A jornalista Natuza Nery, em comentário exibido pela GloboNews nesta sexta-feira, 28, minimizou as críticas à pena imposta à cabeleireira Débora dos Santos e atribuiu a repercussão do caso à “extrema direita”.
Para a jornalista, “a extrema direita se apegou ao caso da Débora” porque “dá rosto à ideia de uma pena excessiva” e à “hipótese de uma injustiça”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Natuza sugeriu que, mesmo que a punição pareça desproporcional, haveria justificativas para tal. “Uma coisa é nós, no nosso senso comum, avaliarmos que a pena foi demais”, observa. “A outra coisa são as circunstâncias dessa condenação ou do voto dos ministros.”
Para GloboNews, “não é apenas um batom”
A frase “não é apenas um batom” foi utilizada para rebater as críticas à condenação e para sugerir que Débora não teria sido punida apenas por escrever na estátua em frente ao Supremo Tribunal Federal, mas por fazer parte de algo maior.
Leia mais:
“O fato de ela estar lá, no acampamento, e esse acampamento era sabidamente um movimento com fins de um golpe de Estado”, disse Natuza. Porém, não há provas de que todas as pessoas presentes no acampamento conspiravam para um golpe.
Exemplo disso é o caso do morador de rua Flávio Soldani, de 58 anos, preso pelo 8 de janeiro. Sem motivação política, Soldani frequentava os acampamentos montados nas cercanias do Quartel-General de Brasília apenas para comer e dormir. Está preso até hoje.
“A extrema direita se utiliza do caso da Débora porque ele dá rosto a uma demanda deles, de uma pena excessiva. A história do batom é só um detalhe a mais dessa história. Quem não entrou nas sedes dos Três Poderes está em casa”, diz @NatuzaNery após Moraes conceder prisão… pic.twitter.com/6onPBqfGuW
— GloboNews (@GloboNews) March 28, 2025
A narrativa apresentada pela jornalista da GloboNews reforça a tese de que estar no local já seria suficiente para uma condenação severa. “Então, quem estava frequentando o acampamento golpista estava porque se interessava num golpe de Estado”, acusou Natuza. “Ele faz parte de uma preparação de um golpe de Estado. A história do batom é só um detalhe a mais dessa história.”
Natuza justificou o fato de que algumas pessoas foram liberadas ao aceitarem exigências da Procuradoria-Geral da República. “Quem aceitou o acordo de não persecução penal, fez lá um curso de democracia, essas pessoas estão em casa”, disse.
Por fim, a jornalista reconheceu que Débora tem direito à prisão domiciliar por ser mãe, conforme previsto na legislação. “Não significa que não seja correta a prisão domiciliar”, disse. “Ela está em prisão preventiva, tem filhos e a lei dá a ela esse direito.”
Leia também: “A anistia inevitável”, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 255 da Revista Oeste
🚨🚨🚨🚨 Eu vi apenas o Baton ,as armas estavam escondidas no rabo da globo ,Noronha ,saraiva , Antibozo, Nogueira,Villas boas ,e tantos outros amaldiçoados que opinam na revista oeste .
Atrás de dinheiro público, vaca!
Se não é o dinheiro pago pelo regime pt-stf a rede bobo já tinha pindocado.
As inúmeras e inúteis plásticas para melhorar o rosto infelizmente não têm efeito sobre o caráter, nem diminuem a subserviência, a sabujice e o instinto de preservação do emprego.
As pessoas se vendem de forma assustadora.
O livro negro do comunismo não busca justificar ou encontrar causas para os atos cometidos sob a bandeira do comunismo. Tampouco pretende ser mais um capítulo na polêmica entre esquerda e direita, discutindo fundamentos ou teorias marxistas. Trata-se, sobretudo, de lançar luz a um saldo estarrecedor de mais de sete décadas de história de regimes comunistas: massacres em larga escala, deportações de populações inteiras para regiões sem a mínima condição de sobrevivência, fome e miséria que dizimaram milhões, enfim, a aniquilação de homens, mulheres, crianças, soldados, camponeses, religiosos, presos políticos e todos aqueles que, pelas mais diversas razões, se encontraram no caminho de implantação do que, paradoxalmente, nascera como promessa de redenção e esperança.
“…os regimes comunistas tornaram o crime em massa uma forma de governo”. Usando estimativas não oficiais, apresenta um total de mortes que chega aos 94 milhões. A estimativa do número de mortes alegado por Courtois é a seguinte:
• 20 milhões na União Soviética
• 65 milhões na República Popular da China
• 1 milhão no Vietname
• 2 milhões na Coreia do Norte
• 2 milhões no Camboja
• 1 milhão nos Estados Comunistas do Leste Europeu
• 150 mil na América Latina
• 1,7 milhões na África
• 1,5 milhões no Afeganistão
• 10 000 mortes “resultantes das ações do movimento internacional com
Em edição revisada e com capa nova, O livro negro do comunismo traz uma vasta e complexa pesquisa — os locais, as datas, os fatos, os carrascos, as vítimas contadas às dezenas de milhões na URSS e na China, e os milhões em pequenos países como a Coreia do Norte e o Camboja. Além disso, a obra é amparada por um encarte de 32 páginas com cerca de 80 imagens e por mapas que situam e oferecem ainda mais embasamento ao leitor.
Publicado originalmente na França, no momento em que a Revolução de Outubro de 1917 completava 80 anos, O livro negro do comunismo logo se tornou sucesso de livraria, com enorme repercussão, e deflagrou diversas polêmicas. Com mais de um milhão de exemplares vendidos no mundo e traduzido para mais de 25 idiomas, O livro negro do comunismo se consagrou e segue como uma obra referencial em estudos sobre o tema até os dias atuais, desempenhando um papel fundamental na compreensão das tragédias e complexidades do século XX.
A grande fome de Mao
por Frank Dikötter (Autor)
””(QUANDO NAO HÁ BASTANTE PARA COMER, AS PESSOAS MORREM DE FOME. É MELHOR DEIXAR METADE DAS PESSOAS MORREREM, PARA QUE A OUTRA METADE POSSA SE SACIAR. )”” MAO TSÉ-TUNG …
Nao tem como aplicar o “”AD Hominem “” , esse individuo foi um DEMONIO.
Este relato é uma reformulação fundamental da história da República Popular da China. Com riqueza de detalhes, pesquisa e um texto pontual, Frank Dikötter expõe um importante período da história chinesa e mostra que, em vez de desenvolver o país para se equiparar às superpotências mundiais, comprovando assim o poder do comunismo — como Mao imaginara —, o Grande Salto Adiante na verdade foi um passo gigante e catastrófico na direção oposta. O país virou palco de um dos assassinatos em massa mais cruéis de todos os tempos: pelo menos 45 milhões de pessoas morreram de exaustão, fome ou vítimas de abusos mortais das autoridades. Descortinando as maquinações cruéis nos corredores do poder e o cotidiano da população comum, A grande fome de Mao dá voz aos mortos e esquecidos.
DOE UM NEURONIO
AJUDE A SALVAR UM COMUNISTA DE AFOGAR-SE COMENTANDO MERDA.
Com todo o respeito, SRA ESTAMOS CANSADOS DE JUMENTADAS E DELIRIOS IDIOTAS. Leia esses livros que estao indicados no comentario e junto com a leitura procure tomar um litro de azeite de RICINO, para ver se alem de ter o intestino esvaziado e limpo, a cabeça tambem conseguira expelir toda a ……………. vá com calma porque o tratamento sera longo e penoso.
Globo noticiar e cão evacuar é a mesma coisa. Vamos aguardar o momento, em que ao invés de batom o stf pegue a espada da Temis e embainhe no seu traseiro.
Essa mulher feia de rosto e com nome de bruxa tem fazer essas coisas afinal depois de ter seu salário reduzido fortemente pela globolixo percebeu que não arranja outro emprego , então obedece piamente o que lhe mandam dizer no ar
)
Que esses relinchos dessa horrenda e monstruosa colaboradora da Tirania Facínora Togada do STF Tupiniquim fique bem arquivada para em um futuro próximo ser usado contra ela. Quando à Tirania Facínora cair aberração humana como essa jornazista deve como os Tiranos também sentar-se ao lado deles no banco dos réus por fazer parte dos tentáculos, sustentáculos, colaboradores, apoiadores e incentivadora das perseguições aos opositores do Regime Tirânico Togado Facínora Tupiniquim que ora manda é desmanda no Brasil além de destruir famílias. Portanto, que a Medusa Nery, a cara de carranca porta-voz da Tirania Togada seja tratada de acordo com suas declarações desde 2019 contra JB, seus apoiadores, colaboradores e aliados, os quais até presente declamações dela no LulaNews e XandãoNews do grupelho globolixo vem fazendo o papel de Joseph Goebbels Tupiniquins de saias. Portanto, que a cara de Carranca sente junto com seus mestres togados no mesmo banco de réus…
Falou a Obtuza Nero. Uma peça importante naquele circo da globo que é a sala de imprensa do stf. Gente como ela é que molda a cara da globo, cada vez mais detestada pelo povo.
Declaração em pauta encomendada pelo consórcio…?
Está emissora é um monte de merda. Cadê a prova da Débora no acampamento ou dentro dos prédios. Canalhas.
ESSA AÍ TEM 300 MILHÕES DE RAZÕES PARA FALAR MERDA…..É SÓ MAIS UMA SIDONETE PAGA COM DINHEIRO DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO. DEVIA ESTAR TRABALHANDO NAQUELA BOSTA DE EBC…..
Obrigado Chatuza por ajudar a tornar a rede esgoto cada vez mais irrelevante! Você e seus comparsas, digo, amigos, estão ajudando a consolidar a internet e as redes sociais como o principal veículo de comunicação política no Brasil. De qualquer forma deixo um desafio, vai lá no X defender o seu ponto de vista! rsrs
Quanto malabarismo Natuza!!! Quê vergonha!!! Vocês não têm escrúpulos! Globolixo ou lixo da globo ?
Esse idiota conseguiu dar uma arrumadeira no nariz, mas a sua cabeça baldia continua mesma, cafajeste.
Comentário dela totalmente infeliz. Mas, esperar o quê vindo da esgotosfera
GloboOlds; GloboTrash
GloboOlds; GloboTrash
A Globolixo deve ter-lhe dado um puxão de orelha pela sua última declaração.
MAs fazendo isso, ela afunda cada vez mais na esgotofera…
A globolixo de novo , será que o jabá foi restabelecido?Quanta prepotência e crueldade em uma jornalista canhota; o país está de cabeça para baixo com essas medidas extremas de juízes , políticos e jornalistas amestradas da esquerda, emitirem opniões imbecís .
A globolixo de novo , será que o jabá foi restabelecido?Quanta prepotência e crueldade em uma jornalista canhota; o país está de cabeça para baixo com essas medidas extremas de juízes , políticos e jornalistas amestradas da esquerda, emitirem opniões imbecís .
GLOBOLIXO
Não há como qualificar indivíduos como essa Senhora, aliás, não é à toa que iguais se juntam na Globo, cada um de nós procura estar inserido em seu grupo identitário.
Porém, por óbvio que pessoas assim existiram, existem e continuarão existindo de montão, competindo a nós a atenção e os cuidados necessários para que suas atitudes sejam as menos prejudiciais possíveis à sociedade.
Uma delas é não prestigiar, financiar, divulgar, “dar ibope”, a quem, sabidamente, é contrária de uma maneira perniciosa, aos nossos interesses mais preciosos, nossos valores éticos e morais.
Dessa emissora pode se esperar tudo de podre . Mas um dia a conta chega . Eles não sabem disso .
Como alguém pode ser tão insensível, tão mau caráter assim?
Logo terá audiência negativa….Pode isso, Arnaldo?
Bando de covardes
jornalista nota zero
jornalista nota zero
Pro interesse de ZERO pessoas essa é a opnião dela! Força Débora, estamos com você!
As manifestações em frente aos quartéis já vinham acontecendo havia vários dias. E ninguém da justiça impediu! Eram, portanto, legítimas, mesmo que não quanto ao que se pedia. E também não houve qualquer punição aos quartelistas de outras capitais que se reuniam diariamente igualzinho ao caso de Brasília. ENTÃO O MINISTRO NÃO PODIA DIZER AGORA QUE ISSO É CRIME, pois assim caracterizaria prevaricação de si próprio. Além de ser ilegal faltar com a honestidade intelectual, tentando trazer os fatos anteriores não tidos previamente como ilegais, para tornar ilegal o batom.
Repito: ALEGAR QUE NÃO FOI SÓ O BATOM É FALSIDADE INTELECTUAL.
Essa daí para mim é a pior de todas… pior do que a histérica da Daniela Lima e a esclerosada da Miriam Leitão… ela transmite ódio no olhar