corinthians e foram autorizados a passar, assim como ambulâncias
Por outro kado se o MST vier serão recebidos a bala
No primeiro tirinhas mesmo que de chumbinho fogem apavorados
A Amante da planilha da Odebrecht ataca novamente.
Entendo que esta manobra está sendo proposta para dar cheque em branco ao PT, para cumprir promessa de campanha, mesmo que extradule o orçamento da União.
É de uma irresponsabilidade sem fim.
Privatizando e tazando dividendos acima de 400.000, petralha ignorante. Faz o L pro aumento da divida publica , babaca
Querem receber um cheque em branco!
Transicao eterna, burrao? Ta estocando vento na cabeca? Vc e um lambedor de bola de presidiario mortadela idiota. Vao fazer visita intima nos presidios q seus amiguinhos estao com saudade. Faz o L pra quebrar o pais de novo, mortadela babaca.
O que esta louca entende de economia? Acha que administrar o orçamento do Brasil é como se fosse administrar as verbas dos pensionistas ?
Quanto maior o valor, maior o desvio para eles.
Como não venceram a eleição de verdade, não tem compromisso com o povo, que elegeu o Bolsonaro.
Como não existem mais homens fortes, iremos passar por tempos difíceis.
Irão nos roubar de novo, e desta vez ainda teremos militares batendo continência para bandido.
Perfeito! Um dos melhores comentários que eu já vi aqui. Falou tudo!
Esse é o PT com toda a sua irresponsabilidade que a afundou o Brasil uma vez e irá afundar novamente. Alguém tem dúvida disso?
Esse tipo não representa a família brasileira.
Nem essa,vibora nem seus amantes.
Ladrao sempre será Ladrao
DEPOIS DA FALA DE UM MINISTRO DO STF COMO UM MARGINAL. PERDEU MANÉ, VEM ESTA COXA DIZER A FALA DE UMA PUTA ” ACEITA QUE DOI MENOS”
Mas ela diz isso porque as pessoas escutam e aceitam passivamente