O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou que o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB) do cargo de governador do Distrito Federal pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é arbitrário e prematuro, já que a decisão veio antes mesmo do início de qualquer investigação.
Em entrevista à CNN na segunda-feira 9, ele declarou que pode ter havido falta de competência do governador afastado, mas não conivência com os atos dos vândalos que invadiram e depredaram os prédios da Praça dos Três Poderes.
“Quando você tem uma multidão gigantesca, é muito difícil você ter o controle 100%. E como não há ainda nenhuma conclusão sobre os atos de ontem [domingo 8], eu acho que seria prematuro você culpar. Agora, se há policiais filmando e não conduzindo o movimento, realmente não está certo”, afirmou.
Em seguida, acrescentou: “E, na minha opinião também, o governador de Brasília pode ter agido com falta de competência, e não contra a democracia. Então, talvez, esse afastamento possa estar sendo algo um tanto quanto arbitrário nesse momento. Ninguém é eficiente 100% do tempo. E se alguém erra, não é motivo para ser afastado, é motivo para ser cobrado e investigado.”
O governador mineiro afirmou que condena “qualquer ato de invasão de prédios públicos, de vandalismo, de depredação”, mas ressaltou que é “prematuro culpar qualquer pessoa” antes da conclusão de uma investigação. Foi com esse tom que respondeu sobre eventual parcela de responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos desde 30 de dezembro.
Ibaneis Rocha foi afastado do cargo por 90 dias. O governo federal acredita que tenha havido conivência das forças policiais do Distrito Federal com os atos de vandalismo em Brasília. Anderson Torres, que estava de férias nos Estados Unidos, foi demitido do cargo de secretário de Segurança Pública do DF ainda no domingo, o que não foi suficiente para evitar o afastamento de Rocha por Moraes.
Em razão da invasão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na Segurança Pública do DF até 31 de janeiro.
Empresários criticaram o afastamento de Ibaneis, e juristas consideram que a medida não tem fundamento legal.
Relacionadas
Quanto mais tentam colar os atos de vandalismo no Bolsonaro, mais me dá certeza de que os infiltrados terroristas foram contratados pelo próprio Flávio Dino.
Arbitrariedades parece fazer parte deste governo… acho q desta forma vai perpetuar no poder…
Cuidado moço, esta fruta tem caroço!
VC pode ser a próxima vítima…..
esse Ditador esta fazendo o que quer do Brasil e dos Brasileiros !!!!!!!!!!!!!!!!!!! Hitler a la brasileiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Zema já saiu na frente 2026, pois Tarcísio já deu sinais de fraqueza, o discurso de alinhamento com Alkimin foi um desastre.
E pensar que o cara é apenas um funcionário público nomeado. Com poder, mas nomeado. Em Banânia é assim. Qualquer funcionário público, com uma caneta com tinta e meia dúzia de policiais, subjuga o exército, a marinha e a aeronáutica. Subjuga os governadores eleitos, os quais comandam milhares de policiais militares. Caraca véi! Banânia é um lugar porreta de arretado! Ô zona da pôrra! Ninguém respeita nada. Onde é a saída?
E o que é que esse sinistro supremo não faz que não seja arbitrário ??????
É a tal da “jurisprudência”. Qualquer ilegalidade vinda da parte do STF, abre o precedente para dar fundamentação legal às arbitrariedades seguintes do mesmo tipo.
Zema sabe que, a partir de agora, a vítima pode ser qualquer um, e já está, justificadamente, preocupado. Ditadura é isso!
Começo a achar que o verdadeiro ditador do Brasil escolhido pelas “zelites” perfumadas não é Lula, e sim Alexandre de Moraes. Nem seus colegas ousam discutir as suas ilegalidades. Lula parece que é apenas o “laranja”, o testa-de-ferro.
Creio que a interpretação aqui seria outra. Zema sabe que ele pode ser o próximo numa eventualidade qualquer. Lembrem-se de que ele foi ameaçado pelo Lula durante as eleições.
Nenhuma prisão é ilegal. O STF manda prender, e, se é decisão judicial, é absolutamente legal. Jamais ocorreu uma só prisão ilegal neste país, uma vez que todas foram determinadas pelo STF.
E quanto as informações da Abin que alertaram tanto o lulu ladrão como o dinossauro da possibilidade de invasão? Vai passar pano ou serve apenas para seu desafeto político? Vc não passa de um cretino e há de pagar pela sua desonestidade intelectual, nem que seja nas profundezas do inferno quando o juízo de Deus recair sobre vc!
O momento é de prudência e coragem, principalmente aos políticos. Ele as têm. É um dos poucos.
.Por que o inácio acha que houve conveniência já podem fazer justiçamento?
. Qualquer coisinha que ocorra no país o zema que não tem “nada de mineiro”, já aproveita e critica Bolsonaro também, O zema quer a cadeira de presidente?
É melhor o Zema cuidar de Minas Gerais, ele não conseguiu nenhum deputado no estado dele. O partido novo se reduziu no congresso.
Ele disse que era “prematuro culpar alguém” sem antes de investigar.
Onde foi que ele criticou Bolsonaro?